TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

PROJETO CONCEITO SOCIAL REALIZARÁ DE 2 A 5 DE SETEMBRO ATENDIMENTOS OFTALMOLÓGICOS GRATUITOS .

Quem somos? 

O Projeto Conceito Social surgiu da necessidade e carência de atendimento médico oftalmológico nas comunidades do Estado do Maranhão. Fundado em julho de 2019 o Projeto leva informação como a principal ferramenta de prevenção, além de atendimento médico gratuito e especializado. 

Desde sua fundação, o Projeto atuou em mais de 70 comunidades do Estado proporcionando consultas oftalmológicas gratuitas que permitem o diagnóstico de doenças oculares e distúrbios refrativos, além de encaminhamentos para os casos cirúrgicos.

REFRAÇÃO COMPUTADORIZADA

É um exame que verifica a necessidade do uso de lentes corretivas, para melhorar a visão. Indicado para miopia, hipermetropia, astigmatismo, ceratocone e refração de crianças. Alta tecnologia para receita de óculos por computador, que auxilia o médico na determinação do grau de lente a ser indicado.

RETORNO MEDICO

O médico oftalmologista realiza individualmente exames de refração, biomicroscopia, fundoscopia e tonometria de acordo a necessidade de cada paciente.

EXAMES DE REFRAÇÃO 

Aparelho composto por um conjunto de lentes corretivas usado para encontrar o grau de refração que melhor satisfaça a acuidade visual do paciente.

EXAMES TONOMETRIA 

Afere a pressão intraocular, indicado para o diagnóstico precoce do glaucoma.

FUNDOSCOPIA FUNDO DO OLHO

Exame que analisa a retina e o nervo óptico do paciente, fundamental para o diagnóstico de retinopatias, diabetes, glaucoma etc. 

EXAME DE BIOMICROSCOPIA

Exame utilizado para avaliar as estruturas do segmento anterior do olho (córnea, íris, cristalino).

NÚMEROS DO PROJETO 

No per íodo de Julho de 2021 a dezembro de 2022, foram realizadas 82 Ações Sociais de Saúde Visual com média de 700 atendimentos cada, beneficiando mais de 55 mil pacientes em todo Maranhão. Destes, 25% dos pacientes necessi taram de tratamentos cirúrgicos, os quais foram encaminhados para o Sistema Único de Saúde (SUS) para a devida continuidade no tratamento. 

Da parcela de pacientes com patologias , muitos possuíam sintomas mas não possuíam nenhum conhecimento sobre a doença , o que evidencia a necessidade das palestras educativas e preventivas, a fim de informar os pacientes sobre as principais doenças, sintomas e cuidados básicos para evitar o surgimento ou  avanço de patologias como catarata, glaucoma e pterígio. Os distúrbios refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia ) estavam presentes em 90 % dos pacientes atendidos.

VEJA A ENTREVISTA COM O CORRDENADOR DO PROJETO ANDRÉ AIRES

Nenhum comentário:

Postar um comentário