É sabido por todos que a educação é o principal instrumento de desenvolvimento de uma sociedade, caminho único de redução das desigualdades e promoção de bem estar.
Somente em 1988 com a promulgação da nova constituição o acesso a educação passou a ser um direito de todos, direito até então privilegio de uma seleta minoria. Épocas estas em que significativa parte da população vivia no anonimato do analfabetismo.
A lei, por si, não garantiu o imediato acesso, porem indicou os caminhos a seguir.
Quase uma década depois com a criação do FUNDEF, e logo após o FUNDEB, estados e municípios passaram a ter condições financeiras de expandir suas redes de ensino.
A escola chegou onde nunca antes imaginava-se e espalhou-se como frestas de luz em meio a escuridão.
Hoje, superado o obstáculo da oferta de educação a todos, somos conscientes de que ainda há um longo caminho a percorrer, precisamos avançar e muita coisa necessita ser melhorada.
Qualidade na educação, este é o desafio para as próximas décadas. Não basta que as escolas estejam em todos os lugares, é necessário ensino de qualidade que não só mantenha a arvore de pé mas produza frutos duradouros capazes de reduzir o abismo social que vivemos. Tal feito só será alcançado quando educação for verdadeiramente prioridade.
Saúde, segurança, emprego, ..., são políticas publicas de extrema importância , entretanto a semente para o desenvolvimento de todas elas é a EDUCAÇÃO .
Nenhum comentário:
Postar um comentário