Reunião discute estratégias para aterros regionais |
Participaram do encontro, realizado na sede da Procuradoria Geral de Justiça, representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Maranhão Parcerias, Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e Agência Executiva Metropolitana (Agem). De forma online, também participaram o presidente da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), Pedro Maranhão, e o especialista Fernando Bernardes.
Durante a reunião, representantes do Ministério Público do Maranhão e do Estado do Maranhão puderam conhecer as metodologias de avaliação de sustentabilidade econômica de aterros regionais já utilizadas nos estados de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Piauí e que identificam os melhores locais para a instalação de aterros regionais considerando o necessário equilíbrio econômico financeiro da atividade.
Além disso, no encontro foi deliberada a criação de grupo intergovernamental para tratar do tema para o qual serão convidados outros entes do Estado e representantes dos Municípios.
A reunião foi um desdobramento das primeiras tratativas realizadas pelo Ministério Público, Secretaria de Meio Ambiente e Assembleia Legislativa, representada pelo deputado Júlio Mendonça, que visam à universalização dos serviços de coleta e tratamento de resíduos sólidos no Estado do Maranhão. Entre os objetivos das instituições estão a garantia da extinção dos lixões, a implantação da logística reversa e a inclusão socioprodutiva dos catadores de resíduos.
Redação: CCOM-MPMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário