TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sábado, 6 de junho de 2015

Residencial Timbirano: o sonho da casa própria cada vez mais perto.


O projeto de construção de 100 residências do programa Federal Minha Casa minha Vida, localizado no bairro Anjo da Guarda, denominado (Residencial Timbirano) está em ritmo acelerado, em 40 dias já avançou 20% dos serviços. Das 100 casas a serem  construídas 32 já estão cobertas, 40 sendo finalizada a parte de alvenaria e 28 já com a cinta inferior concluída, sendo iniciado o levante das paredes. O projeto também está gerando emprego para 105 profissionais do Município, e de acordo com a produção apresentada em 40 dias gerou renda de  130.000 MIL Reais só na valorização da mão de obra local.



O residencial Timbirano além da construção das casas com terrenos de 10 metros de frente, 25 de fundo e área construída de 45,15m² e cinco cômodos, está sendo feito num padrão digno de qualidade. O local também vai ter   seu próprio sistema da abastecimento de agua, para isso  já foi construído um poço artesiano com 120m de profundidade.   Padrão na estrutura física das ruas que serão em paralelepípedos, calçadas de 1,5m de largura com rampa de acessibilidade e asfalto nas duas entradas do residencial.

Para entender melhor a natureza e funcionamento do programa que visa beneficiar 100 famílias de baixa renda do Município, conversamos com o responsável pela execução do projeto, Clodoaldo Monteles.             

Sobre o andamento da obra

O projeto está caminhando dentro de um grau de velocidade  empolgante por conta da mão de obra de Timbiras ser excelente, qualidade indiscutível que já era vista em outras situações. Aqui eles estão se empenhando tanto na questão do prazo, quanto na qualidade do serviço, obedecendo rigorosamente o que a engenharia está pedindo, como se fosse eles os próprios donos dessas casas.


Sobre as criticas e desconfiança com a execução do projeto

O projeto hoje, não é mais uma discussão e nem uma folha de papel, é uma grande realidade. No inicio sofremos duras criticas e aceitamos essas criticas como forma de incentivo ao nosso trabalho, pois sabemos que esse projeto tá trazendo para Timbiras algo que há tempos não se via por aqui. São habitações com qualidade que tem como objetivo dá dignidade a essas 100 famílias que serão beneficiadas. Sabemos das experiências com  habitação em Timbiras que são terríveis, com exceção do Conjunto Ipem que foi feito a muito tempo, mas que é um exemplo positivo, mas sabemos também de outros empreendimentos  mal sucedidos, como o do  mutirão que é dos anos 90, e até hoje os moradores se queixam da forma que receberam as casas. Da mesma forma teve o projeto aqui perto da associação dos professores, que a gente bem sabe como as pessoas receberam as casas, sem a mínima condição de moradia, sem agua encanada, sem rede de energia elétrica e como se deu a escolha das famílias beneficiadas, que até hoje não receberam oficialmente os imóveis por conta das casas não estarem no padrão.

Sobre a execução do residencial Timbirano

Aqui nos estamos criando um modelo de produção e gestão habitacional de acordo com o contrato que a caixa tem conosco. Das 100 casas, 10 já estão pré-definidas para ser adaptadas para idosos e deficientes com um kit de  acessibilidade completo com tudo que a lei exige. As demais estão dotadas com  mureta, pintura, piso revestido em lajota, forro, caixa d’água, banheiro e todas as condições para se morar bem. Na fase final vamos sortear as casas para que cada família possa da o seu palpite e a residência  possa ser finalizada de acordo com a visão do próprio dono. Outra coisa que vamos orientar as pessoas é sobre as grades que muita gente gosta de colocar nas janelas, mas como isso não está no projeto, mas  vamos orientar as pessoas que mandem fazer para o  nosso pessoal colocar  no local sem custo algum ainda na fase de acabamento para que depois de entregue o dono não precise mexer na estética da casa.

Como se deu  a seleção das famílias

Esse processo foi iniciado  há dois anos atrás e é bem provável que muitas dessas famílias agora esteja fora do perfil, porque em dois anos as pessoas acabam buscando meios de fazer a sua própria casa. Vamos fazer novo levantamento e caso encontre pessoas nesta situação vamos tentar que se sensibilizem e abram mão para uma pessoa que está sem teto para abrigar seus familiares, e a gente não tenha que tomar essa iniciativa à contra gosto da família, porque esse projeto é para os que não têm casa. Mas, que a pessoa  entenda que  melhorou de condição e já tem a sua própria casa.  Nós temos um banco de dados com mais de 1500 pessoas que precisam ter um lar, e nós ainda vamos selecionar mais 400 para próxima etapa. Então não é justo se uma pessoa já tem uma casa boa e só porque está no processo não pode abrir mão para outro que realmente está sem ter onde morar.   

Sobre a entrega das moradias

Eu me comprometi que assim que fosse liberado o primeiro recuso em seis meses eu entregaria essa obra e pelo que eu estou vendo isso vai acontecer, é meta, a gente esta vendo o avanço que deu em 40 dias nas unidades. E para as famílias que estão contempladas com o Timbirano é ter consciência de que tudo que já falaram que detonaram  disso aqui, se acaba quando uma obra dessa acontece, então as especulações, as conversas de esquina, de papo de boteco contrarias ao projeto, elas vão por agua abaixo no momento que a obra está evoluindo, e as pessoas que desconfiam do meu proposito de fazer uma obra correta para beneficiar quem de fato merece, entender que eu não importo do julgamento que muitos fazem sobre o meu caráter e   minha personalidade. Agora depois que tudo isso aqui for concluído eu quero que essas pessoas continuem com o mesmo pensamento a meu respeito, ou tenha a decência de reconhecer que algo bom foi feito em Timbiras. O nosso compromisso é com o projeto, com o órgão financiador e principalmente com as famílias que vão ter um teto digno para morar. Disse Clodoaldo Monteles.
  
Por Romenigue Colto

Nenhum comentário:

Postar um comentário