
Na manhã desta terça-feira, 28, representantes de poderes e instituições públicas se reuniram, no Palácio dos Leões, para debater estratégias conjuntas de combate à criminalidade no Maranhão.
Ficou acertado que os participantes vão ampliar ações de integração e intercâmbio de informações estratégicas para combater o crime organizado e as notícias falsas – fake news – que causam pânico na população.
A reunião foi coordenada pelo governador Carlos Brandão e teve contribuições de representantes do Ministério Público do Maranhão, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública Estadual, OAB, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Estado de Segurança Pública e membros do Executivo estadual.
“A gente só vai vencer o crime se tiver poderes e instituições juntos”, declarou o governador.
O subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Orfileno Bezerra Neto, e o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), Luiz Muniz Rocha Filho, representaram o Ministério Público do Maranhão (MPMA).

Orfileno Bezerra destacou que o problema da violência, resultado do avanço das organizações criminosas, atinge o Brasil, indistintamente, e requer a união dos órgãos de inteligência de todo o país. “O Ministério Público se coloca à disposição para lidar com essa situação. Nossa instituição está alinhada com todas aqui presentes com o objetivo de enfrentar a criminalidade”.
Na avaliação do coordenador do Gaeco do MPMA, Luiz Muniz, é estratégica a atuação coordenada dos órgãos fiscalizadores e do sistema de segurança pública. “Não se combate crime organizado sem que se unam forças. Nós estamos unidos contra a criminalidade. O Gaeco tem atuado fortemente no combate às facções criminosas e de forma muito próxima às Polícias Civil e Militar”.
Redação e fotos: CCOM-MPMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário