TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sábado, 4 de maio de 2019

EDUCAÇÃO: O DESAFIO DA QUALIDADE

Por Professor Walterli Lima

É sabido por todos que a educação é o principal instrumento de desenvolvimento de uma sociedade, caminho único de redução das desigualdades e promoção de bem estar. 

Somente em 1988 com a promulgação da nova constituição o acesso a educação passou a ser um direito de todos, direito até então privilegio de uma seleta minoria. Épocas estas em que significativa parte da população vivia no anonimato do analfabetismo.

A lei, por si, não garantiu o imediato acesso, porem indicou os caminhos a seguir. Quase uma década depois com a criação do FUNDEF, e logo após o FUNDEB, estados e municípios passaram a ter condições financeiras de expandir suas redes de ensino.

A escola chegou onde nunca antes imaginava-se e espalhou-se como frestas de luz em meio a escuridão. Hoje, superado o obstáculo da oferta de educação a todos, somos conscientes de que ainda há um longo caminho a percorrer, precisamos avançar e muita coisa necessita ser melhorada. 

Qualidade na educação, este é o desafio para as próximas décadas. Não basta que as escolas estejam em todos os lugares, é necessário ensino de qualidade que não só mantenha a arvore de pé mas produza frutos duradouros capazes de reduzir o abismo social que vivemos. Tal feito só será alcançado quando educação for verdadeiramente prioridade. Saúde, segurança, emprego, ..., são políticas publicas de extrema importância , entretanto a semente para o desenvolvimento de todas elas é a EDUCAÇÃO .

Nenhum comentário:

Postar um comentário