Flávia Alves é uma jovem mulher, advogada, professora e ambientalista. Seu nome ainda desconhecido pelo grande público no começo da campanha eleitoral de 2022, logo e rapidamente passou a ser presença constante nas análises e listas de candidaturas competitivas à Câmara Federal.
Com uma plataforma diversificada por temas como participação das mulheres na política, igualdade de gênero, meio ambiente e sustentabilidade, desenvolvimento regional, saúde para todos e educação inclusiva, a campanha de Flávia assumiu uma relevância e protagonismo que não eram esperados.
Nesse sentido, Flávia aparece hoje como uma candidatura progressista, com apoios relevantes em setores da juventude, professores e intelectuais, prefeitos e lideranças populares. Não podemos esquecer que política é, antes de mais nada, um processo de circulação de afetos. Flávia começou com uma candidatura despretensiosa, mas sua leveza política e capacidade de conquista, transformou sua candidatura em realidade.
Com uma expectativa de renovação na composição da bancada federal do Maranhão na Câmara Federal, Flávia aparece como uma das favoritas na lista desta renovação. Temos hoje 18 deputados federais homens. A eleição de Flávia já se justifica por razões programáticas, mas, sobretudo, podemos dizer que ela representa a potência e a necessidade de ocupação dos espaços de poder por mulheres.
É muito difícil dizer o que acontecerá dia 2 de outubro, quando as urnas forem abertas. Todavia, é impensável não esperar que Flávia seja eleita dentro das 18 vagas em disputa para a Câmara Federal pelo Maranhão.
Será uma vitória não apenas de Flávia, mas da política e de todos nós que clamamos por uma sociedade mais justa, igualitária, fraterna e emancipada.
Por Roberto Fernandes Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário