TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 7 de outubro de 2025

SÃO LUÍS – Movimento “Meninas ocupam” é realizado no MPMA

Milena ocupou simbolicamente o cargo

Para marcar o Dia Internacional da Menina, celebrado em 11 de outubro, o Ministério Público do Maranhão recebeu, nesta segunda-feira, 6, o movimento “Meninas Ocupam”, campanha da ONG Plan International Brasil que incentiva a ocupação de cargos de liderança em instituições públicas e privadas por jovens.

O objetivo da iniciativa é promover a conscientização sobre a conquista de espaços na sociedade por meninas e mulheres, dando a elas poder para transformar suas realidades e defender seus direitos. 

Integrantes de projetos liderados pela Plan, as meninas Milena, 15 anos, e Lislainny, 14, ocuparam simbolicamente os cargos de procuradora-geral de justiça e de coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ).

Os titulares dos cargos, Danilo de Castro e Gleudson Malheiros, respectivamente, assinaram o ato de transmissão de suas atribuições e dos termos de posse simbólicos. Acompanharam a solenidade a chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Thereza Muniz Ribeiro, e o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Ednarg Marques.

Por algumas horas, as meninas assumiram os cargos, com o intuito de demonstrar que a liderança também é um lugar para elas.

Procurador-geral incentivou as meninas

O procurador-geral, ao transferir o cargo, falou de sua alegria em participar do ato, incentivou as jovens a estudar e se dedicar, lembrando de sua própria história de pobreza, aconselhando-as a acreditar, estudar e evitar más companhias. “Acreditem no que eu estou falando. ‘Você vai ser o que você quiser’. Depende só de você e de Deus. E Deus ajuda a quem se ajuda. Neste cargo, eu recebo muitas autoridades aqui, mas hoje foi um dia especial e que me deixou muito feliz com vocês aqui”, declarou Danilo de Castro.

Gleudson Malheiros ressaltou o simbolismo da campanha e que ela representa um chamado à reflexão sobre a desigualdade em relação às meninas. “Meninas que são submetidas a trabalho doméstico desde muito cedo, casamento infantil, violências sexuais e também gravidez precoce. Então tudo isso é simbolizado hoje pelo dia da menina, no sentido de fazer com que as pessoas reflitam sobre a desigualdade que recai historicamente sobre os ombros delas, colocando meninas em papel de protagonismo”.

Ação foi realizada na PGJ

Ao ser empossada como coordenadora do CAO-IJ, Lislainny comentou sobre a expectativa com a função e o que ela representa para o seu crescimento pessoal. “Espero ser uma voz para as meninas e poder me informar melhor sobre os nossos direitos”.

Milena também ressaltou as boas expectativas que tem com a experiência e que sonha em ser uma advogada ou policial. “Eu quero mostrar que toda mulher pode ser o que ela quiser”, revelou

MENINAS QUE OCUPAM

A coordenadora técnica de projetos da Plan,Adeilma Holanda, informou que a organização, que atua em 4 estados brasileiros (MA, PI, BA e SP), atende mais de 1.500 crianças, que vivem em situação de vulnerabilidade em 59 comunidades da zona rural de São Luís. As meninas que ocuparam os cargos no MPMA moram nessas localidades e foram selecionadas por suas habilidades de liderança, comunicação e organização.

Os projetos desenvolvidos pela ONG têm como foco temas como gravidez na adolescência, igualdade de gênero e o combate à exploração sexual.

Redação: CCOM-MPMA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário