TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Seduc e AGEM dialogam para redução de impactos ambientais na Região Metropolitana de São Luís

Reunião entre Seduc e AGEM para implementar ações na área de Educação Ambiental na Região Metropolitana de São Luís (Foto: Aretha Ramos)

Com o intuito de envolver toda a Região Metropolitana de São Luís em uma ação transformadora para reduzir os impactos causados pelo descarte incorreto de resíduos sólidos, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reuniu, nesta quarta-feira (18), com a equipe da Agência Executiva Metropolitana (AGEM). A ideia é implementar ações na área de educação ambiental que possam ser utilizadas também em outras cidades do Maranhão.

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, a Seduc possui em seu escopo algumas iniciativas voltadas para a educação ambiental e uma possível parceria institucional com a AGEM possibilitaria ampliar essas ações. “Vamos buscar compartilhar essas práticas, que é uma prática do Governo Carlos Brandão, que tem reafirmado o seu compromisso de integração de órgãos estaduais para fortalecer as políticas públicas, notadamente aquelas que envolvem a Educação e, nesse caso específico, a educação ambiental”, destacou a secretária.

Durante a reunião com a Seduc, a equipe da AGEM entregou encartes, com informações gerais sobre o meio ambiente, e apresentou ações já realizadas pelo órgão, que estão inseridas no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana da Grande São Luís (PGIRS/RMGSL), além de outras propostas sobre o tema, para o fortalecimento das políticas públicas na região.

Segundo o presidente da AGEM, Leônidas Araújo, essa foi a primeira de muitas reuniões que irão acontecer entre Seduc e AGEM para tratar sobre a temática da educação ambiental, visto que a AGEM tem total interesse em projetos de cunho educacional que possam levar ações efetivas de conscientização sobre a preservação do meio ambiente. “Esta troca inicial de experiências é importante porque entramos em contato com pessoas que já vêm fazendo um trabalho nessa área e isso vai nos ajudar muito para complementar a nossa proposta”, ressaltou o presidente da AGEM.

Núcleo Ambiental

Também presente à reunião, a coordenadora de Educação Ambiental da Seduc, Viviane Vazzi Pedro, destacou a importância de levar a educação ambiental para as escolas e dos esforços que vêm sendo feitos nesse sentido pelo governo do Estado ao longo dos anos. “Estamos com o compromisso de contribuir no sentido de repensar os padrões de consumo, de geração de lixo e criar ações de comunicação específicas, formação e envolvimento das escolas em direção às escolas sustentáveis, inclusive repensando a gestão e participação da comunidade escolar nessa transformação para a sociedade”, ressaltou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário