TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

HOT - Timbiras já esta com mais de 80 dias sem cair uma gota d´água do céu.

 Sol forte e temperaturas elevadas em MS; previsão de máxima de 41ºC para  Corumbá – Agraer

O município de Timbiras já registra mais de 80 dias sem cair se quer uma gotinha de água do céu, e com essa onda de calor com temperaturas beirando a casa dos 40 graus, os timbirenses tem sofrido muito com esse calorzão.

A ultima vez que deu uma chuvinha foi no inicio do mês de julho e de lá para cá a população tem passado por momentos de muito calor, sem falar as queimadas nesse período do ano.

O QUE DIZ A METEOROLOGIA?

Segundo o site de previsão do tempo CLIMA TEMPO, as noticias não são boas para os próximos 15 dias, com pouquíssimas possibilidades de chuvas uma porcentagem e 10% só. 

11 dicas para sobreviver ao calor sem gastar muita água ou energia

O verão é uma estação em que o consumo de água e energia sobe muito. Isto acontece porque a maior parte das alternativas para refrescar o corpo e o ambiente envolvem muita eletricidade e água. No entanto, é possível sobreviver a esse calor de um jeito mais sustentável. O Blog do Silvio Ramon separou 11 dicas de coisas simples que podem ser feitas no dia-a-dia para refrescar, sem causar um enorme impacto ambiental.

1. Troque o ar-condicionado pelo ventilador

Por mais que o conforto térmico oferecido pelo ar-condicionado seja muito mais atrativo, o seu consumo energético é justamente o oposto disso. Segundo dados da Eletrobrás, um aparelho de ar-condicionado pode consumir de 120 a 240 kWh de energia, enquanto um ventilador de teto gasta apenas 28,8 kWh. O ventilador de chão é ainda mais econômico, ficando na média de 15 kWh.

2. Melhore a eficiência do seu ventilador

Um jeito simples de usar o ventilador para dar uma refrigerada no ambiente é colocando água ou gelo próximo ao aparelho. A sugestão, para evitar o desperdício de água, é utilizar garrafas para fazer gelo, colocá-las em frente ao aparelho e quando derreter, reaproveitar essa água para o próprio consumo ou repetir o congelamento.

3. Prefira alimentos frescos

Em dias muito quentes o próprio organismo não costuma reagir bem a comidas pesadas ou com muita gordura. Por isso, aproveite para comer muitos vegetais frescos e frutas. Além de hidratar e refrescar, eles são muito mais práticos e vão poupar horas de cozinha em frente ao fogão quente.

4. Desligue o sistema de aquecimento do chuveiro

Existe jeito melhor de se refrescar do que tomando um bom banho? Já que está calor, tome banhos frios. Isso ajuda a economizar muita energia e ainda evita que você saia do chuveiro já suando novamente.

5. Invista em uma garrafinha com spray

Troque os banhos excessivos por uma garrafinha com um spray na ponta. Assim, em momentos de muito calor, bastam algumas borrifadas no rosto ou na nuca para refrescar o organismo. O gasto de água desta opção é ínfimo em relação ao chuveiro e você também pode usar uma água geladinha para deixar ainda melhor.

6. Mantenha as portas e janelas abertas

Para aproveitar a ventilação natural, a melhor alternativa é deixar o máximo de espaço possível para que o vento entre e circule dentro de casa. Deixe as janelas abertas também durante o banho, para evitar que o calor se acumule no espaço do boxe ou por todo o banheiro.

7. Use toalhas úmidas na hora de dormir

Se o calor está tão intenso que tem feito você perder o sono, talvez seja a hora de apelar para uma técnica antiga e eficiente. Use uma toalha úmida para se cobrir durante a noite. Enquanto ela seca, ajuda a resfriar o corpo e a dar mais conforto para um sono tranquilo. Isso também pode ser feito com pequenas toalhas de rosto, colocadas sobre a testa ou nuca.

8. Hidrate-se

Tenha sempre líquidos à mão, mas isso não significa beber refrigerantes. Apesar de serem saborosos e, quase sempre, geladinhos, eles desidratam o corpo. Portanto, abuse da água e de sucos naturais.

9. Prefira os andares inferiores

Se você mora em um sobrado ou em prédio, tente passar o maior tempo possível nos andares inferiores. Por um princípio científico, a tendência é de que o ar quente suba, enquanto o ar frio desce. Assim, em prédios ou casas, além do sol bater com mais intensidade nos locais mais próximos ao telhado, o calor também tende a se alojar nesses espaços.

10. Evite sair em horários com o sol muito forte

Sempre que possível, evite ir às ruas quando o sol está muito alto e forte. Organize sua rotina para que, principalmente as atividades físicas, sejam feitas na primeira parte da manhã ou depois das 17h, quando o sol começa a enfraquecer.

11. Tenha sempre uma sombrinha

Se sair no sol é a única alternativa, tenha sempre uma sombrinha em mãos. Ela é sempre uma ótima aliada para passeios na rua e também pode ser a salvação caso venha uma tempestade de verão de surpresa.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário