Com
a proposta de ampliar o diálogo e a escuta com gestores, profissionais e
atores do setor turístico, o Governo do Maranhão, por meio da
Secretaria de Estado do Turismo (Setur), promoveu, na última semana, em
São Luís, o encontro entre gestores estaduais de turismo do Maranhão e
Pará. O objetivo foi discutir políticas públicas, com a apresentação das
iniciativas de gestão, bem como para tratar as demandas e articulação,
para o desenvolvimento e fomento do turismo ligado ao Pará e Maranhão,
com foco, principalmente, no mercado de turismo internacional.
O
encontro contou com a participação do secretário de Estado do Turismo,
Paulo Matos e o secretário de Estado de Turismo do Pará, André Dias.
Pela Setur, participaram, também, o secretário adjunto, Hugo Veiga; e a
superintendente de Promoção e Marketing, Cristiane Muller.
“Esses
encontros são de fundamental importância, pois o nosso projeto da Rota
da Amazônia reúne Pará, Maranhão e Amazonas. Discutimos a retomada da
rota integrada, assim como já temos a Rota das Emoções. Estamos em um
esforço conjunto para que cada estado apresente dois produtos. No
Maranhão, já escolhemos São Luís e Lençóis Maranhenses”, explicou o
secretário Paulo Matos.
Ente
as pautas discutidas, os secretários falaram da retomada da construção
do roteiro chamado Rota Amazônia, que integra três estados da Amazônia:
Amazonas, com os produtos de Manaus e Anavilhanas; Pará, com Belém e o
Marajó; e o Maranhão, com São Luís com os Lençóis Maranhenses.
Mesmo
sendo um país de dimensões continentais, o Brasil tem somente a Rota
das Emoções (estados do Maranhão, Piauí e Ceará) como roteiro integrado
sendo comercializado nacional e internacionalmente.
Também
foram discutidos os trabalhos de articulação, desenvolvimento e fomento
do projeto que reúne atrativos do Pará, Amazonas e Maranhão,
compreendendo o mercado de turismo de longas distâncias e a cadeia do
turismo.
“O
Governo do Maranhão está preparando um pacote de medidas para alavancar
o setor, além de gerar emprego e renda para o estado; estamos de portas
abertas para o diálogo com gestores do turismo e toda cadeia produtiva
do setor”, afirmou Paulo Matos.
A
Rota Amazônia reúne os principais atrativos da Amazônia nos três
estados que mais recebem turistas na região, para ganho de
competitividade no mercado internacional. A iniciativa privada tem sido
convidada para aderir ao projeto para que agências de viagem e
operadoras de turismo possam vender esses roteiros e pacotes. A
expectativa é que a rota possa gerar maior atratividade, acessibilidade e
capacidade de geração de fluxo turístico na região.
O
secretário de Estado de Turismo do Pará, André Dias, falou do diálogo
com o Maranhão sobre a continuidade do projeto Rota Amazônica. “Estamos
muito entusiasmados em poder dar continuidade a um projeto que nós
estamos trabalhando já há algum tempo, que é a Rota Amazônia".
André
Dias prevê a integração dos nossos destinos amazônicos para promoção
desses produtos principalmente no mercado internacional. “O ano de 2023 é
para decolar de uma maneira bem forte e incisiva nesse mercado”,
afirmou.
O
secretário Paulo Matos falou também da importância de um voo na
Amazônia com ligação direta para a América do Norte, a linha Belém-Fort
Lauderdale (Flórida, EUA), operada pela Azul.
“Nós
queremos atrair e aproveitar esse voo internacional, vindo dos EUA e
com conexão em Belém, para trazer o público norte-americano para
conhecer esses nossos atrativos amazônicos. Esse é um esforço das
esferas públicas, mas também com a participação ativa do trade turístico
e empresários. Uma grande oportunidade para os estados amazônicos, num
esforço unificado de promoção, divulgação e comercialização, que
sozinhos não teríamos condições de fazer”, comentou Paulo Matos.
O
secretário adjunto do Turismo, Hugo Veiga explicou que, para promoção
internacional, é muito mais eficaz os estados trabalharem de forma
consorciada, do que de forma isolada.
“Então,
lançamos mão de ter mais um roteiro integrado fortalecendo a
comercialização fora do país, pois juntos somos mais fortes, então
queremos ocupar o espaço de ter um roteiro integrado, fortalecendo a
comercialização fora do país. Dentro das pautas tratamos ainda ações de
promoção da Rota Amazônia, tanto nos Estados Unidos quanto em Portugal,
que são os países onde o Pará tem voos diretos”, ressaltou Hugo Viegas.
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