TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quinta-feira, 23 de junho de 2022

CATARATA – MORADORES DA REGIÃO DOS COCAIS VÃO SER BENEFICIADOS POR MUTIRÃO DE CIRURGIAS OFTALMOLÓGICAS NO HOSPITAL REGIONAL DE TIMBIRAS


 (ASCOM - HRT)

O Hospital Regional de Timbiras realiza de 29/06 a 02/07, o mutirão de catarata e pterígio.  A ação que integra o programa estadual “Mais Cirurgias”, é executada pela parceria entre a  Secretaria de Estado de Saúde (SES), Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), e HRT. Para fazer o procedimento cirúrgico, não existe agendamento prévio, já que as cirurgias serão feitas por ordem de chegada. As regras são estabelecidas pela Emserh e o paciente deve portar original e cópia do RG, Cartão do Sus e comprovante de residência.

A administração do hospital comunica que é obrigatório o uso de máscara, já que o estado voltou a notificar novos casos de covid19 e alerta da presença da varíola dos macacos.

O objetivo do mutirão é reduzir a demanda da região por esse tipo de serviço e promover melhor qualidade de vida aos cidadãos. A ação é de iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde.

CATARATA

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas. A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início. Mas com o tempo, a catarata acabará por interferir na visão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas. Como a expectativa de vida da população mundial está aumentando, o número de pessoas com catarata tende a crescer. A catarata é também uma importante causa de baixa visão em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário