O Ministério Público do Maranhão participou do 2º Congresso Nacional de Comunicadores do Ministério Público (Conacomp), realizado de 7 a 9 de agosto, na sede do MP de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Representaram o MP do Maranhão a coordenadora de Comunicação do MPMA, Poliana Ribeiro, e os servidores Fabíola de Mesquita e Rodrigo Freitas.
O objetivo do congresso foi promover a troca de experiências e fomentar reflexões sobre os principais desafios da comunicação pública institucional, com destaque para o uso da inteligência artificial e de novas tecnologias como forma de fomentar a atuação e os resultados para a sociedade.
Participaram do evento, que teve palestras de especialistas em diferentes áreas da comunicação, além de estudos de caso e debates, representantes dos Ministérios Públicos de 24 estados brasileiros, além de ramos do Ministério Público da União. Foram discutidos no evento temas como Inteligência Artificial, produção de vídeos institucionais e campanhas nacionais.
PROGRAMAÇÃO
A palestra de abertura foi ministrada pela jornalista da TV Globo Dulcinéia Novaes, que falou sobre os desafios da comunicação na atualidade e destacou um pouco de sua trajetória profissional de mais de 40 anos de jornalismo.
A programação seguiu na quinta-feira (8) com a participação do procurador-geral de Justiça do MPMG, Jarbas Soares Júnior; do presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, Moacyr Rey Filho; do procurador-geral de Justiça do MPBA e presidente do Grupo Nacional de Comunicação, Transparência e Publicidade (GNCOM) do CNPG, Pedro Maia Souza Marques, e do coordenador-geral do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público, Paulo Roberto Ishikawa.
Após a apresentação do projeto MP Digital, por Moacyr Rey Filho e Paulo Roberto Ishikawa, foi realizado um painel com relatos de representantes de três MPs sobre cenários de crise: MPRS, com as recentes enchentes no estado; MPMG, com o rompimento de barragens de mineração; e o MPDFT, com os desafios durante a pandemia de Covid-19.
Na sexta-feira (9), a programação teve o painel “IA: tecnologia a favor da Comunicação Pública”, com Fernando Souza, professor e palestrante em Negócios Digitais, Marketing e Inovação e integrante da ABC Pública pelo TJMA; e Geane Carvalho Alzamora, pesquisadora e professora de Comunicação Social da UFMG, mestra e doutora em Comunicação e Semiótica.
O 2º Conacomp foi promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE).
Redação: CCOM-MPMA com informações do MPMG
Fotos: Asscom/MPMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário