Depois
da fase de testes, no início do segundo semestre, agora está a todo
vapor o transporte da carga de fertilizantes por meio de ferrovia
(Carajás/Norte-Sul) entre o Porto do Itaqui e as zonas produtoras. O
investimento da Companhia Operadora do Porto do Itaqui (COPI) para
construir o mais moderno terminal de fertilizantes da América Latina se
consolida com a entrada em operação do ramal ferroviário que leva essa
carga do porto até o terminal de transbordo em Palmeirante (TO).
Com
o novo trecho de ferrovia, a operadora coloca no mercado uma oferta
diária de até 40 vagões (3,7 mil t). Para isso, conta com um moderno
sistema de correias transportadoras, o que permite a descarga de um
vagão de 100 toneladas em 7 minutos.
“Agora
com todo o sistema em funcionamento, o terminal da COPI, junto a outros
grandes empreendimentos implantados no porto público do Maranhão, como
Tegram e terminais de granéis líquidos, demonstra a força da cadeia
produtiva dos grãos e a confiança do setor privado para investir no
porto público do Maranhão”, afirma o diretor de Operações do Porto do
Itaqui, Jailson Luz.
De
acordo com a equipe de operações da COPI, a ferrovia já vem
apresentando desempenho planejado para os primeiros carregamentos, com
733 toneladas de carga expedidas por hora. A capacidade inicial do
sistema é de 1,5 milhão de toneladas/ano (pode aumentar mediante
demanda).
Todo
o sistema mecanizado da operadora possui capacidade para movimentar até
4 milhões de toneladas de fertilizantes por ano. E essa infraestrutura
vai ganhar o reforço de um terceiro guindaste móvel de alta performance,
previsto para entrar em operação a partir de 2023.
“O
Porto do Itaqui é a base dos nossos investimentos para atender à
crescente demanda do mercado, a alavanca principal de crescimento da
COPI a partir do novo terminal e integração com o sistema ferroviário. E
além do crescimento normal que vem alcançando nos últimos anos, o porto
deve aumentar sua participação no Arco Norte do país”, afirma o CEO da
COPI, Guilherme Eloy.
O
investimento total da companhia no corredor Centro Norte de
fertilizantes está estimado em R$ 300 milhões. Desses, aproximadamente
R$ 120 milhões foram para a primeira etapa e o restante para o novo
projeto de expedição ferroviária do terminal no Porto do Itaqui e no
terminal multimodal dedicado ao transbordo e logística de interior a
partir de Palmeirante, região central do Tocantins.
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