A Secretaria Municipal de Saúde de Timbiras iniciou as ações da campanha Março Lilás, voltada ao combate e à prevenção do câncer do colo do útero. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Jamerson Baldez, no bairro Anjo da Guarda, a mobilização teve grande participação do público feminino. Segundo a equipe responsável, o envolvimento da comunidade tem sido fundamental para fortalecer eventos de orientação e cuidado com a saúde da mulher.
Durante a ação, o principal destaque foi a realização do exame de citologia oncótica, conhecido como Papanicolau, considerado essencial para identificar alterações que podem evoluir para a doença. Profissionais de saúde explicaram que, embora o câncer do colo do útero seja mais frequente em mulheres acima dos 40 anos, a prevenção deve começar antes, com o exame sendo indicado a partir dos 25 anos. A recomendação é que o rastreamento seja feito anualmente e, em casos sem alterações nos primeiros resultados, passe a ser realizado a cada três anos.
A campanha também reforçou a importância da vacinação contra o HPV, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, como uma das principais formas de prevenção. Além dos atendimentos, as participantes destacaram a necessidade do autocuidado e da realização regular dos exames preventivos. A orientação dos profissionais é clara: quanto mais cedo a doença for identificada, maiores são as chances de tratamento e cura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário