Visando
a promoção e a prevenção da saúde mental nas escolas, a Secretaria de
Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Participação
Social, vai ampliar o projeto Emaranhando Vidas no ano letivo de 2023.
Na tarde desta terça-feira (3), a secretária Leuzinete Pereira, a equipe
de coordenação do projeto e o diretor-geral do Instituto Estadual de
Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Alex Oliveira,
estiveram reunidos para tratar do desenvolvimento da ação nas 19
Unidades Regionais de Educação (UREs) de todo o estado.
O
Emaranhando Vidas funciona atualmente com duas frentes: uma voltada à
prevenção (rodas de conversa, palestras e cursos para formação da
comunidade escolar) e outra para o tratamento por meio dos atendimentos
psicológicos dos alunos, professores e funcionários. Com a ampliação, a
intenção é expandir os atendimentos psicológicos e psicopedagógicos à
comunidade escolar, beneficiando milhares de docentes e discentes da
Rede Estadual de Ensino.
A
supervisora de Projetos Especiais, Elisabeth Gomes, ressaltou a
importância do projeto. “Estamos trabalhando para implantação de um
núcleo do projeto em cada URE, que compreenderá uma equipe composta por
psicólogos, assistentes sociais, educadores para o atendimento
socioemocional. Continuaremos dialogando para que essa implantação
aconteça o mais breve”, explicou.
“A
pandemia nos trouxe muitos danos, eles influenciaram significativamente
os aprendizados, as relações dos alunos com os professores, com a
família. Percebemos um crescente nos casos de depressão, ansiedade,
dentre outras. Precisamos cuidar da saúde mental da nossa comunidade
escolar”, completou Elisabeth Gomes.
O
Emaranhando Vidas teve início em 2020 de forma online e continua até o
presente momento, mas também já funciona de forma presencial quando
necessário, e faz parte do Serviço de Psicologia e Psicopedagogia
(SEPP), que busca garantir atendimento emergencial psicológico e
psicopedagógico à comunidade escolar, especialmente àqueles com maiores
necessidades de acolhimento socioemocional.
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