TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

domingo, 31 de outubro de 2021

Deputado Zito Rolim emite nota de pesar pelo falecimento do Padre Arlindo Jose Severiano

 

América empata e segue lider no Torneio da Saudade nas Almas Sozinhas

Na manhã deste domingo (31), a bola rolou para a segunda rodada da 11ª Edição do Torneio Da Saudade nas Almas Sozinhas em Timbiras.

Mais uma vez muito equilibrada a rodada com apenas (08) oito gols marcado novamente, assim como na abertura do torneio domingo passado. Destaque logo no primeiro jogo para bela vitória do Esporte Net de (1)x(0) pra cima do Atlético, agora o Esporte Net entra no G-04 e o GALO segue na lanterna sem marcar um gol e nem um ponto. 

Na segunda partida tivemos um jogão de quatro gols, que terminou no empate de (2)x(2) entre a Vision New vs América, com o empate a Vision New saiu da vice lanterna para o quinto lugar, já o MECÃO segue líder com 04 pontos, levando vantagem no critério de gols prol, um a mais que o The Brothers.

O terceiro duelo foi um dos mais polêmicos da rodada, entre The Brothers (2)x(0) Real Leal, a vitória colocou os IRMÃOS na vice liderança da competição e de quebra empurrando o Real leal para a vice liderança, veja só como é gostoso esse torneio, o Real era o vice líder do Torneio e agora é vice lanterna.

SUSPENSOS  DO TORNEIO?

O fator negativo dessa rodada foram as balburdias dentro e extra campo, um dos atletas do real Leal, Renan, poderá ser suspenso por alguns jogos ou até mesmo eliminado do Torneio, pois o arbitro da partida Vanilson Mohana colocou na súmula as agressões físicas e verbais do atleta. Ainda em jogo válido pela ultima partida da segunda rodada entre Sport (1)x(0) Penãrol, dois jogadores receberam suspensões de duas rodadas, um é o Zagueiro Ederson Sousa expulso na partida após receber o cartão vermelho e xingar o arbitro e o volante Hudson também por xingar com palavrões a autoridade maior do jogo, ambos atletas do Penãrol.

E fechando a quarta partida tivemos a vitória importantíssima do Sport por (1)x(0) pra cima do time do Penãrol, nesse jogo o atacante Thales di Bala recebeu amarelo por xingar o auxiliar, e teve as expulsões em campo dos atletas do Penãrol e sem falar das punições para mais dois atletas, Ederson e Hudson.


VEJA A RELAÇÃO DOS GANHADORES DO SORTEIO DA DISTRIBUIDORA JOÃO PAULO






sábado, 30 de outubro de 2021

Alberto Borba vence eleição do Conselho Regional de Odontologia do Maranhão

Dr. Alberto Sabin Moura Borba venceu a eleição para presidente do Conselho Regional de Odontologia do Maranhão. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Doutorando em Implantodontia. Mestrado em Odontologia Integrada na Universidade CEUMA (2016).

Especialização em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial pela Universidade do Norte Paulista – UNORP(2013). Especialização em Implantodontia pela Universidade do Norte Paulista – UNORP (2014). Especialização em Estética Orofacial pela São Leopoldo Mandic SLM-CE ( 2019).

É 1 ° Tenente Cirurgião-dentista da Força Aérea Brasileira. É Coordenador do Curso de Atualização em Cirurgia Bucal no instituto Pós-saúde SLZ-MA. Coordenador da Especialização em Implantodontia no Instituto Pós-saúde SLZ-MA. Coordenador da Especialização em Harmonização Orofacial no Instituto Pós-saúde SLZ-MA.

Tem experiência na área de Odontologia atuando principalmente nos seguintes temas: traumatologia Buco-Maxilo- Facial, Implantes Osseointegrados, Cirurgia Bucal e Harmonização Orofacial.

Por Alberto Barros

DIA ROSO: Prefeitura encerra Campanha Outubro Rosa com diversos atendimentos voltado às mulheres codoenses


Visando o sucesso das ações desenvolvidas durante o mês, a prefeitura de Codó através da Secretaria de Saúde realizou o ‘Dia Roso’, evento que marcou o encerramento da Campanha Outubro Rosa no município tendo como tema “Prevenção Salva Vidas, conheça seu corpo” nesta sexta-feira (29).

Durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) promoveram diversas ações e serviços, como atendimentos ginecológicos, entrega de medicações, atendimentos nutricionais, orientações odontológicas, palestras educativas, exames de ultrassom para mulheres do município com o prefeito Dr. Zé Francisco.



“O câncer de mama não tem idade, e não tem sexo, por isso a realização do exame preventivo é muito importante e ser feito regularmente e a campanha vem com esse objetivo de traz a importância, mais não é somente no mês de outubro e sim todos os dias e nesse mês realizamos a campanha com triagem de atendimentos, exames, entregas de medicações em nossas UBS e hoje estamos aqui encerrando com toda estrutura das nossas secretarias para atender nossas queridas codoenses”, enfatizou o prefeito Dr. Zé Francisco.

A CAMPANHA

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

ASCOM-PMC


Agenda de atendimento do centro médico Rad Imagem desta sábado (30/10)

 


1ª GINCANA DO SERVIDOR PÚBLICO DO GOVERNO CIDADE DE TODOS EM CODÓ - PREFEITURA DE CODÓ

Celebrando o Dia do Servidor Público, a prefeitura de Codó realizou nesta quinta-feira (28), a I Gincana do Servidor Público Cidade de Todos, para promover a integração e a valorização do servidor municipal codoense. A Praça Ferreira Bayma foi palco das competições onde doze secretarias participaram da Gincana, e quatro saíram vencedoras. 

 

Prefeitura de Codó - Cidade de Todos!

Mais de Três Mil pessoas participaram da festa do Servidor Público em Codó

Mais de três mil pessoas participaram da festa do Servidor Municipal, que aconteceu no Espaço Cultural, na noite desta quinta-feira (28), com a Banda Sacode e sorteio de diversos brindes para os servidores presentes.

O prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco, destacou que a valorização do servidor público municipal é uma das prioridades do seu governo. “Não medimos esforços para que essa festa acontecesse sendo a primeira da nossa gestão, valorizar o servidor público que faz a nossa gestão acontece é uma das prioridades”, enfatizou.


Para deixar a festa ainda mais especial e atraente, houve ainda a participação de diversos cantores locais como Nailson Ribeiro e o sorteio de vários brindes para os servidores municipais da gestão Cidade de Todos.

“Hoje é um dia especial e não poderíamos celebrar da melhor forma com um dia inteiro de atividades e a grande festa aos nossos servidores, estão todos de parabéns porque a gestão só acontece graças a cada colaborador”, celebrou o Secretário de Administração, Ribamar Oliveira.

ASCOM-PMC


quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Nenenzinho do Lázaro em nome da Timbiras Agropecuária irá fazer a doação de cem CPFs para menores de 17 anos

O empresario Nenenzinho do lázaro em nome da Timbiras Agropecuária, fará a doação de (100) cem CPFs para menores de 17 anos em Timbiras, as famílias poderão procurar no prédio da loja para maiores informações.

Os CPFs serão tirados nos correios, você pode ir até a Timbiras Agropecuária, e os pais ou responsáveis terão que levar uma xerox da certidão de nascimento do menor, para poder tirar o CPF.

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um dos documentos mais importantes para cidadãos brasileiros. A sequência de números é intransferível e está atrelada a diversas atividades na vida adulta. Porém, você sabia que também existe o CPF infantil?

É possível fazer a solicitação presencialmente nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios, mediante o pagamento de uma taxa. Além disso, em certos estados há como fazer a solicitação gratuita em entidades públicas conveniadas.

E para evitar você se deslocar a Codó ou outras cidades vizinhas, essa é uma grande chance que o empresário Nenenzinho do Lázaro em nome da Timbiras Agropecuária estará fazendo essa boa ação para a classe mais necessitada de nossa cidade. 



Prefeito Dr. Zé Francisco parabeniza servidores públicos codoenses

O prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco, parabeniza a todos os servidores públicos. Nesta quinta-feira (28) é comemorado o dia do Servidor Público.

Assista o vídeo: 



É NESTA SEXTA-FEIRA (29) O 1º SORTEIO DO ANIVERSARIO NOROESTE



Parabéns servidor público uma homenagem do prefeito Dr. Antonio Borba

 


Homenagem ao dia do servidor público do Deputado Zito Rolim


 

Vândalos roubaram fiação de energia do cemitério central de Timbiras.


Prefeitura começa a limpeza e manutenção dos cemitérios da Rua da Rodagem no São Sebastião e central de Timbiras. O dia de finados está chegando e a secretaria de obras já começou a limpeza nos dois cemitérios.

Segundo Carneiro Neto chefe do departamento de iluminação publica do município, o principal objetivo neste momento é recuperar a iluminação do cemitério central, pois os vândalos levaram mais de 800 metros de fios de cobre que ficava acima nos postes, agora a equipe está correndo contra o tempo para deixar iluminado o local, para da mais segurança e comodidade aos familiares e amigos que virão fazer suas homenagens aos seus ante queridos que de forma árdua já contribuíram para a nossa cidade disse  Carneiro.

A policia já investiga o caso e tem pistas dos ladrões de fios, e a qualquer momento poderão ser presos e pagar pelo crime de furto ao patrimônio publico. Nem mesmo os mortos tem sossego, disse dona Maria que estava limpando a catacumba de sua mãe, a aposenta falou revoltada desses roubos dentro do cemitério, se tem ladrão é porque tem quem compra e isso é ridículo, pois até a cruz da sepultura de sua mãe foi levada já, desabafou a aposentada.

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Agenda de atendimento do centro médico Rad Imagem desta quinta-feira (28/10)

 


Moradores comemoram conclusão da MA-026


Os moradores da MA-026 no trecho entre os povoados Triângulo, no município de Dom Pedro, e Dezessete, em Codó, na região leste do Maranhão, comemoram a conclusão das obras de pavimentação. “O pessoal está muito feliz. Aqui era só buraco, a estrada era muito feia. Eu moro em Codó e trabalhei na obra de construção da rodovia. Sou muito grato pela oportunidade. É um presente para comunidade e um pedaço da minha história. Agora, está muito linda!”, afirmou Raimundo Monteiro.

Francisco Ferreira é comerciante e conta que o asfalto trouxe impacto também para o comércio, tanto em relação à chegada das mercadorias, quanto em relação à movimentação em si, já que agora as pessoas chegam até o comércio com muito mais facilidade.

Segundo Clayton Noleto, secretário de Estado da Infraestrutura, pasta executora dos serviços, a obra é resultado de um trabalho firme do Governo do Estado. “Estive na estrada, conversei com a comunidade e o governador Flávio Dino deu as condições e nós trabalhamos com firmeza, seriedade e dedicação. Agora a estrada está pronta, servindo a toda a região”, destacou.

A obra contemplou também a parte de drenagem, com a construção de bueiros, caídas d’água e outros dispositivos. Ação que resolveu um problema antigo de alagamentos devido as chuvas que são intensas na região, o que deixava e a população sempre aflita durante o período chuvoso.

São 64 quilômetros de extensão, que facilitam o acesso as cidade de Codó, Dom Pedro e a Governador Archer, atendendo a um sonho antigo de toda comunidade. A nova rodovia estrada é sinônimo de desenvolvimento social e econômico para as cidades, moderniza o ambiente e atrai novos investimentos, gerando emprego e renda para a região Leste do estado.

Outro ponto positivo da rodovia é que é facilita o acesso para as cidades de Timon e Teresina, integrando melhor os estados do Maranhão e Piauí. Antes o trajeto era feito pela BR-136, passando por Peritoró até chegar a BR-135. Agora, com o asfalto da 026, a viagem pode ser feita de forma muito mais rápida e cômoda.

 

CHAPADINHA - MPMA acompanha cumprimento de mandados de busca e apreensão


Como parte das investigações a respeito do desvio de bens apreendidos em inquéritos policiais em Chapadinha, foram cumpridos na manhã desta quarta-feira, 27, três mandados de busca e apreensão em Chapadinha e um em Mata Roma. Os mandados foram cumpridos em endereços residenciais e no Setor de Distribuição do Fórum da comarca.

Com base em solicitação da Direção do Fórum, a Polícia Civil abriu uma investigação sobre a subtração de itens de dentro de uma Secretaria Judicial. A situação estaria acontecendo desde o início de 2020. Foi constatado que os termos de remessa eram adulterados para suprimir a descrição de alguns bens apreendidos pela Polícia, como dinheiro, celulares, armas, munições e objetos relacionados ao tráfico, como balanças de precisão. Esse termo adulterado era enviado no lugar do original para a Secretaria Judicial.

O avanço das apurações apontou que alguns celulares, originalmente apreendidos pela Polícia e encaminhados para o Judiciário, estavam sendo utilizados por terceiros, com linhas ativas. Um dos aparelhos de celular desviados estava habilitado com uma linha em nome do sobrinho de um servidor público lotado no Setor de Distribuição do Fórum de Chapadinha. Ele tinha a função de receber os inquéritos e objetos enviados pela polícia.

Ao pedido de busca e apreensão apresentado pelos delegados da Polícia Civil de Chapadinha, a 2ª Promotoria de Justiça da comarca acrescentou diligências, como a busca e apreensão dentro do Setor de Distribuição do Fórum, em busca de documentos que pudessem comprovar as fraudes e o uso de computadores para manipulação dos documentos.

Além disso, o MPMA solicitou a quebra de sigilo telemático de aparelhos de telefonia celular, os quais eram bens apreendidos e foram desviados dentro do Fórum. Essa demanda também foi deferida e a decisão já foi encaminhada para cumprimento pela empresa Google INC.

Redação: CCOM-MPMA

 

CODÓ - Dia da Menina é comemorado pelo MPMA

 

Codo Dia das Meninas 01

Promotora de justiça Valéria Chaib com a menina Carla Vitória

Ainda em alusão ao Dia Internacional da Menina e ao Dia da Menina Maranhense que são comemoradas no dia 11 de outubro, a 3ª  Promotoria de Justiça de Codó, em parceria com a Plan Internacional Brasil, promoveu, na manhã desta quarta-feira, 27, na sede das Promotorias de Justiça de Codó, programação alusiva ao movimento “Meninas Ocupam”, onde a menina Carla Vitória dos Reis Soares, foi nomeada simbolicamente, pela Promotora de Justiça  Valéria Chaib Amorim de Carvalho, como Promotora de Justiça da Comarca de Codó.

Durante o evento a menina fez discurso sobre a campanha “Meninas contra as fake news”, enfatizou a importância de uma educação digital nas escolas, tirou dúvidas sobre as funções e atribuições de uma Promotora de Justiça e finalizou declarando que estava realizando um sonho pois sempre quis ser Promotora de Justiça e que irá cursar Direito.

A promotora de justiça Valéria Chaib agradeceu à equipe da Plan Internacional Brasil por ter sido escolhida pela segunda vez para participar desta campanha tão importante e de repercussão internacional e de ter esta Representante Ministerial como referência de liderança.

Redação: CCOM-MPMA

Prefeitura realiza 2ª dose de vacinação Pfizer nesta quarta-feira (27)

 


A prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quarta-feira (27, e 28 de outubro). Conforme a nota técnica do Ministério da Saúde que antecipou o aprazamento da Pfizer para 21 dias entre a primeira e a segunda dose. A ação acontecerá no Centro de vacinação Covid-19, na Rua César Brandão, das 8h às 17h.

Para receber a dose, é necessário apresentar o documento de identificação original com foto, CPF e o comprovante da primeira dose.

ASCOM-PMC

Prefeitura de Codó lança programação especial em alusão ao Dia do Servidor Público


A gestão municipal de Codó tem nas suas políticas prioritárias a valorização dos servidores públicos municipais. E neste mês de outubro, em que se comemora o Dia do Servidor, a prefeitura de Codó, por meio da Secretaria de Administração (SEAD), lança uma programação comemorativa ao Dia do Servidor Municipal da Gestão Cidade de Todos, (28/10).

Confira a Programação:

·         6h00 Passeio Ciclístico (Concentração em frente à Secretaria de Desenvolvimento Social).

·         7h30 Culto Ecumênico na prefeitura.

·         8h30 Café da manhã do Servidor, também na prefeitura.

·         9h00 Gincana do Servidor, na praça da prefeitura (Diversas Secretarias e Departamentos).

·         19h00 Festa do Servidor no Espaço Cultural com shows e sorteios de brindes.

E a noite a festa do Servidor terá as seguintes atrações:

·         18h00 NAILSON RIBEIRO.

·         19h30 RONY.

·         21h00 SORTEIO E ENTREGA DE BRINDES AOS SERVIDORES E DISCURSOS DAS AUTORIDADES.

·         22h00 FORRÓ DESTAK.

·         23h00 BANDA FORRÓ SACODE.

ASCOM-PMC

TIMBIRAS CONTA AGORA COM OS SERVIÇOS DE GESSO FERNANDES

 

PRECISANDO DE SERVIÇOS EM GESSO EM GERAL, AGORA TIMBIRAS CONTA COM UM EXCELENTE PROFISSIONAL, "GESSO FERNANDES", LOCALIZADO NA RUA GRACHO ALVIM Nº 25 - CENTRO, FONE: (94) 9 9195-7295.


 




Idosa maranhense comemora 120 anos e ganha duas festas de aniversário em Bacabal, no MA

Por Nelyane Gomes*, G1 MA — São Luís

Josilea Matos Furtado, amiga e vizinha de Dona Belinha, durante a festa de aniversário da idosa. — Foto: Arquivo pessoal

A maranhense Isabel Alves de Carvalho, conhecida carinhosamente como Dona Belinha, completou 120 anos de vida no último domingo (15). Considerada a moradora mais velha de Bacabal, cidade a 252 km de São Luís, ela recebe diariamente o cuidado e carinho dos moradores da vizinhança onde vive.

Com direito a duas festas de aniversário, Dona Belinha celebrou mais um aniversário ao lado da família e de amigos (veja o vídeo acima). A centenária nasceu em 15 de agosto de 1901, no primeiro ano do século XX, na cidade maranhense de Coelho Neto, mas foi registrada em Caxias.

A idade avançada da idosa despertou nos familiares o interesse em buscar reconhecimento do Guinness Book, como a mulher mais velha do mundo. Até a última edição da publicação, em 2019, o título está com uma japonesa de 118 anos

Ao G1, a família explicou que chegou a tentar reunir documentos, mas por não saberem como funciona o requerimento e o valor necessário para pedir o reconhecimento, acabaram desistindo.  

Por conta da idade avançada, Dona Belinha desenvolveu alguns problemas de saúde como perda da visão, dificuldades de audição e há oito anos, ela também não se locomove sozinha. Além disso, a idosa vive sob cuidados médicos devido ao Alzheimer.

Mesmo assim, o problema relacionado ao Alzheimer não fizeram Dona Belinha esquecer passagens bíblicas e orações (veja o vídeo mais abaixo). Segundo o filho, a idosa, que é evangélica há mais de 50 anos, faz os agradecimentos todos os dias antes das refeições. 

Aniversário virou tradição

As comemorações pelo aniversario de Dona Belinha já se tornaram tradição na vizinhança. Todos os anos, os familiares e amigos se reúnem e fazem vaquinha para festejar a data.

A vizinha e amiga de confiança de Dona Belinha há quase 30 anos, Maria dos Reis é a principal responsável pela organização das festas. Ao G1, ela falou sobre a relação de amor e carinho que tem com a idosa. 

“Ela merece! Ela foi uma mulher muito batalhadora, muito guerreira. Quando cheguei aqui ela já não enxergava mais e desde então me dedico para cuidar dela e retribuir a confiança que ela teve em mim e no meu marido”, disse Maria Reis, amiga de Dona Belinha.

A idosa também despertou carinho dos moradores mais recentes. Há menos de cinco anos, Josilea Matos se mudou para o local e fez amizade com Dona Belinha, e hoje ela é uma das organizadoras do tradicional aniversário da centenária de Bacabal.

“Desde que me mudei para cá eu passei a ajudar a Dona Maria a organizar o aniversário da Dona Belinha, pedindo colaborações de algumas pessoas para comprar o bolo, os doces, o salgado, a decoração, eu sempre corro atrás dessas doações para fazermos o aniversário dela, ela merece essa comemoração”, disse Josilea.

Quem é Dona Belinha?

A centenária não teve filhos biológicos, mas foi responsável pela criação e educação de cinco sobrinhos. Dois deles ainda vivem com Dona Belinha e hoje retribuem o cuidado que a tia que os criou como mãe teve por eles.

Segundo a família, Isabel Alves casou-se aos 14 anos e após o casamento engravidou. Devido a complicações na sua única gestação, a criança que era uma menina, nasceu sem vida.

Dona Isabel Alves de Carvalho, conhecida como Belinha, e o filho adotivo, Davi Alves. — Foto: Arquivo pessoal

Dona Isabel Alves de Carvalho, conhecida como Belinha, e o filho adotivo, Davi Alves. — Foto: Arquivo pessoal

Após a perda, Isabel e o marido, se mudaram para a cidade maranhense de Coroatá, onde viveram juntos por 30 anos até a separação. A família afirma, que na época, Dona Belinha era vítima de agressões domésticas.

Em 1975, Isabel Alves decidiu morar em Bacabal, cidade onde vive até hoje. Ela trabalhou vendendo comida no mercado central da cidade, por mais de 20 anos, onde ganhou o apelido carinhoso de 'Dona Belinha', no qual é reconhecida até hoje.

Casos brasileiros

Apesar do livro dos recordes reconhecer a japonesa Tanaka como a pessoa viva mais velha do mundo, o Brasil reivindicou o posto duas vezes no ano passado, com uma baiana e uma alagoana. Veja a história delas: 

 

 

 

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Othelino lamenta falecimento da prefeita Maria Félix e destaca seu legado de trabalho

Biaman Prado / Agência AssembleiaOthelino lamenta falecimento da prefeita Maria Félix e destaca seu legado de trabalho

Othelino destacou o carisma de Maria Félix e sua importância como liderança política que era para a região

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), lamentou, na sessão plenária desta terça-feira (26), o falecimento da prefeita de Cajari, Maria Félix, ocorrido na madrugada de sexta-feira (22), em Brasília. Em seguida, os parlamentares fizeram um minuto de silêncio em homenagem à prefeita, atendendo ao pedido do deputado Edivaldo Holanda (PTC).

Othelino destacou o carisma de Maria Félix e sua importância como liderança política que era para a região, que, segundo ele, está entristecida pelo ocorrido.    

“Realmente, um episódio que entristeceu a todos nós, principalmente por sua partida ainda tão jovem. Maria Félix deixa a população de Cajari, município que tão bem administrava, consternada, mas ciente do belo legado de trabalho deixado por ela”, disse chefe do Legislativo. 

Othelino manifestou sua solidariedade à família, principalmente ao seu marido, o juiz de Direito, Osmar Gomes, e aos seus filhos Bianca Santos e Osmar Filho, presidente da Câmara Municipal de São Luís.

 

Agenda de atendimento do centro médico Rad Imagem desta quarta-feira (27/10)

 


TIMBIRAS AGROPECUÁRIA FAZ DOAÇÃO DE BOLA PARA GALERA DO FUTSAL

OS empresários Francisco e Nenenzinho do Lázaro, em nome da "TIMBIRAS AGROPECUÁRIA", doaram uma bola de futsal para os jovens desportistas na tarde desta segunda-feira (25).

A garotada gostou demais, para Raikonen de 15 anos, a atitude foi louvável, agente lançou o pedido nas redes sociais e o jovem empresário Nenenzinho do Lázaro se comprometeu em nos doar essa bola, pois agora nosso grupo de treinar temos uma bola só nossa, pois antes agente ficava pedindo para os outros colegas, parabéns e só temos a agradecer, disse o garoto.

Nenenzinho do Lázaro, disse que quando viu o pedido nas redes sociais da garotada, ficou comovido e juntamente com todos que fazem a nossa empresa a Timbiras Agropecuária, resolvemos doar de coração a BOLA para os meninos poderem praticar o esporte, pois sabemos que esporte é vida é saúde, ressaltou o jovem empresario.


 

TCE pode multar 51 câmaras municipais por deixarem de informar órgão sobre sua estrutura e funcionamento


O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), por meio de sua Secretaria de Fiscalização, já abriu os procedimentos relativos à aplicação de penalidades às 51 câmaras municipais que não responderam ao questionário aplicado pelo órgão sobre a estrutura e funcionamento dos legislativos municipais.

São eles: Água Doce do Maranhão, Amapá do Maranhão, Bacuri, Barão de Grajaú, Belágua, Bequimão, Bernardo do Mearim, Bom Jardim, Buriti, Buritirana, Cachoeira Grande, Cajapió, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Governador Edison Lobão, Guimarães, Jatobá, Lagoa Grande do Maranhão, Lajeado Novo, Luís Domingues, Magalhães de Almeida, Marajá do Sena, Matinha, Matões do Norte, Milagres do Maranhão, Mirador, Nova Iorque, Olho d'Água das Cunhãs, Olinda Nova do Maranhão, Passagem Franca, Peritoró, Poção de Pedras, Presidente Médici, Primeira Cruz, Santa Quitéria do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, São Domingos do Maranhão, São João Batista, São João dos Patos, São Raimundo das Mangabeiras, São Roberto, Satubinha, Senador La Rocque, Sítio Novo, Sucupira do Norte, Timon, Turiaçu, Tutóia e Vargem Grande.

A corte de contas encerrou, no final do mês passado, a primeira etapa do levantamento, passando agora à etapa de análise dos dados e consolidação do relatório final. O objetivo é conhecer as comissões existentes nas câmaras, assim como sua atuação no planejamento do município.

Além das que estão inadimplentes com o questionário, 21 câmaras respondentes deixaram de encaminhar as planilhas com os dados cadastrais dos vereadores: Alto Alegre do Maranhão, Bacurituba, Barreirinhas, Benedito Leite, Cândido Mendes, Carutapera, Central do Maranhão, Estreito Godofredo Viana, Imperatriz, Jenipapo dos Vieiras, Lima Campos, Miranda do Norte, Mirinzal, Pastos Bons, Pinheiro, Santa Rita, São Raimundo do Doca Bezerra, Sucupira do Riachão, Urbano Santos e Vitória do Mearim.

Uma vez que é obrigatório o fornecimento das informações ao TCE, os responsáveis pelas câmaras inadimplentes ficam sujeitos à aplicação de sanções administrativas previstas em lei e ao pagamento de multa de R$ 2 mil.

O levantamento ainda está em análise, no entanto, chamou atenção o fato de que, dos 166 respondentes, 128 afirmaram regulamentar os prazos do processo orçamentário em suas leis orgânicas, e apenas 74 informaram possuir comissão mista de orçamento. Quanto à participação popular, 116 câmaras informaram realizar audiências públicas e 95 informaram realizar levantamento das necessidades da população para subsidiar a apreciação e aprovação das peças orçamentarias.

Depois de concluída, a análise do questionário passará por um procedimento de validação. Os resultados obtidos no levantamento subsidiarão as ações do TCE-MA em relação a normativos, orientações e capacitações destinadas às câmaras municipais.

Considerando o cronograma para encerramento da ação, as câmaras inadimplentes poderão regularizar sua situação até a próxima sexta-feira (22/10). Ao término desse prazo, serão autuados os processos de multa, conforme determina a IN TCE/MA nº 69/21.

Dúvidas poderão ser sanadas por meio dos WhatsApp corporativos: 2016-6131 e 2016-6174.

 

VACINA TIMBIRAS, AGORA PARA A FAIXA ETÁRIA A PARTIR DOS 12 ANOS.


 

Dia D da Campanha Outubro Rosa terá diversos serviços ofertados para as mulheres codoenses

 


Em comemoração a Campanha do Outubro Rosa, a Prefeitura de Codó por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar o “DIA ROSA”, evento que acontecerá no Instituto Histórico Geográfico, localizada na praça da Prefeitura, na próxima sexta-feira (29), das 08h às 13h.

Será oferecido os seguintes serviços no evento:
Atendimentos Ginecológicos e entrega de medicações;
Atendimento Nutricional;
Realização de ultrassonografias;
Verificação de glicemia capilar, pressão arterial e peso;
Realização de preventivos;
Orientações Odontológicas;
Orientações da equipe do CTA;
Palestras educativas;
Vacinação do calendário anual (não terá vacina Covid-19)

A Campanha “Outubro Rosa”, mês dedicado a intensificação das ações de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente também sobre o câncer de colo do útero

Documentos necessários: Documento oficial com foto, cartão do SUS e carteira de vacinação.

ATENÇÃO: A triagem dos atendimentos serão realizadas durante toda essa semana nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros de Codó

Ascom- PMC

VEM AI DIA (31/10) NO PARQUE DE VAQUEJADA HARAS É 10 EM CODÓ, "TOCA DO VALE"

Parque de Vaquejada Haras é 10 & Centro Médico Rad Imagem
Apresentam :

O Rei Das Vaquejadas @tocadovale #AimeuDeus

@nailsoncantorr @francysjackoficial @bandaforronejaoficial 


Início da Festa às 18 horas
Dia 31 de Outubro 

Encerramento  da 7° Vaquejada do @parqueharase10

PONTOS DE VENDAS
⚠️POLLY FARMÁCIA
⚠️RAD IMAGEM TIMBIRAS
⚠️HM PHONE
⚠️LOJÃO  CARUARU  É 10
⚠️ PARQUE VAQUEJADA HARAS É 10

#AimeuDeus
#Juntossomosmaisfortes

MUNICÍPIO DE TIMBIRAS ADERE AO PROGRAMA ESTADUAL “PACTO PELA PAZ”

 

Realizada finais de Campeonatos de Futsal Masculino e Feminina em Cajazeiras


Aconteceu durante o último final de semana, na quadra poliesportiva de Cajazeiras a grande Final da copa Sub-15 Masculino e copa Batom de Futsal Feminina promovido pela Coordenação de Esportes do Distrito de Cajazeiras. O título de campeão ficou com a equipe do River Plate, no feminino sagrou-se campeão a equipe do Top 10.

A artilharia isolada do campeonato ficou com os Atletas Kainan ( Bragantino) e Juliana (Top 10) foi eleita ainda a jogadora Revelação Sabrina ( Patroas FC). E melhores goleiros Auriane (TOP 10) e João Victor ( River Plate).


O Diretor de Esportes, Cleudimar  comemorou o saldo positivo da competição que reuniu milhares de torcedores e revelou novos craques para o Futsal. “Neste sábado não foi diferente: é casa cheia com certeza! Faremos uma festa muito bonita”, assegurou. 



FLÁVIO DINO E DR BORBA INAUGURAM PONTE, PRAÇA DA JUVENTUDE E MAIS OBRAS SÃO ANUNCIADAS PARA TIMBIRAS

 

BALSAS - Autor de feminicídio é condenado a mais de 23 anos de detenção

Vítima foi morta a facadas, pauladas e golpes de blocos de concreto

Júri Balsas

Promotor Felipe Boghossian defendeu a tese de feminicídio com quatro qualificadoras

Em sessão do Tribunal de Júri de Balsas, em 20 de outubro, o autor do feminicídio de Sandra Cristina de Sousa, o agricultor Miguel Francisco de Oliveira foi condenado a 23 anos, oito meses e dez dias, a serem cumpridos em regime fechado. O crime ocorreu na noite do dia 19 de fevereiro, no bairro Setor Industrial, na referida cidade.

Os jurados acolheram as quatro qualificadoras defendidas pelo promotor de justiça Felipe Boghossian Soares da Rocha. Proferiu a sentença o juiz Tonny Araújo.

Na Denúncia oferecida em 8 de março, o representante do MPMA requereu a condenação de Miguel Oliveira por feminicídio por motivo torpe, meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima.

CRIME

Aproximadamente às 19h30 do dia do crime, Miguel Oliveira desferiu golpes de faca, pedaço de madeira e blocos de concreto contra Sandra Sousa, que foi a óbito.

No final de janeiro, Sandra havia decidido se separar de Miguel, com quem conviveu por 16 anos. O filho dela presenciou uma discussão quando ela comunicou para Miguel que queria o fim do relacionamento.Miguel não aceitou se separar.

Para evitar discussões, o filho de Sandra pediu que ela fosse para Pernambuco. Ela aceitou, mas retornou a Balsas no dia do crime porque queria resolver a situação com o condenado.

Por volta das 19h do dia do crime, Sandra, o filho dela e Miguel estavam jantando quando ela falou novamente a Miguel que queria o fim do relacionamento. Também informou que voltaria a morar em Recife. Na ocasião, Miguel parecia calmo.Como não presenciou nenhuma discussão, o filho da vítima saiu de casa.

Imagens das câmeras de monitoramento da residência mostram que Miguel aproveitou a ausência do filho dela e atacou, desferindo diversos golpes em Sandra.

Redação: CCOM-MPMA

 

Agenda de atendimento do centro médico Rad Imagem desta terça-feira (26/10)

 


segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Urgente - Ponte sobre o rio Itapecuru em Coroatá não está passando caminhões.

 

INTERDITADA - A ponte sobre o rio itapecuru em Coroatá, está parcialmente fechada e apenas carros pequenos e motos podem passar, além de SW4, HILUX e outros, agora F400, caminhões maiores não passaram, então você que precisar passar por Coroatá com destino a Peritoró ou saindo de Coroatá para Timbiras e Vargem Grande, não vai poder passar.

As informações foram repassadas a nossa equipe de jornalismo através da guarnição da Policia Militar de plantão de Coroatá.

Até o momento não tivemos informações da prefeitura de Coroatá sobre a data exata de liberar o transito para esses veículos pesados voltarem a trafegar, mas estamos aberto para receber a versão da prefeitura. 


 



Ponte Domingo Luis Nascimento, veja o antes e o agora

 

Governador Flávio Dino veio a Timbiras inaugurar obras e anunciar outras novas

 

Um breve histórico sobre a Praça da Juventude, o ANTES e o DEPOIS.

 

PELO PROCAF A PREFEITURA DE CODÓ FEZ A ENTREGA DE CESTA BÁSICAS

 

Agenda de atendimento do centro médico Rad Imagem desta segunda-feira (25/10)

 


domingo, 24 de outubro de 2021

Torneio da Saudade começa bastante equilibrado e apenas o América vence na estreia.


A 11ª Edição do Torneio da saudade das Almas Sozinhas, começou de forma linda e equilibrada, este ano a competição mais uma vez deixou SAUDADES, com a perca precoce de um dos maiores jogadores do Torneio o saudoso FERNANDINHO MAGALHÃES. O torneio mostrou um equilíbrio impressionante logo de cara, com as oito equipes bastante niveladas.

Depois dos três jogos terminarem empatados, a quarta e ultima partida fechando a primeira rodada, teve a bela vitória do América por 2x0 pra cima do Atlético.

A organização deu um show e a arbitragem mais uma vez mostrou seriedade e controle, embora as equipes em campo mostraram muita disciplina, a abertura foi marcada por grandes defesas dos goleiros e ao mesmo tempo alguns vacilos deles também.

A próxima rodada já promete mais emoções e você pode conferir tudo de perto aqui em nosso blog:



Todos os clubes entraram em campo e pousaram para as fotos como banner idealizado pela a organização, uma forma de união.