Dez times brigarão por 04 vagas nas semifinais e neste domingo (23), acontecerá a 2ª Rodada do mais importante torneio de futebol do maior Bairro de Timbiras.
A competição tem os seguintes apoiadores:
Apoio: Prefeitura Municipal de Timbiras, Prefeito Paulo Vinicius, Secretaria Municipal de Esporte (Maurílio Corrêa), Vereadora Ozzy Oliveira, Vereador Prof. Manoel, Vereador João Marcos, João Pedro Advocacia e Consultoria Jurídica, Silvio Ramon o Gato da Mídia, Dr. Paulinho Melo, Aliança Fibra, Posto Pré-Sal 2, Branca do Mexerico e Presidente da Associação do Povoado Arrendamento Baby
Organização: Zé do Bolo, Cleiton, Marcondes e Milton.
Uma importante reunião aconteceu no povoado Santa Rosa, a 35 km da sede do município de Timbiras (MA), marcando o início de uma nova fase para a comunidade: a chegada da energia elétrica. A iniciativa foi liderada pelo professor José Francisco, conhecido como Nanudo, que mobilizou moradores e autoridades para apresentar o projeto, elaborado em parceria com o ex-prefeito e atual secretário de governo, Antônio Borba, o prefeito Paulo Vinicius, vice-prefeito Edmundo Luiz e a empresa Equatorial.
Segundo Nanudo, o projeto representa a realização de um sonho antigo da população local, que agora poderá contar com serviços essenciais como internet, refrigeração de alimentos e até melhorias na produção agrícola, com a instalação de máquinas para cortar ração e poços artesianos. A eletricidade, segundo ele, traz não só luz, mas dignidade e mais qualidade de vida para todos.
Durante o encontro, foram feitos diversos agradecimentos aos envolvidos, incluindo o deputado federal Marreca Filho e o representante da Equatorial, Renato, pelo esforço conjunto para viabilizar o projeto. A obra, que vinha sendo reivindicada desde 2017, é vista como uma grande vitória da comunidade e uma demonstração de como parcerias políticas e o envolvimento popular podem transformar realidades no interior do Município.
Philip Haegler sofreu uma queda enquanto praticava parapente em São Conrado
Na tarde desta quinta-feira, 20, o piloto Philip Haegler, bicampeão brasileiro de asa-delta, morreu após sofrer uma queda de parapente em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, Haegler foi encontrado com ferimentos graves e levado ao Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon. Apesar dos esforços da equipe médica, ele não resistiu. Além dos títulos nacionais, Philip também presidiu a Confederação Brasileira de Voo Livre e era uma figura reconhecida no esporte.
O Clube São Conrado de Voo Livre publicou uma nota nas redes sociais lamentando a morte do piloto. No texto, a entidade destacou o impacto de Philip na comunidade do voo livre, sua dedicação ao esporte e o legado deixado ao longo de décadas.
A nota afirmou que Haegler era conhecido pela generosidade e pela paixão pelo voo, mencionou a contribuição dele para melhorias de segurança na modalidade durante sua gestão na Confederação Brasileira de Voo Livre e ressaltou que ele foi uma presença marcante na história do clube. O comunicado também informou que as operações do local estarão suspensas neste fim de semana em homenagem ao piloto.
A Secretaria Municipal de Agricultura de Timbiras recebeu nesta quarta-feira(19), uma nova remessa de alimentos produzidos por agricultores locais, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Melancias, alfaces, biscoitos caseiros e outros itens cultivados e preparados na própria região agora fazem parte da merenda escolar servida aos alunos da rede municipal. Segundo o secretário André Rodrigues, a iniciativa valoriza o pequeno produtor, substitui produtos industrializados por alimentos mais saudáveis e fortalece a economia local ao garantir renda direta às famílias agricultoras.
Com apoio do prefeito Paulo Vinícius, a gestão promoveu mudanças importantes, como a troca do óleo por azeite e a inclusão de produtos frescos e caseiros. O impacto é duplo: além de melhorar a qualidade da alimentação nas escolas, os próprios pais dos alunos se tornam fornecedores dos alimentos, gerando um ciclo de produção e consumo dentro da comunidade. "Esse é o nosso compromisso: fazer a agricultura crescer e melhorar a vida do povo de Timbiras", destacou o secretário, reforçando a continuidade das ações em prol da agricultura familiar.
Na manhã desta quarta-feira (19), o Centro de Ensino de Tempo Integral Lourdes Coelho realizou com sucesso o projeto “Minha Escola Lê”, que neste ano trouxe o tema Descendo Histórias, Celebrando Inclusões. O evento envolveu toda a comunidade escolar com salas temáticas, saraus literários e apresentações culturais que abordaram a diversidade humana, com destaque para povos tradicionais, inclusão de pessoas com deficiência, identidade racial e cultura digital. O objetivo foi incentivar a leitura do mundo real, promovendo reflexão sobre as diferenças e o respeito às múltiplas vivências presentes no ambiente escolar.
Os alunos participaram ativamente das atividades e destacaram como o projeto contribuiu para ampliar seus conhecimentos e quebrar preconceitos. Temas como autismo, racismo, tradições indígenas, quilombolas e outras expressões culturais do Maranhão foram tratados de forma sensível e educativa. “A gente aprende que ninguém é inferior pela cor ou condição. Isso toca o coração e fica para a vida toda”, disse um estudante. Para os educadores, o projeto consolida o papel da escola como espaço de inclusão, formação crítica e valorização da ancestralidade.
Representantes da rede municipal de ensino elogiaram a autonomia dos alunos e o protagonismo demonstrado nas apresentações. Segundo a coordenação, o projeto vai além da leitura tradicional e promove uma aprendizagem viva e prática. “Estamos vendo aqui uma escola inclusiva de verdade, que coloca em prática os valores que defendemos: respeito, diversidade e conhecimento”, destacou o gestor. O evento marcou um momento de celebração do aprendizado e reafirmou o compromisso da escola com uma educação mais humana e integradora.
Quadro municipal possui 315 servidores contratados irregularmente
Em resposta ao pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Santa Luzia, a Justiça determinou, em 23 de outubro, que o prefeito do município de Alto Alegre do Pindaré (termo judiciário), José Francinete Bento Luna, abstenha-se de realizar contratações temporárias ou precárias enquanto o concurso público realizado em 2020 enquanto estiver válido.
A decisão, proferida pelo juiz Bruno Barbosa Pinheiro, acolhe as solicitações feitas pelo promotor de justiça Leonardo Santana Modesto, em Ação Civil Pública ajuizada em 22 de outubro de 2025. A multa por descumprimento estabelecida é de R$ 1 mil diários, até o limite de R$ 100 mil. O montante deve ser revertido ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.
Outra determinação é que sejam apresentados, no prazo de 15 dias, documentos comprobatórios sobre a situação orçamentária do Município e as dotações específicas existentes para a nomeação dos cargos previstos no certame.
A Justiça determinou, ainda, a apresentação de um plano de ação e substituição gradual dos 315
contratados irregularmente pelos concursados aprovados, indicando prazos razoáveis para a nomeação, como definidos pelo Tribunal de Justiça do Maranhão e Supremo Tribunal Federal (STF). Também deve ser apresentada uma justificativa sobre a manutenção das contratações temporárias nos cargos onde já existem aprovados.
ELEVADO NÚMERO DE CONTRATAÇÕES
O concurso foi homologado em julho de 2022, mas até hoje diversos aprovados continuam sem nomeações porque a Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré permitiu o ingresso de contratados na administração municipal em desobediência à Constituição.
Após representações de candidatos aprovados preteridos, o MPMA pediu ao Município a relação de todos os servidores contratados sem concurso público, com indicação dos nomes, cargos e locais de lotação. Entretanto, foi comprovado que apenas 68 candidatos aprovados foram convocados para nomeação.
Além disso, dos 494 professores, somente 43 são concursados. De 32 enfermeiros, três são concursados. De acordo com as informações da própria Prefeitura, atualmente, o Município tem, pelo menos, 745 servidores contratados.
“Há anos, o Município tem sido um símbolo negativo da contratação precária de servidores públicos, nas mais diversas áreas de atuação. Esse modo pessoal de seleção, fere a igualdade e a eficiência, além de ser um ônus à democracia”, ressalta o promotor de justiça.
O Ministério Público do Maranhão alerta a população para golpes praticados por criminosos que utilizam perfis falsos no WhatsApp, com DDD de outros estados, se passando por membros da instituição.
O MPMA esclarece que não realiza intimações, cobranças ou solicitações de valores por WhatsApp, tampouco utiliza mensagens informais para tratar de procedimentos oficiais.
Qualquer contato suspeito deve ser ignorado, bloqueado e denunciado imediatamente à Ouvidoria do MPMA, pelo canal oficial: