TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Com projeto ‘Quintais Produtivos’, Governo pretende aumentar produção de agricultores familiares do Maranhão

Foto/Divulgação
“É um sonho ver a nossa produção crescer e dar frutos saudáveis e de qualidade. Antes dos equipamentos e do kit de irrigação a nossa lavoura tinha deficiência”, conta, com alegria, a agricultora Eunice da Conceição Costa que produz feijão no município de Cidelândia. Os kits que ajudaram na produção da dona Eunice fazem parte do projeto ‘Quintais Produtivos’ entregues no mês de junho pelo governador Flávio Dino e pelo secretário Adelmo Soares, para famílias de agricultores familiares, quilombolas e mulheres quebradeiras de coco babaçu de Amarante, Cidelândia e Imperatriz. Ao todo, foram entregues 20 kits para seis comunidades nos três municípios.

Quem também já está comemorando o avanço da agricultura familiar em suas propriedades são os agricultores do povoado Mundo Novo no município de Amarante. Além do povoado Mundo Novo, os kits contemplaram, ainda, os povoados Pifeiro e Água Preta que estão com as lavouras em andamento. Com o auxílio das ferramentas dos kits, a produção de melancia e melão foram bem exitosas.

De acordo com o secretário Adelmo Soares, o papel do Sistema SAF vai além da entrega dos kits. “Os kits foram entregues e nós estamos, ainda, acompanhando e instruindo os agricultores familiares para que sua produção aumente cada vez mais. Vamos trabalhar fortemente para que a produção seja comercializada no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e, com isso resgatar a dignidade e qualidade de vida de quem precisa da terra para produzir”, disse.

O projeto ‘Quintal Produtivo’ tem o objetivo de oferecer ao agricultor familiar uma estrutura onde ele possa produzir o ano inteiro em uma área próxima à sua residência, com a finalidade de agregar valor e melhor utilizar a mão-de-obra da família. A área que o projeto compreende é de 1.000 m² e podem ser cultivados até seis culturas diferentes além das hortaliças.

Os kits são compostos, na parte agrícola, de machado, carro de mão, pulverizador, enxada, regador, cavadeira, facão, foice, pá de bico, balde, bota de borracha, máscara, luva, capacete, balança de prato, caixa plástica para verdura e conjunto para jardim com 5 peças. Já na parte de irrigação contém bomba, tubos, micro aspersores, filtro de disco, válvula de sucção, mangote, braçadeira, chave magnética. 

Fonte: SAF   Texto: Thaise Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário