TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Iniciada obras de reformas e melhorias do Centro de Testagem e Aconselhamento de Codó


A prefeitura Municipal de Codó deu início na última sexta-feira (10), às obras de reformas e melhorias do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Codó. Para possibilitar atendimentos mais acessíveis e com qualidade para os pacientes em diagnóstico e cuidado contínuo a HIV/Aids/IST e hepatites virais no município.

De acordo com a Secretária de Saúde, Thainara Lima, a entrega do serviço será um marco do governo cidade de todos que aponta o compromisso com o município de Codó. “Todo atendimento ofertado a este público será completo. Haverá orientação sobre as ISTs, diagnóstico, cuidado contínuo e dispensação de medicamentos, o que antes eram encaminhados para outros serviços da rede SUS”.



CTA

É um serviço que realiza aconselhamento e orientações voltadas para as IST, HIV, Sífilis, Hepatites B e C, bem como oferece Testes Rápidos para estes agravos, resguardando o Sigilo, a Confidencialidade e o Respeito às diferenças.

•    Realiza aconselhamento antes e depois de fazer os exames, a fim de ouvir as dúvidas existentes, realizar orientações de acordo com sua situação de vulnerabilidade e esclarecer sobre as IST/HIV/AIDS/HV;
•    Atende gestantes e puérperas que não realizaram os exames de HIV, Sífilis e Hepatite B durante o pré-natal;
•    Realiza Aconselhamento para casais, inclusive, casais soropositivos e sorodiscordantes (quando um parceiro é positivo e o outro não);
•    Oferece atendimento por livre demanda ou encaminhamento.
•    Oferta insumos de prevenção como: preservativos masculino, feminino e gel lubrificante.
•    Realiza Campanhas de Prevenção e de Detecção Precoce que compõem o Calendário do Ministério da Saúde, em parceria com outras Instituições (Programa Municipal de IST/HIV/Aids/HV, escolas, empresas, presídios, dentre outros).
Profissionais: Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem. Conta também, com o apoio de toda a Equipe Multiprofissional do SAE (Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e Hepatites Virais) e do LSPA (Laboratório de Saúde Pública de Araguaína).

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PREFEITURA DE CODÓ


Nenhum comentário:

Postar um comentário