A prefeitura de Timbiras, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou a entrega de cartões do programa estadual "Tempo de Semear", beneficiando pequenos produtores da região. O evento reuniu autoridades locais e agricultores na sede da secretaria, com foco no fortalecimento da agricultura familiar e no preparo para o início do novo ciclo de plantio.
sábado, 20 de dezembro de 2025
CARTÕES DO PROGRAMA "TEMPO DE SEMEAR" REFORÇAM APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR EM TIMBIRAS
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
FORMATURA EMOCIONA COMUNIDADE ESCOLAR EM TIMBIRAS E MARCA NOVA FASE PARA ALUNOS DO 5º ANO
Na última quinta-feira (18), a escola Maranhão Sobrinho promoveu uma formatura especial para 27 alunos do 5º ano, encerrando o Ensino Fundamental I com o tema “Estrelas do Futuro”. O evento, realizado na escola Lourdes Coelho, marcou a conclusão de uma etapa importante na vida escolar das crianças, reunindo familiares, professores e gestores em um momento de muita emoção.
IMPERATRIZ – Denúncia do MPMA sobre fraudes em licitações é aceita pela Justiça

A Justiça aceitou, no dia 15 deste mês, a Denúncia oferecida pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), sobre a atuação de uma organização criminosa pela prática de fraudes em licitações, falsidade ideológica e lavagem de capitais em contratações realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura de Imperatriz (Sinfra).
A Denúncia é resultado de Procedimento Investigatório Criminal, com foco em contratações diretas realizadas em 2019, por meio de dispensa de licitação, que culminaram na celebração de contrato com a empresa J. M. de Sousa Eireli, atualmente denominada Fênix Comércio e Serviços Ltda.
O Poder Judiciário considerou a existência de requisitos, incluindo exposição clara dos fatos, individualização das condutas e evidências suficientes de autoria e materialidade.
A lista dos citados na manifestação inclui Zigomar Avelino Filho, Luciana Lacerda, Jeffeson Sousa (representante legal da Fenix Comércio e Serviços LTDA), Diego Stefanni Barros Moralejo; o sócio da empresa Limps Limpeza e Conservação – EIRELI, Júlio Cesar Santos, e Mayna Oliveira Chagas.
ATUAÇÃO
As investigações apontaram indícios de que a contratação da empresa por meio de dispensa de licitação ocorreu sem configuração de situação emergencial, mas com montagem de processo administrativo, direcionamento do certame e utilização de propostas de preços idênticas entre empresas supostamente concorrentes.

Foram analisados documentos administrativos, contratos, processos de pagamento, vínculos societários e movimentações financeiras. A investigação foi autorizada judicialmente para o afastamento de sigilo bancário e fiscal das pessoas físicas e jurídicas envolvidas, com o objetivo de rastrear o fluxo de recursos públicos e identificar possíveis desvios.
A análise das movimentações bancárias indicou que a maior parte dos valores creditados à empresa investigada teve origem em pagamentos realizados pelo Município de Imperatriz, com repasses subsequentes a pessoas físicas e jurídicas, apontadas como integrantes da organização criminosa.
DENUNCIADOS
A Denúncia inclui ex-gestores públicos e particulares, com imputação dos crimes de organização criminosa e outros previstos na legislação de licitações, falsidade ideológica e lavagem de capitais.
Com o recebimento da Denúncia, a Justiça determinou a citação dos acusados para apresentação de resposta à acusação no prazo legal, dando início à fase de instrução processual.
Redação: CCOM-MPMA
BALSAS – Justiça autoriza destruição de escapamentos irregulares a pedido do MPMA
Venda da sucata do material deverá ser convertida em ração para cães e gatos

Foi realizada nesta quinta-feira, 19, em Balsas, a destruição de 377 descargas (escapamentos) de motocicletas irregulares, apreendidas pela Polícia Militar e Guarda Municipal durante operações de fiscalização de trânsito e combate à poluição sonora.
A ação é decorrente de sentença do Poder Judiciário, por meio da 4ª Vara da Comarca de Balsas, que julgou procedente pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA) e autorizou a destruição definitiva dos equipamentos, também conhecidos como “cadrons”.
A decisão, que é de 8 de maio de 2025, estabeleceu que os itens não poderiam ser restituídos aos proprietários nem levados a leilão por serem considerados instrumentos de infração ambiental e de trânsito sem possibilidade de regularização.
Além de determinar a retirada definitiva desses equipamentos de circulação, a sentença previa que os fragmentos metálicos resultantes deverão ser encaminhados para reciclagem.
O valor arrecadado com a venda dessa sucata será integralmente convertido em ração para cães e gatos, que deverá ser doada aos abrigos de animais existentes na cidade de Balsas.
Para o promotor de justiça Antonio Lisboa Viana Junior, titular da 2ª Promotoria de Balsas, os escapamentos produzem níveis de ruído excessivos, muito acima dos limites legalmente permitidos, e não possuem a devida certificação dos órgãos competentes, desrespeitando o Código de Trânsito Brasileiro e normas ambientais pertinentes.
Redação: CCOM-MPMA
quinta-feira, 18 de dezembro de 2025
HOMEM CONHECIDO COMO "PICA PAU" É PERSEGUIDO E MORTO A TIROS NO CENTRO DE COROATÁ
Veja a matéria completa no canal do jornalista timbirense Antônio Silva:
Polícia apreende aves silvestres e armas em operação contra crimes ambientais
Em ação integrada das delegacias de Bacabal e Santa Inês, mais de 35 pássaros silvestres foram apreendidos, além de armas de fogo, em cumprimento à legislação ambiental e à proteção da fauna local.
A Polícia Civil do Maranhão (PCMA) prendeu, na tarde desta quinta-feira (17), um suspeito de envolvimento em crimes ambientais durante a Operação Protetor dos Biomas. A ação também resultou na apreensão de aves silvestres e armas de fogo em Bacabal e Lago Verde, como parte de um esforço conjunto do Ministério da Justiça e da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.
A operação foi iniciada após o recebimento de denúncias que foram rapidamente investigadas pela PCMA. Com base nas informações, as equipes se deslocaram até o Povoado São José dos Verdadeiros, em Bacabal, e também a Lago Verde, onde realizaram diligências em residências suspeitas.
Durante a ação, os policiais encontraram mais de 35 pássaros silvestres, incluindo espécies raras, mantidos ilegalmente em cativeiro. As aves estavam em gaiolas, em violação direta à legislação ambiental. Elas foram apreendidas e serão encaminhadas aos órgãos ambientais competentes para os procedimentos legais.
Além das aves, as equipes apreenderam armas de fogo de calibre .22 durante as buscas. A posse dessas armas agravou a situação dos envolvidos, resultando na apreensão e na lavratura dos devidos registros policiais.
A Polícia Civil destaca que a preservação da fauna e dos biomas continua sendo uma prioridade, e que as denúncias da população são essenciais para o sucesso de operações como essa. A operação contou com a colaboração das equipes da 7ª Delegacia Regional de Santa Inês e da Delegacia Regional de Bacabal, reafirmando o compromisso da instituição no combate aos crimes ambientais e na proteção do patrimônio natural.
quarta-feira, 17 de dezembro de 2025
BURITICUPU – Justiça determina reabertura imediata de postos de saúde após ação do MPMA

A Justiça concedeu, nesta quarta-feira, 17, liminar em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) para garantir o restabelecimento dos serviços de Atenção Básica à Saúde no município de Buriticupu. A decisão suspende o “recesso” na saúde instituído pela prefeitura e obriga a reabertura das unidades em 24 horas.
Além disso, a justiça determinou que a prefeitura utilize os mesmos canais de comunicação usados para anunciar o recesso para, agora, informar a população sobre o restabelecimento dos serviços.
A ação, de autoria do promotor de justiça Felipe Augusto Rotondo, titular da 1ª Promotoria de Justiça da comarca, teve início após denúncias enviadas à Ouvidoria do MPMA sobre a descontinuidade programada dos serviços do SUS. Diligências in loco confirmaram o fechamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), inclusive na zona rural do município, e o funcionamento precário de outras unidades sem equipes mínimas de médicos e enfermeiros.
A Prefeitura de Buriticupu, por meio do decreto nº 030/2025, determinou um recesso administrativo de 13 de dezembro de 2025 a 12 de janeiro de 2026. A gestão municipal alegou necessidade de adequação fiscal e a realização de reformas estruturais em 20 unidades de saúde para justificar a medida.
O MPMA ressaltou que critérios fiscais não podem suprimir o direito à saúde e que o fechamento das unidades interrompe serviços essenciais como vacinação, pré-natal e controle de doenças crônicas.
MULTA
Em sua decisão, o juiz Geovane da Silva Santos fixou fixada multa diária de R$ 2 mil, limitada ao teto de R$ 60 mil, a incidir individualmente sobre o prefeito João Carlos Teixeira da Silva e a secretária de Saúde, Chrystiane Piancó Lima, em caso de descumprimento.
Redação: CCOM-MPMA
TIMBIRAS CELEBRA A MAGIA DA APRENDIZAGEM NA FORMATURA DOS DOUTORES DO ABC DO CEI REINALDA RODRIGUES
Na última sexta-feira, 12 de dezembro, a cidade de Timbiras foi palco de uma celebração emocionante para a comunidade escolar. O Centro de Ensino Infantil Reinalda Rodrigues realizou a tradicional formatura dos "Doutores do ABC" nas dependências da escola Lourdes Coelho. Com o tema "Era uma vez: príncipes e princesas", o evento certificou 43 crianças, simbolizando o encerramento da primeira etapa da educação básica e o início de uma nova jornada rumo ao ensino fundamental.
terça-feira, 16 de dezembro de 2025
IMPERATRIZ – Blitz dá continuidade às ações da campanha “Trânsito tem Lei e Eu Cumpro”

Atividades foram coordenadas pelo promotor de justiça Carlos Róstão Martins Freitas
Como parte da campanha “Trânsito tem Lei e Eu Cumpro”, desenvolvida pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio das 1ª e 6ª Promotorias de Justiça Criminal de Imperatriz, foi realizada, em 12 de dezembro, uma blitz educativa na avenida Pedro Neiva de Santana, no centro do município.
A blitz seguiu-se à ação realizada, em 5 de dezembro, na rua Dorgival Pinheiro de Sousa, também no centro de Imperatriz.
Coordenada pelo promotor de justiça Carlos Róstão Martins Freitas, a atividade do dia 12 teve a participação da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Guarda Municipal e Sutran Superintendência Municipal de Trânsito de Imperatriz (Sutran).
Na ocasião, foram distribuídos e adesivos da campanha. Os condutores também receberam orientações sobre a obrigatoriedade do uso correto de capacetes por motociclistas e passageiros; importância do espaçamento seguro entre motocicletas no tráfego e utilização do cinto de segurança por motoristas e ocupantes de veículos.
Redação: CCOM-MPMA
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025
SÃO LUIZ GONZAGA DO MARANHÃO – Réus são condenados por crimes contra a vida

Em duas sessões do Tribunal do Júri de São Luiz Gonzaga do Maranhão, realizadas nos dias 9 e 12 de dezembro, respectivamente, os réus Denis Vieira Correa e Vanderson de Jesus Costa foram condenados.
Em 9 de dezembro, a pena imputada ao primeiro réu foi de 15 anos, um mês e 15 quinze dias de reclusão, devido ao homicídio qualificado da vítima Paulo César de Oliveira Ribeiro, na madrugada de dezembro de 2020. O crime ocorreu no Clube do Sindicato dos Trabalhadores Rurais no município, onde o réu trabalhava como segurança particular do evento. A vítima que, era um participante da festa que ocorria no local, morreu em função de um disparo de arma de fogo pelo réu.
Já no dia 11 de dezembro, o segundo réu foi condenado a 10 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão, devido à tentativa de homicídio qualificado contra Gustavo Frasão da Silva, cometida em 16 de dezembro de 2023. O condenado pilotava uma motocicleta transportando um adolescente e determinou que o passageiro efetuasse disparos de arma de fogo contra a vítima, que perdeu a visão do olho esquerdo.
Em ambos os júris, as sentenças foram proferidas pelo juiz Diego Duarte de Lemos e as teses do Ministério Público do Maranhão (MPMA) foram defendidas pelo promotor de justiça Rodrigo Freire Wiltshire de Carvalho.
Redação: CCOM-MPMA
domingo, 14 de dezembro de 2025
Ministério Público lança campanha nacional para reforçar proximidade e diálogo com a sociedade
Ação coordenada pelo CNPG destaca o papel do MP na defesa dos direitos e tem início no Dia Nacional do Ministério Público

“Ministério Público presente, comprometido com a nossa gente”: esta é a mensagem da instituição que defende os direitos do cidadão, de todos os brasileiros. A campanha, coordenada pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) e desenvolvida pelos Ministérios Públicos dos estados do Amazonas, Tocantins e Mato Grosso do Sul, traz as cores do Brasil e a alegria do seu povo para reforçar a atuação do Ministério Público (MP) em todo o país. A divulgação inicia neste domingo, 14 de dezembro, Dia Nacional do Ministério Público para promover uma maior proximidade da instituição com a população, além de reforçar o trabalho na defesa dos direitos e da ordem jurídica.
A campanha tem como peça central uma série de três vídeos educativos e informativos, além de peças gráficas (carrosséis) sobre o funcionamento do Ministério Público, bem como materiais extras para impressão, como banner, folders e backdrops. O material audiovisual aborda, de forma didática, o papel essencial de procuradores e promotores de justiça na fiscalização da lei e na proteção dos interesses sociais, além de traçar um panorama claro sobre as diferenças de atuação entre o MP e as demais instituições que compõem o Sistema de Justiça. O objetivo é desmistificar conceitos e garantir que o cidadão compreenda a quem recorrer em cada situação.
A mobilização é resultado de um esforço de colaboração entre diversas unidades da instituição. O Ministério Público do Tocantins (MPTO) ficou responsável pela produção técnica dos vídeos, garantindo a qualidade e o impacto visual das peças. A estrutura da campanha foi desenvolvida pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), enquanto o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) desenvolveu a identidade visual, e o Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) contribuiu ativamente na concepção, com o apoio das assessorias de Comunicação e validação do conteúdo para alcance nacional.
A divulgação será realizada simultaneamente por todas as unidades do Ministério Público do país, mostrando a força da instituição, em prol dos direitos de todos. “Esta campanha é uma demonstração concreta de que o Ministério Público brasileiro não apenas atua em nome da sociedade, mas dialoga com ela, ouve suas demandas e se faz presente nas realidades mais diversas do país. Ao afirmarmos ‘Ministério Público presente, comprometido com a nossa gente’, reafirmamos o nosso papel constitucional de proteger direitos, fortalecer a confiança pública nas instituições e construir soluções reais ao lado do cidadão”, afirma o presidente do Grupo Nacional de Comunicação do CNPG e Procurador-Geral do Ministério Público da Bahia (MPBA), Pedro Maia.
A apresentação oficial da campanha ocorreu no dia 11 de novembro, durante a programação do Congresso Nacional do Ministério Público (Conamp 2025), com o apoio da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público.
sexta-feira, 12 de dezembro de 2025
FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR ENCERRA ANO COM RECORDE DE VENDAS E FORTALECIMENTO DA ECONOMIA LOCAL
A cidade de Timbiras vivenciou, nesta quinta-feira (11), mais um momento de celebração e fomento à economia local com a realização da 28ª edição da Feira da Agricultura Familiar e do Empreendedor. O evento, que marcou o encerramento das atividades de 2025, transformou a praça da Juventude em um grande ponto de encontro, reafirmando seu status de evento mais popular do calendário municipal.
ANJO DA GUARDA CONQUISTA INTERBAIRROS DE TIMBIRAS EM FINAL MARCADA POR UNIÃO E FESTA DA COMUNIDADE
SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – Réus são condenados por homicídio qualificado
Crime foi motivado por disputa entre facções criminosas

Em sessão do 1º Tribunal do Júri de São José de Ribamar, realizada em 4 de dezembro, os réus Wilian Jeorge Fonseca de Maria e Jaylson Santos Oliveira (vulgo “De menor”) foram condenados pelo homicídio qualificado por motivo torpe e uso de recurso de impossibilitou a defesa de José Joanderson Pereira, mais conhecido como “Gordo”. O crime foi cometido em 31 de março de 2023, no bairro Nova Terra, no município.
A pena imputada a Willian foi de 14 anos e três meses e enquanto Jaylson foi condenado a 16 anos e seis meses de reclusão.
Presidiu a sessão o juiz Aurimar Sobrinho e a tese do Ministério Público foi defendida pelo promotor de justiça José Márcio Maia Alves.
CRIME
José Joanderson estava na porta da casa do avô dele enquanto capinava uma sarjeta. A vítima foi morta com diversos disparos de arma de fogo efetuados por indivíduos que chegaram ao local em um veículo. José Joanderson era membro de uma facção criminosa na região e já havia sido preso pela prática de homicídio. Os condenados eram ligados a uma facção rival.
Redação: CCOM-MPMA
quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
SÃO LUÍS – Audiência pública apresenta dados sobre logística reversa no MA

O Ministério Público do Maranhão realizou, na tarde desta terça-feira, 9, de maneira virtual, uma audiência pública sobre a implantação do sistema de logística reversa de resíduos sólidos no estado do Maranhão. Na ocasião, várias entidades envolvidas apresentaram os números alcançados nos últimos anos.
A logística reversa é um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação final ambientalmente adequada.
A audiência pública faz parte de um procedimento em tramitação na 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural de São Luís. De acordo com o promotor de justiça Luís Fernando Cabral Barreto Júnior, esta foi a quarta audiência pública de monitoramento sobre o tema e com ela será concluído o procedimento.
O Maranhão conta com uma Lei Estadual de Logística Reversa desde 2020, que foi regulamentada por decreto em 2023.
“Vamos finalizar esse procedimento mais amplo e iniciaremos outros, específicos para cada área de logística reversa. Com isso, poderemos monitorar de forma mais eficiente, compreendendo a realidade de cada área e as dificuldades enfrentadas, atuando naquilo que for possível para garantir uma destinação ambientalmente adequada para todos esses resíduos”, explicou.
ENTIDADES
Durante a audiência, se manifestaram entidades que atuam na logística reversa de diversos produtos, como vidros, plásticos, óleo vegetal e defensivos agrícolas. O Instituto Nacional De Processamento De Embalagens Vazias (InpEV), por exemplo, recolheu mais de 5 mil embalagens de agrotóxicos no Maranhão, por meio de quatro centrais, três postos de recebimento e ações itinerantes, focadas em pequenos produtores.
Já a Reciclus, focada em lâmpadas fluorescentes, apresentou dados de 2023 a 2025, que totalizaram quase 60 mil unidades recolhidas. Além de pontos de coleta em vários municípios, a entidade tem realizado coletas itinerantes em municípios com menos de 25 mil habitantes. A Abeaço, que atua na recuperação de embalagens de aço, apresentou dados de 2023, quando recolheu 2.016 toneladas, e 2024, com 1.458 toneladas recuperadas.
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) apresentou dados de seus dois programas desenvolvidos no estado O primeiro, focado em embalagens plásticas de óleos, recolheu mais de 914 toneladas no período de 2022 a 2025. O segundo programa, focado no óleo usado teve um projeto piloto implantado em 2024 e agora está em fase de assinatura um termo de compromisso com o Município de São Luís.
Focada na cadeia de reciclagem do vidro, a Eu Reciclo iniciou suas atividades no estado em outubro deste ano, já estando presente em 54 estabelecimentos na região metropolitana de São Luís. Nesse período já foram recuperadas mais de 10 toneladas, com potencial de recebimento atual de 23 toneladas/mês.
Questionadas sobre as dificuldades enfrentadas, a maioria das entidades apontou a dificuldade em firmar parcerias, seja por falta de espaço físico nas empresas de varejo para o recebimento dos materiais, seja pela dificuldade de conscientização de que a responsabilidade da logística reversa é compartilhada entre todos os envolvidos na cadeia dos produtos. Outro ponto levantado foi o baixo índice de regularização das cooperativas de catadores, além da necessidade de expansão da coleta seletiva domiciliar.
SISTEMA
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apresentou dados do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral do Maranhão (Sisrev). Atualmente, 29.208 empresas aderiram ao sistema e 20.533 delas já estão aprovadas. As 8.675 empresas restantes ainda têm algum tipo de pendência a sanar.
De acordo com o Sisrev, nos anos de 2023 e 2024 foram recuperadas 16.080,53 toneladas de matérias recicláveis. Desse total, 36,2% são de papel, 27,9% de metal, 23,6% de vidro e 11,7% de plástico.
Os números são muito próximos dos apresentados pela Central de Custódia, que é uma Entidade Verificadora. Nos números da entidade, o total de resíduos recolhidos no estado é de 16.212 toneladas, também com prevalência do papel, seguido do metal. A maior parte desse material vem do comércio atacadista e é direcionado às indústrias recicladoras. O material recolhido no Maranhão foi direcionado a outros 10 estados no ano de 2024.
Para Fernando Barreto “essa audiência comprova os resultados do Projeto Institucional de Valorização de Resíduos e que a inserção do Maranhão na economia circular garante menor poluição com geração de renda a catadores de resíduos sólidos”.
Redação: CCOM-MPMA
terça-feira, 9 de dezembro de 2025
PRÉ - CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL DR BORBA PARTICIPA DO PODPOLITIZAR
O Médico renomado timbirense, ex-vereador por dois mandatos, ex-presidente da câmara municipal, ex-secretário municipal de saúde, ex-prefeito, reeleito e com seu sucessor o atual prefeito de Timbiras, DRº BORBA tem um legado impecável na politica local de sua terra natal e agora ira buscar novos rumos e se depender de seu potencial, poderá quebrar mais um tabu, ser o primeiro deputado estadual eleito de Timbiras.
Na entrevista no canal do You Tube POD POLITIZAR, o medico e ex-prefeito de Timbiras deu um show de aula, mostrando que as duas profissões podem sim salvar e mudar vidas.
VEJA NA INTEGRA A ENTREVISTA POR COMPLETA:
IMPERATRIZ – Blitz educativa realizada pelo MPMA aborda prevenção de acidentes de trânsito
Atividade foi parte da campanha “Trânsito tem lei e eu cumpro”, lançada em outubro

O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio das 1ª e 6ª Promotorias de Justiça Criminal de Imperatriz, realizou, em 5 de dezembro, na rua Dorgival Pinheiro de Sousa, no centro do município, uma blitz educativa sobre prevenção de acidentes de trânsito causados por infrações como embriaguez ao volante e uso de telefone celular à direção.
A ação foi parte da campanha “Trânsito tem lei e eu cumpro”, idealizada pelos promotores de justiça Carlos Róstão Martins Freitas e Glauce Mara Lima Malheiros e lançada em outubro de 2025.
A atividade incluiu panfletagem, colagem de adesivos em veículos, para orientar motoristas e motociclistas sobre a importância do respeito às leis de trânsito. Também foram transmitidas mensagens sobre condutas seguras, como o uso do capacete, o respeito aos limites de velocidade, a atenção aos pedestres e a não utilização de celular ao volante.
A blitz teve a participação de diversos órgãos parceiros, incluindo a Polícia Militar do Maranhão, a Superintendência Municipal de Trânsito (Sutran) e a Guarda Municipal. Participaram da ação os tenentes-coronéis da PM Emerson Costa e Hélio Pereira e o superintendente municipal de trânsito, Eliude Sales.
No dia 12 de dezembro, outra blitz educativa será realizada na avenida Pedro Neiva de Santana.


Redação: CCOM-MPMA
segunda-feira, 8 de dezembro de 2025
Brasileirão 2025: valor da premiação de cada time por sua posição
The Sporting News

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não publicou os valores da premiação do Brasileirão 2025. Porém, é certo que 30% do total da premiação de cada clube será vinculada à posição final na classificação.
Em 2024, o campeão Botafogo recebeu da CBF o valor de R$ 48,1 milhões por sua posição. Este ano, o prêmio do campeão Flamengo deverá ser maior, superando os R$ 50 milhões.
Os valores são escalonados de acordo com a posição final na classificação. Os quatro clubes rebaixados não recebem premiação por posição.
Premiação do Brasileirão 2025 por posição
Valores de 2024 utilizados nas posições de 2025. A tendência é que os pagamentos sejam maiores.
- 1º – Flamengo: R$ 48,1 milhões
- 2º – Palmeiras: R$ 45,7 milhões
- 3º – Cruzeiro: R$ 43,3 milhões
- 4º – Mirassol: R$ 40,9 milhões
- 5º – Fluminense: R$ 38,5 milhões
- 6º – Botafogo: R$ 36,1 milhões
- 7º – Bahia: R$ 33,7 milhões
- 8º – São Paulo: R$ 31,3 milhões
- 9º – Grêmio: R$ 28,8 milhões
- 10º – Red Bull Bragantino: R$ 26,4 milhões
- 11º – Atlético-MG: R$ 20,7 milhões
- 12º – Santos: R$ 19,2 milhões
- 13º – Corinthians: R$ 17,8 milhões
- 14º – Vasco: R$ 17,3 milhões
- 15º – Vitória: R$ 16,8 milhões
- 16º – Internacional: R$ 16,3 milhões
- 17º – Ceará: R$ 0 (rebaixado – não recebe premiação)
- 18º – Fortaleza: R$ 0 (rebaixado – não recebe premiação)
- 19º – Juventude: R$ 0 (rebaixado – não recebe premiação)
- 20º – Sport: R$ 0 (rebaixado – não recebe premiação)
Brasileirão 2025: como funciona divisão da premiação
O Brasileirão 2025 marcou uma mudança importante na forma como as receitas são divididas entre os times da Série A. No entanto, assim como nas quantias pelas posições, não é possível fazer uma estimativa exata sobre os valores totais de premiação.
Até 2024, todo o pagamento por desempenho vinha da Globo, que centralizava as negociações e distribuía os valores de acordo com três critérios: cota fixa, posição na tabela e audiência. A partir deste ano, porém, esse processo passa a ser dividido entre dois blocos comerciais – Libra e LFU – que negociam seus direitos de TV separadamente.
Essa alteração faz com que o cálculo da premiação varie conforme o bloco de cada clube.
Como era até 2024
A distribuição funcionava assim:
- 40% divididos igualmente entre os clubes
- 30% conforme a classificação final
- 30% segundo a audiência
O que mudou em 2025
Com Libra e LFU assumindo a distribuição, o modelo passa a ser diferente em cada bloco:
LFU
- 45% divididos igualmente
- 30% por desempenho
- 25% por audiência
Libra
- 40% igualmente
- 30% por desempenho
- 30% por audiência
A soma dos dois blocos deve gerar cerca de R$ 2,9 bilhões em direitos de TV. Além disso, o valor final para cada time depende ainda de fatores como pay-per-view, audiência e repasses previstos em contrato.
