TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Programa Leite é Vida chega a Timbiras

A Prefeitura de Timbiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na manhã desta quarta-feira (27/08) o Programa Leite é Vida, onde estarão sendo entregues leite para 460 famílias cadastradas no programa.

Nesta primeira etapa de distribuição, as gestantes terão prioridade, assim como mães com crianças de 2 até 7 anos de idade, que possuam certidão de nascimento e que estejam com controle de vacinas em dia; As nutrizes (mães de leite) e pessoas a partir dos 60 anos de idade.

O local da entrega do leite está sendo realizado na Rua Nagib Haidah, com entrada pelo portão da garagem do antigo hospital Victoriano Abdalla. A secretário de Saúde do Município, Joyce Mororó, informa que a distribuição acontecerá duas vezes por semana, dias que ainda serão informados aos cadastrados do programa.

O espaço de armazenamento do leite é devidamente preparado, conforme as exigências da Vigilância Sanitária. Segundo a nutricionista Eliane Lima Rocha, esse programa tem uma importância nutricional muito importante para o desenvolvimento das crianças do município de Timbiras. “Um copo de leite tem 10,8 g de proteína (equivalente a metade de um bife), 15,6 g de carboidratos e 0,2 g de gordura. Uma boa combinação para alimentar saudavelmente e satisfazer a fome por mais tempo.”

O programa “Leite é Vida” foi criado com o objetivo de combater a desnutrição e a mortalidade infantil, beneficiando gestantes, criança e idosos, além de gerar renda aos produtores de leite cadastrados.

Dona Antônia Maria, moradora da Vila Santa Clara, ficou satisfeita em receber seu leite, pois agora vai poder alimentar seus filhos. "Fiquei muito feliz com a chegada desse leite, a moça disse que a gente vai ficar recebendo duas vezes por semana. Isso vai ser muito bom, pois tenho 6 crianças pequenas e eles agora vão ficar bem alimentados".

Até o momento foram entregues apenas 2 litros de leite por pessoa, mas a distribuição, segundo a secretária de Saúde, Joyce Mororó, será de 3 litros por pessoa. “Nós estamos iniciando hoje (ontem) a distribuição de leite para as pessoas devidamente cadastradas e que estão dentro do perfil do programa. Vamos entregar 3 litros por pessoas, duas vezes por semana. Lembrando que a entrega do leite só será feita mediante apresentação da carteira fornecida no ato do cadastro", avisa a secretária.

Quem pode ser beneficiado

-Para ser beneficiário consumidor do Programa as famílias precisam possuir renda per capita (por pessoa) no máximo ½ (meio) salário mínimo e ter entre os membros da família:

-Gestantes, a partir da constatação da gestação pelas Unidades Básicas de Saúde e que façam exame pré-natal;

-Crianças de 2 até 7 anos de idade que possuam certidão de nascimento e que estejam com controle de vacinas em dia;

-Nutrizes até 6 meses após o parto e que amamentem, no mínimo, até o sexto mês de vida da criança;

-Pessoas com 60 anos ou mais.




Fonte: Ascom Prefeitura de Timbiras
Visite o site da Prefeitura de Timbiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário