TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

CAMPEONATO MARANHENSE DE DAMAS/2021 COMEÇA AMANHÃ EM SÃO LUIS

Foto - Silvio Ramon Campeão de Timbiras

A AABB/Calhau será palco das disputas da fase final do 29º Campeonato Maranhense de Damas Internacional (tabuleiro de 100 casas) que começa nesta sexta feira 28, a partir das 13 horas, se estendendo até o próximo domingo 30, com jogos pela manhã e à tarde. 

Essa fase final do campeonato contará com a participação de 28 jogadores, sendo 8 (oito) classificados na Seletiva do interior e 20 na seletiva da capital. No total foram 80 jogadores, da capital e do interior, brigando por essas 28 vagas. 

A competição é promovida e organizada pela Federação Maranhense de Jogo de Damas (FMJDm) que vai ofertar uma premiação em espécie para os 10 primeiros colocados, mais troféus para os 3 (três) primeiros e medalhas do 4º ao 10º lugar, além de certificado de participação para todos jogadores. O 29º Campeonato Maranhense de Jogo de Damas/2021 conta com o apoio todo especial da Dra. Iracema, da cidade de Urbano Santos/MA que ofertou a premiação em espécie, troféus e medalhas para os 10 melhores colocados do Campeonato.

Os jogadores classificados na Seletiva do Interior, foram os seguintes: 

✅Paulo Maiobão.

✅Leodam Rodrigues 

✅ Renildo Campos.

✅ Cássio Gonçalo.

✅ Dennis Brasil. 

✅ Miguel Bispo 

✅ Adailton Assunção.

✅Jodson Viana.

✅Wildemarkes Bruno. 

✅Fernando frança

✅Ramon Carvalho. 

✅Edson Mauro.

✅Tomaz Moreira (Curador) 

✅ Fabiano Ewerton.

✅ Laércio Machado. 

✅Cabo Allan. 

✅ Cleiton Santos (Fufuca) 

✅ Glauber Diego.

✅ Benedito Cardoso. 

✅Leandro Santos. 

✅Cícero Sousa (Sapão) Pedreiras.

✅ Antônio Santos (Matoso) Pedreiras.

✅Jacob Silva - Bequimão.

Genivaldo Silva (Cobra) Codó

✅Ivanildo Mazinho - Pio 12 

✅José Arimateia (Ary) Pedreiras.

✅Nilvan Silva - São Bento. 

✅ Antônio Santos (Drim) Coroatá. 

29º CAMPEONATO MARANHENSE DE DAMAS/2021 

R E G U L A M E N T O . DO CERTAME 

Art. I - O 29º Campeonato Maranhense de Damas de 100 casas, é uma competição oficial do Calendário Anual da Federação Maranhense de Jogo de Damas. A competição é organizada pela FMJDm e dirigida pela Comissão Organizadora do evento, composta pelo Presidente, pelo Vice-Presidente, pelo Diretor Técnico, pelo Secretário e pelo Tesoureiro da FMJDm. A competição tem por objetivo principal, apontar o tradicional campeão estadual e também indicar os jogadores mais bem classificados que irão representar o estado em eventos nacionais, promovidos pela Confederação Brasileira de Damas. 

DO LOCAL E HORÁRIOS

 Art. II - A competição será realizada na Associação Atlética Banco do Brasil - AABB São Luís, no Bairro do Calhau, nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, nos seguintes horários: sexta 28: das 13h00 às 17h30; Sábado 29: das 9h00 às 17h00; domingo 30: das 9h00 às 17h00, com intervalo para o almoço nos dias 29 e 30, conforme discriminação abaixo: 

DATA INÍCIO TÉRMINO RODADAS 28/01/2022 12h30 12h55 Cong. Técnico 28/01/2022 13h00 17h30 03 RODADAS 29/01/2022 9h00 12h00 02 RODADAS 29/01/2022 14h00 17h00 02 RODADAS 30/01/2022 9h00 12h00 02 RODADAS 30/01/2022 14h00 17h00 02 RODADAS 

DOS PARTICIPANTES 

Art. III - Só participará do Campeonato Maranhense 2021, o atleta damista que tenha se classificado na seletiva da capital ou na seletiva do interior, que tenha pago a taxa de inscrição estipulada, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) ou que tenha sido especialmente convidado pela FMJDm, por relevantes serviços prestados à essa modalidade esportiva. 

DO SISTEMA DE DISPUTA, TEMPO DE JOGO e CONTAGEM DOS PONTOS 

Art. IV - O 29º Campeonato Maranhense de Damas de 100 casas versão 2021, será disputada pelo Sistema Suíço de Emparceiramento, em 11 (onze) rodadas. O tempo de reflexão será de 35 (trinta e cinco) minutos e mais 05 (cinco) segundos, para cada jogador, em cada rodada. Serão atribuídos 2 (dois) pontos por vitória, 1 (um) ponto por empate e 0 (zero) ponto por derrota, em cada partida. Por essa contagem, será campeão o jogador que somar o maior número de pontos ao término da competição. 

DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE 

Art. V - Em caso de empate entre dois ou mais atletas, em qualquer colocação, serão utilizados os seguintes critérios de desempate: 1º) Score acumulado; 2º) Milésimos totais (Buchholz); 3º) Milésimos medianos (Median Buchholz); 4º) Maior número de vitória; 5º Confronto direto (entre dois jogadores); 6º) Sonneborn Berger. DAS PROIBIÇÕES Art. VI - No transcurso de suas partidas é proibido ao jogador - Aplicar o que estabelece o artigo 41 do CODEX 2020. 

DAS IRREGULARIDADES E PUNIÇÕES 

Art. VII - O jogador que abandonar a competição e não apresentar justificativa por escrito em até 72 (setenta e duas) horas, ficará automaticamente, suspenso das atividades da FMJDm por um período mínimo de 06 (seis) meses. Podendo, entretanto, requerer a conversão de sua suspensão em multa, no valor de equivalente a 1/5 (um quinto) do salário mínimo vigente, se seu pedido for deferido. Para as demais irregularidades previstas nos artigos 41 e 42 do CODEX, serão aplicadas as sanções e punições previstas nos artigos 51 e 52 do CODEX 2020. 

DA COORDENAÇÃO E ARBITRAGEM 

IX. - O Coordenado da competição, responsável pelos emparceiramentos, resultados, contagem de pontos, desempates etc., será o Senhor Wanted Portela Bezerra (Jhony). O árbitro geral da competição será o Senhor José de Arimatéia dos Santos Sousa. § único: Qualquer membro da Comissão Organizadora que estiver presente no local do evento, poderá funcionar como auxiliar da arbitragem em questões omissas a este Regulamento, assim como, o que estabelece os artigos 70 a 77 do CODEX 2020. 

DO JOGO EMPATADO E DA PROPOSTA DE EMPATE 

X. - Em caso de empate, o condutor das brancas é o responsável para informar ao árbitro o resultado da partida. § 1º - Especificamente para os finais de três damas contra uma dama localizada fora da grande diagonal, são considerados empatados após executados 5 (cinco) lances. § 2º - Para todos os demais casos do jogo empatado e da proposta de empate, serão aplicados os artigos 60 a 67 do CODEX 2020. 

DA REGRA, REGULAMENTOS E DOS CASOS OMISSOS 

XI. - Esta Competição se Rege pela Regra Oficial de Jogo de Damas, pela Regra de Competições CODEX 2020 e pelo presente Regulamento. § único: Os casos omissos a este Regulamento serão solucionados pela Comissão Organizadora do evento. 

DA CONDUTA DOS ATLETAS E DAS PENALIDADES 

XII. - Toda atitude antidesportiva ou infração disciplinar cometida contra qualquer membro da FMJDm ou contra qualquer pessoa presente ao local do evento, incluindo os próprios atletas ou, pessoas da plateia, estará sujeita às sanções disciplinares previstas no Estatuto da FMJDm, no CODEX 2020 e no CBJD* *Código Brasileiro de Justiça Desportiva. § 1º - Nos casos em que houver agressões, físicas ou verbais contra qualquer pessoa no local da competição o infrator poderá responder a processos cíveis e/ou criminais, previstos nos Código de Processo Civil e no Código de Processo Penal. . 

DAS DETERMINAÇÕES GERAIS 

Art. XIII - No início de cada rodada é recomendado a cada jogador, que deixe o seu aparelho celular em “modo avião” ou desligado pois, se o mesmo tocar após o primeiro lance de sua partida o árbitro geral ou qualquer um de seus auxiliares, deverá intervir imediatamente e declarar o seu adversário como vencedor daquela partida. 

Art. XIV- Ao término de uma partida os atletas deverão arrumar as peças no tabuleiro, bem como, informar a um dos árbitros, o resultado da partida. 

Art. XV - Durante o curso de uma rodada é terminantemente proibido aos participantes e/ou pessoas da plateia, tecer comentários, emitir opiniões, enviar ou receber sinais sobre qualquer partida em andamento. 

Art. XVI - O atleta que comparecer para jogar em visível estado de embriaguez ou for flagrado consumindo bebida alcóolica no salão de jogos, será automaticamente eliminado da competição. 

Nota da Comissão: 

1. O material necessário para a disputa da competição será fornecido pela Federação mais, se o atleta preferir usar o seu próprio relógio digital, estará liberado para fazê-lo; 

São Luís-Ma, 25 de janeiro de 2022 

VALDIR EGÍDIO SARAIVA Presidente. 

 JOSÉ DE ARIMATEIA DOS SANTOS SOUSA Diretor Técnico

Nenhum comentário:

Postar um comentário