TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

O governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV), em parceria com o Instituto Maranhense de Estado Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), realizará uma pesquisa sobre indicadores sociais da juventude do Maranhão. A pesquisa visa construir um painel de indicadores sociais, relativo ao índice anual, e uma avaliação programática com a utilização de um aplicativo produzido pelo Imesc para aplicação da pesquisa. Em reunião na última segunda-feira (6), a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, e a presidente do Imesc, Talita Nascimento, expuseram a carência de informações específicas sobre esse segmento, no qual a falta de atualização desses dados afeta diretamente os jovens maranhenses. A produção desses indicadores será composta pelos seguintes eixos: educação, saúde, trabalho, renda, segurança, cultura, esporte/lazer e uma avaliação programática, onde acredita-se que podem evidenciar os avanços e desafios para execução da política de juventude. O governo do Estado tem em destaque vários programas e projetos sociais para as juventudes, como: Trabalho Jovem, Cartão Transporte Universitário, Agente Jovem Ambiental e a criação dos Centros de Referência de Juventude (Caxias e Pedreiras), IEMAS vocacionais e integrais que demonstram a importância desta política no Maranhão, perpassando pela promoção de oportunidades e fortalecimento da dignidade da juventude maranhense. A presidente do Imesc, Talita Nascimento, destacou a oportunidade de levantar indicadores socioeconômicos da realidade da juventude do Maranhão. “Estamos com a secretária Tatiana, neste momento muito feliz, consolidando mais uma parceria que permitirá realizar pesquisa sobre a juventude maranhense. Com essa oportunidade vamos levantar indicadores socioeconômicos da realidade da juventude, não só do estado, mas também dos municípios, assim como implementar avaliações de políticas públicas exitosas já realizadas pelo governo do Maranhão”, declarou a presidente do Imesc. Para a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, essa parceria tem uma fundamental importância na construção do índice da juventude dentro do Estado. “Pela falta de uma pesquisa atualizada das realidades sobre juventude, a Seejuv resolveu fazer uma parceria propositiva com o Imesc, uma pesquisa que produza indicadores sociais atualizados da juventude maranhense junto aos estudantes, através dos programas sociais já executados com êxito no Estado do Maranhão, o órgão juvenil não dispõe de indicadores que informem os avanços alcançados até o momento da execução destas políticas, após essa construção passaremos a ser o 4º estado com índice sobre a juventude”, enfatizou a secretária Tatiana Pereira.


Com o objetivo de conscientizar sobre a importância do combate ao assédio sexual contra as mulheres durante as festividades do Carnaval, a Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia Especial da Mulher de São Luís e também do Departamento de Feminicídios, promoverá, no próximo domingo (12), na Avenida Litorânea, a partir das 16h, a campanha “Carnaval Sem Assédio e Sem Violência”. 

Nessa terceira fase, a campanha será realizada no circuito oficial de Pré-Carnaval, na Avenida Litorânea, em São Luís.

O trabalho preventivo, que conta com apoio da Delegacia Geral de Polícia Civil, deve ressaltar que paquerar, beijar e se divertir fazem parte da folia do Carnaval, porém é preciso respeitar a vontade das mulheres. 

Em um contexto carnavalesco, ações como roubar beijos ou passar a mão no corpo alheio sem consentimento, são ações que podem ser enquadradas como crime de importunação sexual.

Na ação preventiva, panfletos educativos serão entregues aos foliões alertando sobre os crimes em questão. Além disso, mecanismos de denúncias e os serviços de apoio e acolhimento às mulheres que forem vítimas de assédio e violência serão informados ao público.  

SERVIÇO:

O quê: Polícia Civil promoverá campanha de combate à violência e ao assédio contra a mulher.
Quando: Neste domingo (12), a partir das 16h.
Onde: Avenida Litorânea.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário