TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quarta-feira, 23 de março de 2022

Secretaria de Meio Ambiente promove plantio de sementes no Riacho São José em alusão ao Dia da Água


A Secretaria de Meio Ambiente promoveu um plantio de sementes e de plantas nativas da mata ciliar às margens do Riacho São José, na última terça-feira (22), data em que se comemora o Dia Mundial da Água. A ação ocorreu durante a manhã e contou com a participação dos Agentes Jovens Ambientais (AJA), PLAN e atiradores do Tiro de Guerra, os plantios são fundamentais para manter a qualidade e os fluxos dos recursos hídricos de Codó e, assim, ajudar na conservação da natureza, já que as matas ciliares têm a função de proteger a água das nascentes, córregos e rios.


“Além disso, a ação garante a ampliação da área vegetal da nossa cidade em harmonia com o Plano Municipal de Arborização. As árvores são importantes também para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos”, destacou a Diretora de Gestão Ambiental, Daniela Rocha. 

A Margem do Riacho São José recebeu diferentes espécies, como Buriti, cento Açaí, Tamboril, Grapiá e sementes. A floresta provê serviços ecológicos para a sociedade, a produção da água é um deles, e é esse o intuito da Secretaria de Meio Ambiente, reflorestar as margens e nascentes dos rios. 

De acordo com a Secretária de Meio Ambiente, Nicole Veras, o jeito, então, é devolver as nascentes as espécies típicas dali, de forma a proteger as fontes de água, “Nascente de água é aquela água que brota no solo. Se deixarmos ela exposta ao sol ela vai secar. E assim daqui a pouco não teremos, mas água”. Afirmou a Secretária.

ASCOM/ Prefeitura de Codó

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.