TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quinta-feira, 8 de abril de 2021

EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DIGITAL. Por Hildenilson Sousa

A educação tem ao longo do tempo utilizado diversos recursos didático-pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem, e como sabemos, desde a 1ª Revolução Industrial ocorrida no século XVIII, a rápida disseminação das informações tem sido uma das características das sociedades na maioria dos lugares do mundo.

No século XXI, época da 4ª Revolução Industrial, a educação tem tido como aliada as tecnologias da comunicação como a internet, que têm possibilitado a professores e alunos uma interação virtual referente à transmissão, assimilação e transformação dos mais variados conhecimentos.

Do ponto de vista científico os educandos são os sujeitos centrais da ação educativa, sendo, portanto, os estudantes o alvo prioritário a ser atingido pelas políticas educacionais, tanto no setor público quanto no setor privado. Uma das formas de ensino que tem se mostrado mais eficaz quando o acesso tecnológico é verdadeiramente universal é a Educação a Distância (EAD).

A educação EAD, que atualmente pode ser acessada a partir de uma gama de plataformas, agrega valor aos novos formatos ensino, com novas linguagens e habilidades necessárias à contemporaneidade da Era Digital.

Todas estas rápidas transformações e demandas  educacionais vem culminando em estudos e pesquisas no campo acadêmico, ou seja, nas Universidades, bem como em esforços governamentais, empresariais e da própria sociedade, na incessante busca de uma educação digital de qualidade que gere e melhore os saberes que beneficiam as coletividades.

Por: Hildenilson Sousa
Historiador e Jornalista. Professor Especializando em Metodologia do Ensino da História

Nenhum comentário:

Postar um comentário