TIMBIRAS CONTA COM ALIANÇA FIBRA E CASAS SAMPAIO

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

CODÓ – MPMA realiza vistorias no Hospital Geral Municipal e no CAPS II

 

Membro do MPMA e representantes de conselhos vistoriaram Hospital Geral

O Ministério Público do Maranhão, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Codó, realizou vistorias no Hospital Geral Municipal de Codó (HGM) e no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, nos dias 18 e 19 de novembro de 2025. As inspeções integram procedimentos administrativos que acompanham as políticas públicas de saúde no município.

A fiscalização no HGM ocorreu no dia 18 de novembro e foi conduzida pelo promotor de justiça titular da 1ª Promotoria de Codó, com atribuição na defesa da saúde, Raphaell Bruno Aragão Pereira de Oliveira, acompanhado por representantes dos Conselhos Regionais de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, além do Conselho Municipal de Saúde. A visita analisou o funcionamento do hospital e verificou recomendações feitas anteriormente pelo Ministério Público

Durante a inspeção, foram visitados setores como Unidade de Terapia Intensiva, farmácia, regulação, serviços de psicologia e serviço social, refeitório, áreas de internação, enfermagem, pediatria, obstetrícia, centro de parto normal e obras em andamento. Também foram apresentadas informações sobre novos serviços, incluindo o futuro Centro de Imagem do hospital.

Ao final, o Ministério Público reuniu-se com a direção do hospital e representantes dos conselhos profissionais para apresentação das observações colhidas e alinhamento sobre o envio dos relatórios técnicos das entidades fiscalizadoras.

VISTORIA

No dia 19 de novembro, o Ministério Público inspecionou o CAPS II de Codó, unidade responsável pela oferta de serviços de saúde mental. A equipe foi recebida pela direção administrativa, que apresentou o funcionamento do serviço, fluxo de atendimentos e estrutura física disponível

Foram verificadas as atividades ofertadas, a rotina de atendimentos psiquiátricos, casos graves e persistentes, acolhimento de adolescentes, encaminhamentos de outras unidades de saúde e ações de busca ativa realizadas pela equipe. A direção também informou a previsão de construção de uma nova sede do CAPS II, com entrega prevista para 2027.

As vistorias subsidiam recomendações que podem ser expedidas pela 1ª Promotoria de Justiça de Codó, no âmbito dos procedimentos administrativos em curso, com foco no aprimoramento dos serviços públicos de saúde oferecidos à população do município.

Redação: CCOM-MPMA

HORTA E ANJO DA GUARDA SÃO FINALISTAS DA COPA INTERBAIRROS 2025 EM TIMBIRAS

O estádio municipal Alvinzão foi cenário de muita emoção nas semifinais da Copa Interbairros 2025, que contou com arquibancadas cheias e torcida vibrante. As partidas definiram os dois finalistas do torneio: Horta e Anjo da Guarda. O destaque ficou para a vitória convincente do Anjo da Guarda por 3 a 0, com atuação segura desde o início do jogo. O jogador Daniel comemorou a vaga na final, elogiando a união do grupo e o foco mantido ao longo da competição.

A organização celebrou o sucesso do evento, destacando a qualidade dos jogos e o trabalho da arbitragem. A final está marcada para a próxima quarta-feira, dia 10, com expectativa de novo recorde de público. Segundo os organizadores, a competição tem fortalecido o esporte local e promovido o espírito esportivo entre atletas e torcedores de toda a cidade.

Homem é baleado no Bairro Anjo da Guarda em Timbiras

Uma tentativa de homicídio ocorreu na noite desta terça-feira (02), por volta das 19:40h na rua do Fio Bairro Anjo da Guarda nas proximidades da ponte do Rodrigo.

Segundo informações colhidas e repassadas a nossa central de jornalismo, a vitima baleada foi identificada como RAIMUNDO BATISTA DA CONCEIÇÃO, que de acordo com testemunhas não tinha nada haver com a balburdia, e acabou sendo baleado por vários tiros, a vitima foi socorrida até o HRT - Hospital regional de Timbiras aonde segue internada, até o momento ainda não sabemos como está o estado de saúde de Raimundo.

A Policia Militar esteve no local e fez varias rondas por todo quarteirão e não conseguiu prender os dois suspeitos. De acordo com Sargento Franklin que estava de plantão na guarnição, foram encontrados ao menos (07) sete estojos de pistola Ponto 40. Os suspeitos seguem foragidos e não foram identificados até o momento. A confusão era com parentes de Raimundo, e ele tomou as dores e os suspeitos juraram em retornar e acabaram vindo e tentado contra ele. 

A motivação da tentativa de assassinato será investigada pela policia civil, a qualquer momento mais detalhes sobre essa ocorrência.


terça-feira, 2 de dezembro de 2025

UBS DO BAIRRO MUTIRÃO PROMOVE AÇÃO DO “DEZEMBRO VERMELHO” COM FOCO NA PREVENÇÃO AO HIV E IST’s

A Unidade Básica de Saúde Dr. Chagas Rodrigues, localizada no bairro Mutirão, realizou uma reunião especial como parte da campanha nacional “Dezembro Vermelho”, voltada à prevenção do HIV e da Aids. O encontro teve como principal objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância dos exames de rotina e da busca por informações nos postos de saúde. A ação também abordou outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como sífilis e hepatites virais, reforçando a necessidade de cuidados contínuos com a saúde.

Durante a atividade, o gestor da UBS, Bruno Gabriel, alertou para o número ainda alto de casos registrados no município, mas ressaltou que o diagnóstico precoce é essencial para garantir qualidade de vida aos pacientes. “Graças aos avanços da medicina, é possível viver bem mesmo com o vírus, desde que tratado a tempo”, destacou. Ele lembrou que a UBS funciona como porta de entrada para o sistema de saúde, oferecendo atendimento humanizado e acompanhamento regular.

Encerrando a ação, a equipe reforçou que a prevenção é o melhor caminho. Bruno Gabriel destacou que o uso do preservativo continua sendo a forma mais eficaz de evitar essas doenças, além de ser um método de fácil acesso. “Estamos de braços abertos de janeiro a janeiro. Os preservativos e os testes rápidos são gratuitos e estão disponíveis em todas as UBS de Timbiras”, afirmou, incentivando a população a cuidar da própria saúde e buscar informação sempre que necessário.

OBRA DE DRENAGEM EM TIMBIRAS AVANÇA E PROMETE FIM DOS ALAGAMENTOS HISTÓRICOS

O prefeito de Timbiras, Paulo Vinícius, realizou uma vistoria nas obras da galeria de drenagem pluvial que estão sendo finalizadas perto do Terminal Rodoviário. A visita, feita na manhã desta terça-feira(02), teve como objetivo acompanhar de perto os últimos ajustes da obra, que deve ser entregue antes do período de chuvas fortes. A estrutura vai beneficiar pontos críticos da cidade, como o Mercado e o entorno do Farol da Educação, que sofrem há anos com alagamentos.

Durante a inspeção, Paulo Vinícius afirmou que a galeria foi projetada para durar e exigirá apenas manutenções pontuais a cada dois anos. Segundo ele, a intervenção foi feita com qualidade técnica para resolver de vez os problemas de enchente. “Essa obra vai ficar para sempre, uma obra bem feita... para que nunca mais aconteça essas inundações”, disse o prefeito, mostrando satisfação com a agilidade e eficiência da equipe responsável.

O prefeito também destacou os impactos positivos da obra na economia da cidade. A equipe de trabalho é formada por três turmas de trabalhadores locais, o que ajuda a manter o dinheiro circulando em Timbiras. Para Paulo, investir em mão de obra da própria cidade é essencial para fortalecer o comércio e gerar mais oportunidades. A população tem aprovado a iniciativa e muitos consideram a conclusão da galeria como a realização de um sonho antigo.

ALCÂNTARA – MPMA pede regras e fiscalização para bares e espaços públicos


Em Ação Civil Pública (ACP) ajuizada no dia 25 de novembro, o Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Promotoria de Justiça de Alcântara, solicitou, em caráter liminar, que o Município seja obrigado, no prazo de 30 dias, a elaborar e publicar normas para regulamentar o funcionamento de bares, restaurantes e estabelecimentos similares. Assina a manifestação o promotor de justiça Raimundo Nonato Leite Filho.

O MPMA pediu que a Prefeitura seja obrigada a determinar regras para ocupação de calçadas e espaços públicos, garantindo acessibilidade e segurança aos pedestres. Também solicitou que sejam estabelecidos requisitos para licenciamentos ambiental, sanitário, de funcionamento e formas de fiscalização, além de punições em caso de descumprimento.

O MPMA também pediu a fixação de prazo, de até 120 dias, para cumprimento das obrigações, sob pena de multa diária a ser revertida ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

OMISSÃO

Denúncias de moradores relataram excesso de ruído, ocupação irregular de vias públicas, perturbação do sossego e falta de controle pela administração municipal.

“A situação se agravou nos últimos meses, configurando um estado de desordem urbana, com a proliferação descontrolada de estabelecimentos que emitem poluição sonora em níveis intoleráveis, desrespeitando os direitos da população ao sossego, ao meio ambiente equilibrado e à qualidade de vida”, afirmou o representante do MPMA.

A situação levou a Promotoria de Justiça e a Polícia Militar a realizar, em outubro deste ano, uma reunião com representantes da Prefeitura de Alcântara, Guarda Municipal, Polícia Civil e Conselho Tutelar, com o objetivo de encontrar uma solução para a questão.

Foi elaborado um documento com diretrizes sobre o problema e encaminhado à Prefeitura para adoção de providências. Até agora, ainda não foram implementadas medidas concretas para coibir os abusos relatados e regulamentar o funcionamento dos estabelecimentos.

*Redação:* CCOM-MPMA 

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

VEM AI O CURSO GRATUITO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS EM TIMBIRAS



Atenção, morador da cidade de Timbiras e região, chegou uma grande oportunidade! O Programa Nacional Educação Igual para Todos chegou com o curso grátis de Operador de Máquinas Pesadas em Pá Carregadeira, Retroescavadeira e Trator Agrícola..

Isso mesmo! Escolha uma máquina e faça o curso grátis! Não pague, pelo material didático, pelo. Certificado, pelas aulas teóricas ou práticas. É grátis! E o melhor, o curso é para homens e mulheres que desejam ganhar de 3 a 8 mil reais por mês, sem precisar ter carteira de habilitação ou comprovar estudos.

As matrículas estão abertas nesta terça, quarta e quinta-feira, na tenda da BL CURSOS DO BRASIL montada na Praça Benedito Alvim, no Centro de Timbiras

Não perca essa chance de se qualificar e conquistar uma carreira de sucesso. Venha se matricular e garanta o seu futuro.