TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sábado, 4 de outubro de 2014

Nico não dá chances para Hamilton e anota a pole em Suzuka. Massa é o 4º

Vice-líder do Mundial, alemão da Mercedes conquista sua oitava pole na temporada. Brasileiro fica atrás de parceiro da Williams, Bottas. GP do Japão é às 3h (de Brasília)

Por Suzuka, Japão
Se fora da pista o anúncio da saída de Sebastian Vettel da RBR no fim do ano e a aproximação do agora super tufão Phanfone sacodem a Fórmula 1 em Suzuka, dentro dela pouca movimentação no treino classificatório para o GP do Japão deste domingo, válido pela 15ª etapa da temporada 2014.

Como esperado, as Mercedes dominaram a atividade. Depois de perder a liderança do campeonato para Lewis Hamilton na corrida anterior, Nico Rosberg se mostrou disposto a dar o troco.

Determinado, não deu chances para o companheiro de equipe e cravou a pole position com o tempo de 1m32s506, conquistando pela oitava vez no ano o direito de largar na frente. O britânico, que bateu no último treino livre e fez os mecânicos do time correrem para reparar seu carro a tempo, ficou com o segundo lugar no grid, a dois décimos do alemão, com 1m32s703.

Nico Rosberg GP do Japão 2014 (Foto: Getty Images)Nico Rosberg em ação no treino classificatório para o GP do Japão 2014 (Foto: Getty Images)

A Williams de Felipe Massa se mostrou como a segunda força do circuito japonês. Depois de enfrentar problemas de aderência na sexta-feira, o brasileiro contou com o bom trabalho da equipe e conseguiu a quarta colocação ao anotar 1m33s527. Ele ficou logo atrás de seu parceiro de time, o finlandês Valtteri Bottas, terceiro com 1m33s128.

Felipe Massa em ação no treino classificatório para o GP do Japão (Foto: Getty Images)Felipe Massa em ação no treino classificatório para o GP do Japão (Foto: Getty Images)

Já em clima de despedida da RBR, Vettel foi apenas o nono colocado. Com um capacete vermelho, cor da Ferrari, seu destino ainda não anunciado oficialmente, o tetracampeão ficou à frente apenas de seu futuro companheiro Kimi Raikkonen no Q3. Fernando Alonso, que está de saída do time italiano para a chegada do alemão, foi o quinto, seguido por Daniel Ricciardo (RBR), Kevin Magnussen (McLaren) e Jenson Button( McLaren).

Sebastian Vettel de capacete vermelho no treino classificatório para o GP do Japão (Foto: AP)Sebastian Vettel de capacete vermelho no treino classificatório para o GP do Japão (Foto: AP)

q1

Mesmo com o carro consertado às pressas, Lewis Hamilton foi o mais veloz do Q1 com 1m33s611, seis centésimos mais veloz que o companheiro de Mercedes, Nico Rosberg. As Williams mostraram força logo de cara, com Valtteri Bottas e Felipe Massa ficando atrás apenas das Flechas de Prata. As RBR foram discretas, com Vettel e Ricciardo avançando, respectivamente, na 14ª e 15ª posições. Além das duplas da Marussia (Bianchi e Chilton) e da Caterham (Ericsson e Kobayashi) foram eliminados também Grosjean e Maldonado. O venezuelano, que ainda acumula uma punição de 10 posições no grid, viu Sutil roubar-lhe a vaga no Q2 já nos instantes finais.

q2

Rosberg deu o troco em Hamilton e foi o mais rápido do Q2, com 1m32s950, seguido de perto pelo inglês. A Williams repetiu a dose com Bottas em terceiro e Felipe Massa em quarto. Vieram na sequência: Alonso, Magnussen, Ricciardo, Button e Raikkonen. Vettel por pouco não foi eliminado, ficando com a última vaga na superpole. Ficaram fora do Q3: Vergne, Pérez, Kvyat, Hulkenberg, Sutil e Gutiérrez.

q3

Bottas foi o primeiro a ir para a pista no Q3, anotando o tempo de 1m33s329. Massa completou sua volta logo a seguir, girando dois décimo mais lento. Na sequência, Rosberg desbancou a dupla da Williams ao marcar 1m32s629 e Hamilton passou três décimos acima, assumindo a segunda posição.

Alonso, Magnussen, Ricciardo, Button e Vettel vinham a seguir. Raikkonen era o único a não marcar tempo na primeira metade da superpole. Como de costume, os pilotos voltaram aos boxes para colocar novos pneus para suas últimas tentativas de voltas rápidas.

Vettel chegou a subir para sexto, mas por pouco tempo, até Ricciardo desbancá-lo. Bottas chegou a melhorar sua marca para 1m33s128, porém, insuficiente para se aproximar das duas Mercedes. Massa manteve o quarto lugar. Inspirado, Rosberg baixou ainda mais seu tempo para 1m32s506. Mas nem precisava, já que Hamilton anotou 1m32s703 e não conseguiria lhe tomar a pole.

Nico Rosberg, entre Lewis Hamilton e Valtteri Bottas: os três primeiros do grid do GP do Japão (Foto: AFP)Rosberg, entre Hamilton e Bottas: os três primeiros do grid do GP do Japão (Foto: AFP)

grid de largada
Grid de largada do GP do Japão (Foto: GloboEsporte.com)
Horários GP do Japão Suzuka 2014 (Foto: Arte GloboEsporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário