SECRETARIA DE AGRICULTURA DE TIMBIRAS ORIENTA PRODUTORES SOBRE USO CORRETO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS
Na comunidade Mororó, na região do bairro São Sebastião, a Secretaria de Agricultura de Timbiras promoveu uma importante atividade de orientação para agricultores locais, com foco no uso correto de defensivos agrícolas em culturas como milho e feijão guandu.
O técnico agrícola José Willian explicou que, por se tratarem de culturas diferentes — uma gramínea e uma leguminosa — os defensivos utilizados também precisam ser distintos e aplicados na quantidade e no momento adequado. A prática correta não apenas preserva o solo e o meio ambiente, como garante mais produtividade e segurança alimentar.
“O objetivo é que o agricultor use o produto certo, na dose certa, no momento certo. Assim ele protege sua lavoura, evita desperdício e reduz o impacto ambiental”, destacou o técnico, que também reforçou a possibilidade de seguir práticas ecológicas, caso o produtor opte por não usar defensivos.
O secretário municipal de Agricultura, André Rodrigues, enfatizou que a equipe técnica — formada por agrônomos e técnicos agrícolas — está disponível para prestar assistência gratuita e personalizada aos agricultores familiares. “Um produtor bem orientado produz mais, com qualidade e segurança”, afirmou.
Ele reforçou ainda que a agricultura em Timbiras vem se fortalecendo e mudando a realidade de muitas famílias. “Hoje temos agricultores que deixaram outras ocupações para viver exclusivamente da terra. A agricultura é viável, rentável e essencial, principalmente se for bem orientada”, concluiu.
A iniciativa demonstra o compromisso da gestão com o fortalecimento da produção rural, a valorização da agricultura familiar e a promoção de práticas sustentáveis no campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário