TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Centros Socioeducativos finalizam ação do Janeiro Branco


 

Durante todo o mês de janeiro, os Centros Socioeducativos da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) localizados nos munícipios de São Luís, Paço do Lumiar, Ribamar, Imperatriz e Timon realizaram ações em alusão ao mês de Janeiro com foco na saúde mental, que este ano trouxe o tema: “A vida pede equilíbrio”. 

Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, falar sobre a saúde mental na sociedade contemporânea é fundamental. "Esta é uma demanda que tem crescido nos últimos anos, principalmente entre adolescentes e jovens. É necessário esclarecer a importância do autocuidado, as formas de prevenção, e os benefícios de cuidar da saúde mental", diz. 

Na Semiliberdade Cidadã, em Imperatriz, aconteceu a roda de conversa ‘Falência das emoções - viver é mais que existir’. Já os socioeducandos e profissionais do Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região Tocantina participaram de uma roda de conversa com a assistente social e especialista em saúde mental, Geriane Sousa.

Geriane comenta que vivenciamos a era do desperdício emocional, a cada dia com menos tempo, mais cansados e sobrecarregados com cargas que poderiam ser divididas com outras pessoas. “O ser humano não é uma máquina, é necessário viver um dia de cada vez, manter uma rotina de cuidados diários para não esgotar e desencadear algum transtorno emocional. Cuidar da mente, é cuidar da vida. Equilíbrio é tudo”, declara Geriane Sousa.

O Centro Socioeducativo de Internação Semear encerrou as atividades do Janeiro Branco com o torneio de vôlei que evidenciou a importância da comunidade socioeducativa em cuidar do físico, emocional e psicológico. A coordenadora técnica Ana Paula Passos destaca da importância da campanha, principalmente para os socioeducandos que estão privados de liberdade. “Foram momentos de muita alegria, descontração e conhecimento para os socioeducandos, conduzidos pelo técnico de Esporte, Paulo Carneiro”, comenta.

A blitz do Janeiro Branco no Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Timon é uma das ações do Projeto Psicologia, Saúde e Bem-Estar, de iniciativa da psicóloga Dannyara Aguiar. “O projeto acontece de forma contínua e durante este mês realizamos atividades com toda a comunidade socioeducativa, inclusive com a família dos socioeducandos, ocasião em que realizamos a reunião restaurativa e trabalhamos a temática 'Saúde mental em evidência'. A blitz teve como objetivo levar a importância do cuidado com a saúde mental para a sociedade”, explica Dannyara. 

O Departamento Municipal de Trânsito de Timon avalia como positiva a atividade em parceria com a Funac. “Foi uma ação muito importante e realizada em uma das avenidas mais movimentada que é a Av. Piauí, a receptividade dos motoristas e da população foi muito boa. Todas as pessoas se sentiram contempladas e nos colocamos à disposição para contribuir em mais atividades”, ressalta Ronaldo Gonçalves, diretor do DMTRANS.

Um novo olhar para a saúde mental, foi a proposta da oficina de fotografia ofertada no Centro Socioeducativo Florescer, mediada por Lohanna Pausini (jornalista) e Afonso Barros, fotógrafo profissional, graduando de jornalismo e especialista em marketing digital.

“A arte da fotografia requer um pouco de sensibilidade para captar emoções por meio de imagens, e essas técnicas aliadas com as perspectivas, fotojornalísticas ou institucionais fazem toda a diferença na hora de se fotografar. E ensinar as socioeducandas essas noções é uma forma também de empoderá-las”, afirma Pausini.

Afonso Barros, que atua há mais de dez anos como fotógrafo profissional, comenta que o Janeiro Branco traz a saúde mental como pauta para o desenvolvimento e percepção do outro, na busca do equilíbrio mental e social. “Trabalhamos na oficina de fotografia a autoestima e as socioeducandas aprenderam as técnicas de manuseio do equipamento e ajustes de composições para entender sobre diafragma, obturador, ISO, balanço de branco, regra dos terços, enquadramento, posição de luz, sombras, volume, aspectos que se modificam a partir do olhar buscando o equilíbrio mental e a percepção pelo prisma das imagens que transmitem emoções e sentimentos impossíveis de serem expressos com palavras. Quando aprendemos a fotografar e entendemos a linguagem da fotografia, passamos a ver a natureza e as pessoas de uma forma diferente e nossa percepção cotidiana do mundo se torna mais aguçada e sensível”, explica.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário