sábado, 6 de setembro de 2025
TIMBIRAS CELEBRA OS 203 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL COM DESFILE EMOCIONANTE
TIMBIRAS SE PREPARA PARA AS QUARTAS DE FINAL DA COPA RURAL 2025 NESTE SÁBADO (06).
O estádio municipal Alvinzão está recebendo os últimos retoques para a abertura das quartas de final da Copa Rural 2025, que começa neste sábado (6), às 15h. Segundo o secretário de Esportes, Maurílio Corrêa, a equipe da prefeitura está finalizando a pintura e manutenção do gramado para garantir uma estrutura de qualidade aos atletas e torcedores. A primeira rodada contará com os duelos entre Bom Jardim x Bacabeira e Sete x Marajá, em confrontos que prometem agitar o público local.
sexta-feira, 5 de setembro de 2025
DESFILE ESCOLAR CELEBRA OS 20 ANOS DO EDUCANDÁRIO THOMAS MORE EM TIMBIRAS
Na manhã desta sexta-feira (5), a avenida João Leal, em Timbiras, foi palco de um desfile cívico especial em alusão ao dia da Independência do Brasil. A comemoração teve um brilho a mais com a participação da escola Thomas More, que celebrou seus 20 anos de história no município com o tema "Thomas More: 20 anos de tradição". Fundada em 2005 pela professora Gracita e outros educadores, a instituição foi criada com o propósito de oferecer um novo conceito em educação e tem, desde então, contribuído significativamente com a formação de gerações timbirenses.
AÇAILÂNDIA – Município é condenado a realizar obras de saneamento e recuperação de ruas
A pedido do Ministério Público do Maranhão, a Justiça condenou o Município de Açailândia, em sentença publicada no último dia 27 de agosto, a realizar, no prazo de seis meses, obras de recuperação e saneamento básico nos bairros Juscelino Kubitschek e Nova Açailândia II.
Além da recuperação das vias, a prefeitura também deve implementar saneamento básico e uma rede de drenagem de águas pluviais.
Em caso de descumprimento, foi fixada a multa diária de R$ 1 mil, com o valor a ser revertido para o Fundo Estadual de Direitos Difusos e Coletivos.
A Ação Civil Pública que levou à condenação do Município de Açailândia foi ajuizada pelo promotor de justiça Fábio Santos Oliveira, em abril de 2024. A sentença foi proferida pelo juiz Francisco Crisanto de Moura, titular da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Açailândia.
AÇÃO CIVIL PÚBLICA
O Ministério Público iniciou a ação após constatar as condições precárias das vias, que, segundo o órgão, afetam a circulação de pessoas e o tráfego, colocando a população em perigo. A ação destacou que a falta de infraestrutura prejudica gravemente idosos, crianças e pessoas com dificuldades de locomoção. O MPMA argumentou que os moradores precisam caminhar “longas distâncias” e enfrentar esgoto a céu aberto, falta de pavimentação e iluminação pública.
A justiça considerou as evidências apresentadas pelo Ministério Público, incluindo relatórios e fotografias, que demonstraram a negligência da administração municipal em realizar as obras de infraestrutura necessárias.
JUSCELINO KUBITSCHEK


Em agosto de 2022, o MPMA tomou conhecimento da situação do bairro após uma reunião com a associação de moradores. Foram constatadas a ausência de pavimentação na Avenida Angelim, a necessidade de troca/reposição de bloquetes nas ruas internas e a existência de esgoto doméstico e entulhos em algumas vias.
Apesar das solicitações e de uma recomendação expedida para que o município realizasse as obras necessárias, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo alegou falta de recursos e nada foi feito.
NOVA AÇAILÂNDIA II
O Ministério Público recebeu, em fevereiro de 2024, uma representação da Associação de Moradores do bairro, que relatava as péssimas condições das ruas locais. Após diligências, o MPMA constatou a falta de pavimentação, a presença de buracos, problemas de drenagem e outros obstáculos que dificultam o tráfego de veículos e pedestres,
A falta de solução por parte da administração municipal levou ao ajuizamento da ação.
Redação: CCOM-MPMA
AÇÃO DA EQUATORIAL ENERGIA LEVA BENEFÍCIOS PARA FAMÍLIAS DE TIMBIRAS
A cidade de Timbiras vai receber uma importante ação social em parceria com a Equatorial Energia, entre os dias 10 e 12 de setembro. Durante esses três dias, na praça Benedito Alvim, a população poderá trocar lâmpadas queimadas por novas, se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica — que garante desconto na conta de luz — e ainda participar do sorteio de geladeiras e ventiladores. Para participar, é necessário estar inscrito no CadÚnico e apresentar o Número de Identificação Social (NIS).
VEM AI A "1ª COPA COELHÃO" NESTE SÁBADO (06/09) NA ARENA COELHO
MARACAÇUMÉ – Réu é condenado a 25 anos de reclusão por latrocínio contra homem e ataque a policiais

Após sessão do Tribunal do Júri de Maracaçumé, o réu Diego Geferson Cardoso Furtado foi condenado, nesta quarta-feira, 3, a 25 anos de reclusão, pelo latrocínio de Raimundo Nonato de Sousa Costa e por tentativa de homicídio qualificado contra uma equipe da Força Tática da Polícia Militar do Maranhão, no povoado Serra Almeida, em Governador Nunes Freire. Ambos os crimes ocorreram em outubro de 2022.
A pena será cumprida em regime fechado. Defendeu a tese do Ministério Público do Maranhão (MPMA) o promotor de justiça Igor Adriano Trinta Marques. A sentença foi proferida pelo juiz Bruno Chaves de Oliveira.
CRIME
Em 9 de outubro de 2022, Diego Geferson e outro indivíduo mataram a vítima e roubaram o celular dele.
No dia seguinte ao latrocínio, a polícia realizou buscas para localizar o réu. No povoado Serra Almeida, uma equipe encontrou uma quadrilha (das quais os dois criminosos eram integrantes) e houve troca de tiros. Eles atiraram contra a polícia e os agentes revidaram. Outro criminoso, Jonas Deivid Costa Araújo (vulgo Diabão), morreu e os demais conseguiram fugir.
As buscas continuaram e os criminosos foram localizados em 12 de outubro de 2022.
Redação: CCOM-MPMA