TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

A educação e o papel dos pais.

Ivanilton Frazão
Se não nascemos em berço de ouro, o que nos garantiria uma herança futura; resta-nos como único caminho para que tenhamos uma vida sem grandes problemas, os quais não poderíamos contornar por conta da escassez de saídas: a educação.
Defendo a educação como um único caminho para os filhos de famílias sem grandes posses, porque só através dela poderemos conquistar uma melhor posição sócio-financeira, visto que esta possibilita uma melhor posição no mercado de trabalho atual.

Em consequências das rápidas mudanças e transformações que acontecem no mundo contemporâneo, seja no campo sócio-político, seja no campo econômico, com forte influência no comportamento humano e na sua qualidade de vida, os pais vivem em estado de extrema perplexidade e insegurança. De um lado aumentam os desafios do mundo moderno e do outro aumentam as suas responsabilidades para com a educação de seus filhos menores.

Atualmente, mais do que antes, presenciamos situações de convivência com os conflitos domésticos ou familiares, dos mais variados tipos, muita das vezes resultantes dos desequilíbrios do ambiente externo, os pais não sabem mais como agir com seus filhos; que princípios éticos e morais adotar, que valores e hábitos sociais e/ou familiares conservar ou superar; como orientar os filhos para a autêntica religiosidade e para os valores do amor e da sexualidade, como fazer crescer o respeito pela natureza e, em especial, pelo ser humano; independente de cor, sexo, situação social, religião, situação econômica e preferência sexual, como inculcar o sentido de justiça social e do bem comum, como estimular a honestidade e o respeito às coisas alheias e aos bens públicos... enfim, como formar cidadãos/cidadãs conscientes e livres.

A escola sozinha, sem a ajuda dos pais/responsáveis não vai conseguir, não está conseguindo e como será o futuro de todos nós? É bom que todos parem pra pensar nisto.

Um comentário: