TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Valéria Macedo visita Paço do Lumiar a pedido de lideranças políticas

Assessoria de Comunicação


A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) passou a tarde desta quarta-feira (17), visitando a cidade de Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís. A pedido da vereadora Silvia Inácio (PRP) e Inácio Ferreira, a parlamentar visitou as instalações da Unidade Mista do Maiobão, funcionando atualmente na Avenida 10. Visitou também o prédio em reforma que está parada, a feira do Maiobão, a obra do Cras, Creas e o cruzamento da MA -204, que liga a sede da cidade que não apresenta sinalização e tem causados inúmeros acidentes.
 
A visita teve inicio na MA-204, no cruzamento com a rua Santo Antônio, próxima a Vila Gaspar. Valéria Macedo, acompanhada dos vereadores Silvia Inácio e Inácio Ferreira, grande lideranças politicas de Paço do Lumiar, conversou com moradores que relataram sofrerem com a falta de sinalização na localidade. Segundo informações da população, dois acidentes acontecem por dia no local.

INDICAÇÃO

Na ocasião, Valéria Macedo disse que já foi encaminhada Indicação da implantação de uma barreira eletrônica para essa localidade. A Indicação nº 493/15 foi publicada nesta quinta-feira (18), no Diário da Assembleia. “Visando melhorias urgentes de trafegabilidade nessa importante rodovia, para diminuir o número de acidentes, bem como a garantia de uma segurança aos pedestres, motoristas, passageiros e a população em geral, estamos pedindo junto ao governo que adote medidas legais para viabilizar o pedido”, afirmou.

A deputada e a comitiva seguiram para o bairro Maiobão, onde está localizado o prédio que funcionava a Unidade Mista, referência de saúde para toda a cidade de Paço do Lumiar, com serviços 24 horas de pronto atendimento e internação. Chegando ao local, a deputada constatou que a obra está parada, abandonada e prazo de entrega da reforma vencido.

A placa evidencia o abandono do imóvel onde deveria funcionar a principal e maior unidade de saúde de Paço do Lumiar. Sem qualquer data de inicio e fim da obra, apenas com o prazo de 300 dias, a reforma e ampliação da Unidade Mista do Maiobão, não saíram da placa. Iniciadas em 2012, orçada em R$ 718.801,74, a obra está paralisada desde o ano passado.

De acordo com relato dos moradores, que são vizinhos da unidade, são frequentes os roubos dentro do imóvel e demonstraram preocupação quanto à segurança inexistente. No momento da visita, a deputada e toda a comitiva, presenciaram usuários de drogas utilizando o local. A Unidade em reforma não tem vigia. Segundo informações, já foram roubados aparelhos de ar-condicionado, cadeiras, escadas, tijolos, ventiladores e vários outros objetos.

Em janeiro de 2013, segundo informação da diretora administrativa da Unidade Mista, Aline Beckman, os serviços de pronto atendimento e internação foram transferidos para a Policlínica, localizada da Avenida 10 do Maiobão. Metade da clínica funciona pelo SUS e a outra metade funciona particular.

A diretora afirmou que a unidade atende de 300 a 350 paciente diariamente, que residem em todas as localidades da cidade. O espaço, segunda a diretora, era para ser provisório e que em três meses a obra estaria concluída, o que não ocorreu.

Servidores da Unidade Mista relataram que o espaço é pequeno, sem qualquer conforto para repouso e a insegurança do local tem preocupado os 104 funcionários e os pacientes. A unidade não apresenta nenhum tipo de segurança. A avenida e ruas próximas possuem iluminação precária, sem sinalização e não existe nenhum tipo de vigia no local, apenas um porteiro.

A deputada Valéria Macedo lembrou que a obra teve início ainda no governo passado e que tem consciência de que o governador Flavio Dino, por meio do secretário estadual de saúde, Dr. Marcos Pacheco, estão buscando solução para esse problema. “Sabemos da condição que o governador recebeu. Estamos aqui a pedido dos moradores, que o governador Flávio Dino, resolva essa questão urgentemente, que é a conclusão desta obra”, disse a parlamentar.

Dando continuidade a visita no município de Paço do Lumiar, Valéria Macedo visitou a feira do Maiobão, localizada na estrada de Ribamar. Lixo espalhado, mau cheiro, falta de estrutura e pavimentação nas ruas foi o cenário encontrado pela parlamentar.

Segundo os feirantes, gestão após gestão, há anos o local não passa por um processo de revitalização. E o que resta é a estrutura precária, mau cheiro e poças d’água formadas após a chuva.

CREAS E CRAS

Por fim, a deputada visitou as obras do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Tambaú. Por meio da Indicação n° 120/2013 da vereadora Silvia Inácio, as unidade públicas de assistência social, na cidade do Paço do Lumiar, estão na fase final para começarem a funcionar.


Segundo a vereadora, as unidades de proteção social da assistência social se aproxima da população. “As Unidades reconhecem a existência das desigualdades sociais interurbanas e a importância da presença das políticas sócias para reduzir essas desigualdades. Previne situações de vulnerabilidade e risco social, bem como identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nas localidades, que é fundamental para o desenvolvimento da cidade de Paço do Lumiar”, afirmou a vereadora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário