TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sábado, 4 de dezembro de 2021

"Falta de educação" - Garis reclamam de pessoas que não colocam o lixo dentro das lixeiras

Povo educado, cidade limpa, mas não é o que se ver em algumas partes da cidade de Timbiras, tem pontos que a população não respeita as placas escritas "PROIBIDO JOGAR LIXO AQUI". E muito menos a consciência de se jogar o lixo dentro da lixeira.

Um dos garis que presta serviço a prefeitura de Timbiras, reclama da atitude por parte de muitos que não jogam o lixo da sacolas dentro das lixeiras, pois atrasa demais nosso trabalho em determinados locais aonde agente passa para coletar, disse o trabalhador. 

A cidade tem uma equipe que trabalha incansavelmente de segunda a sábado, recolhendo lixos domésticos e entulhos e galhos de arvores. Mas para o encarregado Bebeto Mohana não basta só a nossa equipe de limpeza fazer a parte que é de nossa responsabilidade, a população também tem que nos ajudar, pois temos uma sede que fica localizada bem ao lado da escola Alberto Abdalla, para que as pessoas possam marcar as suas coletas de galhos e entulhos, assim não acumulando em ruas e avenidas da cidade, pois uma cidade limpa, povo educado e com saúde, ressaltou MOHANA.

Seu Antonio é morador antigo e fica tristonho quando ver todos os dias pessoas que em vez de por o lixo na porta de suas casas, colocando ao lado de repartições publicas municipal e estadual, como é o caso do canto do muro da escola Paulo Freire, ele já viu a caçamba da prefeitura só este mês mais de duas vezes passando lá com a carregadeira ajuntando entulhos, e também perto do muro do estádio municipal Alvinzão, é cronico ele disse, e até falou brincando que tem animal mais educado que alguns seres humanos, desabafou o aposentado.

Lixo recolhido pela prefeitura

Entulho, ferro-velho, mobiliário, restos de podas de árvores e nenhum outro tipo de detrito deve ser jogado em vias públicas ou terrenos particulares. Se o serviço público não recolhe esses materiais, é necessário contratar caçambas legalizadas para remover os resíduos a um local licenciado. O que não pode ser feito de maneira alguma é jogar lixo em qualquer local!

Problemas causados pelo descarte inadequado do lixo

Alagamentos e inundações

O descarte inadequado de lixo é uma das principais causas de alagamentos e inundações nas grandes cidades. Isso porque resíduos sólidos jogados em vias públicas e em cursos d’água (canais, córregos, rios) impedem o escoamento rápido das águas pluviais. Com isso, a ocorrência de enchentes aumenta consideravelmente.

Aumento da poluição

O lixo, quando jogado em vias públicas ou depositado ilegalmente em áreas particulares e aterros clandestinos, polui o solo e lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna do local. Dependendo do grau de contaminação e do tipo de contaminantes presentes, este problema coloca em risco a saúde pública.

Desperdício de dinheiro público

O descarte irregular de lixo aumenta os gastos públicos dedicados à limpeza urbana. Isso porque a prefeitura, que já gasta com a coleta e destinação final dos resíduos sólidos, é obrigada a alocar mais verbas no setor de limpeza urbana para recolher os detritos das vias públicas que foram descartados inadvertidamente pela população.

Desvalorização de imóveis

Bairros em que os moradores e comerciantes não prezam pela limpeza de vias públicas, praças e terrenos particulares, perdem valor imobiliário. São considerados “terra de ninguém”, onde as pessoas se sentem à vontade para descartar lixo, entulho, mobília e materiais em qualquer lugar. Isso favorece a proliferação de roedores e insetos, além de favorecer as enchentes, prejudicando a saúde dos próprios moradores e comerciantes.

Obstrução de vias públicas

Depositar entulho em vias públicas prejudica o trânsito de pedestres, ciclistas e até de veículos, o que pode causar inúmeros acidentes de trânsito. Além disso, há o risco de queda ao tropeçar em restos das podas de jardins e entulhos da construção civil. Para idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais, essas vias representam um grande risco.

Prejuízos ao turismo

Uma cidade turística suja acaba perdendo visitantes e a oportunidade de impulsionar a própria economia. A limpeza pública é um dos quesitos mais importantes na hora de vender a imagem de uma cidade que vive do turismo, e um viajante mais exigente acaba escolhendo outro destino para a próxima viagem.

Saúde pública

O descarte inadequado de lixo prejudica a qualidade de vida da população que habita a cidade: os resíduos contaminam o solo e a água, favorecem a proliferação de mosquitos, ratos, escorpiões, entre outros insetos e animais peçonhentos. Basta um recipiente plástico jogado em um terreno, por exemplo, para que seja formado um verdadeiro criadouro de mosquitos da dengue, zika e chikungunya.

Por isso pedimos aqui aos nosso leitores que se conscientizem para termos uma cidade mais limpa e saudável para o futuro de nossos filhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário