TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

segunda-feira, 29 de maio de 2023

PODCAST OITIMBA COM O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROF. RAIMUNDINHO


 

Programa Rebanho legal beneficia produtores rurais de Coroatá


 

Secretaria de Agricultura de Coroatá inicia a terceira etapa do programa mais pecuária Brasil


 

Governo do Maranhão participa da plenária do PPA Participativo 2024-2027 do Governo Federal e lança o Orçamento Participativo 2023


Aconteceu neste sábado (27), em São Luís, a plenária estadual do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024–2027. Realizado de forma conjunta pelo Ministério do Planejamento e Orçamento e pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o evento teve o apoio do Governo do Maranhão, que fez o lançamento da edição 2023 do Orçamento Participativo (OP).

A plenária aconteceu no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e, além do governador Carlos Brandão, contou com a presença dos ministros Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República; Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento; Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública; e Juscelino Filho, das Comunicações.

O governador Carlos Brandão destacou que a plenária marca a retomada da participação popular no orçamento da União. “Hoje é uma data histórica. É muito importante valorizar todos os segmentos da sociedade com as escutas territoriais e regionais, para que a gente possa elencar as prioridades, ouvindo as demandas da população. E vamos fazer isso por meio das plenárias presenciais e também de forma digital, com a plataforma que permite não apenas a participação da sociedade civil organizada, que está aqui participando da plenária, mas também de toda a população”, declarou.

A ministra Simone Tebet observou que a população maranhense já tem a experiência exitosa do orçamento participativo desenvolvido pelo Governo do Estado, e que agora é a vez de contribuir também para o orçamento participativo do Governo Federal.

“Esta é uma determinação do presidente Lula. O povo voltou ao poder. A democracia não é apenas direito do povo ao voto, mas também a sua participação nas decisões do orçamento. O que for elencado como prioridade pela população irá se tornar lei e a partir do ano que vem o orçamento vai incluir todas essas prioridades”, afirmou Simone Tebet.

O ministro Márcio Macêdo fez uma avaliação positiva da plenária realizada no Maranhão. “Foi muito bonita a Plenária do PPA participativo do Governo Federal aqui no Maranhão. Os movimentos sociais e o Governo do Maranhão deram um show. O que vimos aqui foi uma pluralidade de pessoas, ideias, propostas significativas para o Brasil e o povo do Maranhão”, ressaltou.

 

PPA Participativo

O PPA Participativo 2024-2027 está contando com plenárias nas capitais brasileiras para ampliar a participação da população no planejamento das prioridades do país para os próximos quatro anos. Até o dia 10 de julho, estará ativa a plataforma Brasil Participativo , onde os integrantes das plenárias e os cidadãos em geral poderão eleger como prioritários três programas do Governo Federal, além de apresentar três propostas e votar em outras três.

Estão previstos ainda, até o final do processo de consulta, dois Fóruns Interconselhos Nacionais. O primeiro já foi realizado em Brasília (DF), nos dias 18 e 19 de abril.

Os representantes dos movimentos sociais que participaram do evento também aprovaram a iniciativa. “Esse é um momento de suma importância para o movimento de moradia, pois nós pudemos colocar nossas propostas no orçamento do Governo Federal. É por meio destas plenárias que a gente consegue avançar na discussão da participação social”, disse Zequinha Trindade, da União Nacional de Moradia Popular.

Santana Freire, coordenadora estadual do Movimento de Economia Solidária, disse que o PPA Participativo é muito importante para todos os segmentos sociais. “O nosso movimento atende agricultores, pescadores, artesãos, catadores de materiais recicláveis, da cultura, então, o fato de a gente trazer nossas propostas e elas virarem leis é de muita satisfação”, comentou.

 

Orçamento Participativo 2023

O Governo do Maranhão também fez o lançamento do Orçamento Participativo 2023, que é um estímulo à participação da população maranhense na construção do orçamento público estadual, possibilitando ao cidadão decidir as prioridades na aplicação e investimento do dinheiro público. O orçamento é coordenado pelas secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e do Planejamento e Orçamento (Seplan), com o apoio do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

“Hoje, é um momento muito importante e simbólico para o Governo do Maranhão, onde o Governo Federal retoma a agenda da participação popular em todo o país. Aqui, no Maranhão, nós mobilizamos membros dos movimentos sociais e da sociedade civil organizada para darmos voz no planejamento orçamentário do estado. É o povo do Maranhão e a participação popular sendo prioridade no planejamento das políticas públicas do estado”, afirmou a secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Lília Raquel Souza.

O secretário de Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro Castro, disse que este é um momento muito importante no qual os maranhenses têm a oportunidade de dialogar e fazer propostas para que possam ser incluídas no orçamento. “O Governo do Maranhão vem fortalecendo a participação social na construção do PPA do Estado do Maranhão. Em junho e julho vamos fazer visitas em 32 regiões, diretamente, para que a gente possa ouvir os anseios da população e fazer de tudo para que estas propostas possam fazer parte do orçamento estadual”, explicou.

Desde 2015, quando foi criado, o Orçamento Participativo realiza audiências públicas no território maranhense para fazer as escutas sobre quais são as prioridades indicadas pela população. Entre as ações já escolhidas pelos maranhenses nesses sete anos está a construção de pontes (infraestrutura), hospitais e maternidades, vias, praças, escolas (dentre estas, os IEMAS e escolas indígenas), centros de referência, núcleos da Defensoria Pública e diversos equipamentos públicos que proporcionam o acesso à educação, saúde, lazer, mobilidade, assistência e justiça, que estão a serviço da sociedade maranhense em diversas cidades do estado.

 

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Governador Carlos Brandão comemora parcerias e participa de homenagem a ministros na Alema




Fonte: Secom
Fotos: Brunno Carvalho
26/05/2023

O governador Carlos Brandão acompanhou, na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman, nesta quinta-feira, (25), às ministras Sônia Guajajara e Aparecida Gonçalves, respectivamente, do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e do Ministério Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MDH). Na ocasião, Brandão também participou da entrega do Título de Cidadão Maranhense ao ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias.

Para o governador Carlos Brandão, a homenagem da Assembleia Legislativa aos ministros é um gesto de gratidão e uma retribuição aos esforços do Governo Federal tem dedicado em prol do Maranhão.

“Este é um momento importante para homenagear a quem tem serviços prestados ao nosso Estado. Hoje, inclusive, o ministro Wellington Dias assinou várias parcerias com o nosso governo e com a iniciativa privada. As duas ministras também receberam medalhas, a Sônia Guajajara, que é maranhense e com a qual também temos parcerias, temos discutido bastante as políticas públicas para os povos indígenas. E a ministra Cida Gonçalves, hoje, coordenou junto à secretaria estadual da Mulher, Abigail Cunha, o grande fórum de políticas públicas às mulheres”, pontuou o governador.

Maranhense e ministra dos Povos Indígenas (MPI), Sônia Guajajara destaca que receber a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman, a maior honraria do Legislativo Estadual Maranhense, é um prêmio em reconhecimento também de uma trajetória de luta pela coletividade.

“O deputado Ricardo Arruda muito me honra com essa comenda, a maior honraria da Assembleia Legislativa. Eu fico muito feliz nesta noite em poder ser premiada, é um reconhecimento que, com certeza, eu receberia se não tivesse uma trajetória com o princípio da coletividade. Eu jamais teria esse reconhecimento se eu tivesse feito essa luta sozinha”, agradeceu a ministra do MPI.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, recebeu o Título de Cidadão Maranhense e afirmou que a responsabilidade da cidadania maranhense fortalece ainda mais os laços com o estado.

“Eu quero agradecer, de coração, como brasileiro e piauiense, por essa oportunidade de receber aqui essa nova certidão que vou guardar com muita honra e orgulho. Agradeço muito pela aprovação desta casa, o povo do Maranhão sempre foi um povo irmão, então, esse título faz ainda mais fortes esses laços. Que Deus possa me abençoar e que eu seja digno desse momento aqui hoje, honrando o povo do Maranhão”, disse o ministro Wellington Dias.

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos (MDH), Aparecida Gonçalves, que veio ao Maranhão para acompanhar o Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres e o lançamento da Casa da Mulher Brasileira de São Luís, agradeceu por todo o reconhecimento obtido Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), com o recebimento da Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman.

“O diálogo com movimentos de mulheres nos Estados é sempre um aprendizado e faz parte da minha história. Para terminar, tive a honra de receber a maior homenagem concedida pela Assembleia Legislativa do Maranhão, a Medalha Manuel Beckman, por serviços prestados no campo do enfrentamento da violência contra as mulheres”, comemorou a Ministra da Mulher.

Para a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputada Iracema Vale, conceder as comendas aos ministros é uma forma de honrar aos que têm oferecido auxílio importante ao estado.

“A gente está muito feliz pela oportunidade de ter três ministros no Maranhão. Isto mostra o prestígio do nosso governador em âmbito nacional. E a Assembleia Legislativa vê-se comprometida pelas causas do Maranhão e com as pessoas que auxiliam, e têm serviços prestados ao nosso estado”, disse a presidente da Alema.

Polícia Militar do Maranhão passa a ter novo comandante geral


Fonte: Secom
Texto: Jock Dean
Fotos: Gilson Teixeira


A partir desta sexta-feira (26), a Polícia Militar do Estado do Maranhão (PMMA) passa a ter novo comandante geral. O coronel Paulo Fernando Moura Queiroz assume a função no lugar do coronel Emerson Bezerra da Silva, que ocupava o posto desde 7 de abril de 2022. A solenidade de posse aconteceu na Sala de Reuniões do Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado.

A mudança, segundo o governador Carlos Brandão, faz parte da rotina administrativa do governo. Ele agradeceu ao coronel Emerson Bezerra da Silva pela dedicação e pelo trabalho realizado enquanto esteve à frente da corporação e deu boas-vindas ao coronel Paulo Fernando Moura Queiroz, ressaltando sua confiança no militar.

“Esta é uma troca salutar, faz parte da rotina do governo. Para o coronel Paulo eu sei que será um grande desafio, mas eu confio na competência, na lealdade e na dedicação dele para fazer um bom trabalho. O coronel Emerson fez um excelente trabalho, as estatísticas mostram os avanços na Segurança Pública do Maranhão e agora nós vamos trabalhar para avançar mais”, afirmou o governador Carlos Brandão. 

O coronel Paulo Fernando Moura Queiroz estava como chefe do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. O novo comandante da PMMA tem 48 anos, e, além de coronel, é bacharel em Segurança Pública e especialista em Gestão e Segurança Pública. 

O secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins, destacou o preparo técnico da Polícia Militar. “A Polícia Militar sempre foi comandada por coronéis preparados e competentes. O coronel Emerson fez um trabalho com muito zelo e sempre se empenhou para exercer o seu comando da melhor forma possível. Ao coronel Paulo Fernando desejo também um bom comando, promovendo um Maranhão seguro para todos”, disse.

Após ser empossado, o coronel Paulo Fernando Moura Queiroz ressaltou que vai trabalhar para aumentar o contato direto e estreitar a relação entre a Polícia Militar e a população. “Nossa atuação será transparente, participativa e cultivando a satisfação da população. Também iremos maximizar a integração entre a Polícia Militar e as demais forças de segurança do Estado, desempenhando nosso trabalho de forma mais célere e eficaz à população maranhense”, assegurou.

Já o agora ex-comandante da PMMA, coronel Emerson Bezerra da Silva, fez um balanço do período em que esteve à frente da instituição. “Assumi a função em abril de 2022 e nesse período priorizamos quatro eixos de ações. A valorização profissional, ampliação dos serviços prestados pela Polícia Militar, a realização de operações policiais que reduziram os índices de criminalidade e novos investimentos na corporação. Todos estes eixos foram alinhados com as determinações do Governo do Estado e que produziram muito êxito em redução dos indicadores de criminalidade, fazendo do Maranhão o sétimo estado na redução do total de homicídios em 2022, um índice de 8%”, informou.

Agora, o coronel Emerson Bezerra da Silva passa a ocupar a função de chefe do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

Currículo

Maranhense, natural de Presidente Dutra, o novo comandante geral da Polícia Militar do Estado ingressou nos quadros da instituição há 26 anos, onde comandou diversos batalhões policiais na capital e principais cidades do interior do Maranhão. Em São Luís, esteve à frente da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), da 1ª Unidade de Segurança Comunitária, e do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM). 

Foi, ainda, comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM) de São José de Ribamar, na Grande Ilha, além de comandante de batalhões em Caxias, Pinheiro, Balsas, Alto Parnaíba, Carolina, Tasso Fragoso, entre outros. Também atuou no Serviço de Inteligência e entre outras áreas foi secretário-adjunto do Gabinete Militar do Governador Carlos Brandão, em 2022.

Participaram da solenidade a presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputada Iracema Vale, os deputados estaduais Roberto Costa e Dra. Viviane Martins; os secretários-Chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira; Articulação Política, Rubens Pereira; de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; de Comunicação, Sérgio Macedo; a secretária-Chefe do Gabinete do Governador, Luzia Waquim; o secretário-Chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Aldrin Soares; o sub-secretário de Administração Penitenciária, Fredson Maciel; o delegado geral da Polícia Civil, Jair Paiva; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto Araújo; a perita geral da Perícia Oficial de Natureza Criminal do Maranhão, Kelly Veiga.

ESCOLA DICA PEREIRA RECEBE VISITA DO SECR. DE EDUCAÇÃO APÓS RECEBER VÁRIAS MELHORIAS ESTRUTURAIS


 

TIMBIRAS: SEC. DA SAÚDE REALIZA NA UBS DO SÃO SEBASTIÃO AS AÇÕES HIPERDIA


terça-feira, 23 de maio de 2023

Caravana da Saúde realiza atendimento aos moradores do Marajá e localidades vizinhas.


 

SELO "PREFEITO EDUCAÇÃO" É CONCEDIDO A TIMBIRAS NA CATEGORIA BRONZE: SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO COMENTA.


 

SEBRAE e Prefeitura Municipal, realizam semana do MEI em Coroatá


 

Secretaria de infraestrutura de Coroatá realiza implantação de iluminação em LED no bairro da União


 

TIMBIRAS: PRÉ-JOGOS SÃO AQUECIMENTOS PARA A CHEGADA DOS JET'S EM JUNHO


 

TIMBIRAS: PREFEITURA REALIZA MELHORIAS ESTRUTURAIS NA ESCOLA PAULINO DOS SANTOS


 

segunda-feira, 22 de maio de 2023

FOTOS - VEJAM ALGUMAS IMAGENS ANTIGAS DE TIMBIRAS.

ALCATÉIA ESCOLA DE SAMBA DE TIMBIRAS
Escola de Samba ALCATÉIA
Robson participando no carnaval em Codó
Robson recebendo o troféu
Grande Robson Alvim

Saudoso Roberto Alvim, Zé Poti (Alcatéia)
Turma boa no carnaval a mais de 35 anos atrás em Timbiras, veja o nome de cada um na foto, escrito de caneta

         Robson Alvim na escola de Samba Alcatéia

                              
Antiga Prefeitura de Timbiras

Antiga TELMA

Nenzinho sua irmã Silvia e seu irmão Chaguinha

Cidão com a Angela do Bairro

Carnaval de 1991, Pelado da Machine, Tinha e o Professor Riba Papagaio

Centro Catulo Alvim

Epoca da praça do Coreto

Drº Antonio Borba
Ex-prefeitos Robson recebendo do ex-prefeito Chagas Rodrigues um troféu no carnaval


Dupla de jogadores Reginaldo e Valdecy Machado

Dupla de jogadores Valdecy e Sidão



LIEST - LIGA ESPORTIVA TIMBIRENSE

Santos do Mont de Valdecy Machado

Seleção timbirense

Ex prefeito Nenen Abdalla

Igreja Matriz


Mercado de Timbiras antigamente

Reporter José carlos o bom de bola e o ex prefeito Robson Alvim

Guarani FC
Construção da Ponte José Sarney que liga o bairro São Sebastião

Ponte Preta no Peladão




Seu Nenen Abdalla e seu Zé Maria Alvim

Adicionar legenda

Seu Nenen Abdalla e seu Domingo Luis

Nacor e Corvelo ex vereadores de Timbiras







Cajueiro FC, grande e saudoso Duti

Chiquinho Inacio trabalhando na aviação Timbira



José Maria Alvim com o José Sarney

Leleco, Claudio Caldas e Bebeto Mohana





Família Alhadef  - Saullo, Laercia, Ana Célia, Silvio Ramon e Cinthya



Léo dos Teclados, Manoel Rocha e Junior Ramos


Roberto Aguiar, Tio Laercio, Paulo do Aroldo, Victor Alcobaça e COCÃO

Maria Dos Remédios minha MÃE A DORRÉ

Políticos anos 90, Nonato Sampaio, Dr. Borba, Nacor. Gilvan, Locutor Indio










Jamil Sales


Turma boa, alguns eu lembro como: Neto, Gilvan, Linaldo,Pepê, Flavio Almeida e Sibite

Turma boa, agachado o saudoso moreno Saci

Cinthya, Fernanda da Zezé e Negão do Kerrú




































F
EX-PREFEITO DR ROBSON ALVIM, ATRAS EX-PREFEITO RICARDO ARCHERGASTÃO VIEIRA E EDSON LOBÃO

ATRAS DO EX-PREFEITO ROBSON FRANÇA O ANTIGO MERCADO MUNICIPAL

MUNDOCA ALVIM

CATULO ALVIM

AUREA ALVIM NO ARENA 2

GRACHO ALVIM

BENEDITO ALVIM

CAEMA

Grande goleiro Calhau de Timbiras