TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

domingo, 12 de julho de 2015

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA CAPACITAÇÃO PARA ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR EM TIMBIRAS

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Timbiras (CMDCA), órgão da Secretaria de Assistência Social do município, está realizando um curso de capacitação sobre os principais conteúdos referentes ao exercício do serviço de Conselheiro Tutelar. O curso, realizado nos dias 10 e 11 de julho na Câmara Municipal de Vereadores, faz parte do Processo de Escolha Unificado para os Membros do Conselho Tutelar para o quatriênio 2016/2019.

De acordo com Lindalva Andrade, presidente do CMDCA, a eleição para o Conselho Tutelar acontecerá dia 4 de outubro deste ano, sendo que o processo é unificado em todo o Brasil. Lindalva Andrade explica ainda que em Timbiras a eleição ocorrerá para preencher ao todo 10 vagas, sendo 5 para conselheiros titulares e o restante para suplentes.

ct 1

Foram selecionados 27 pré-candidatos aptos a concorrer ao pleito, após passarem por uma série de requisitos que permitiram aos mesmos seguirem para as fases posteriores de prova de aferição de conhecimentos específicos e de prova de avaliação psicológica.

O curso de capacitação sobre os aspectos jurídicos próprios da atuação do Conselho Tutelar está sendo ministrado pelo advogado Francisco Lemos, membro do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, e por Rita Oliveira, técnica da Fundação de Atendimento aos Direitos da Criança e do Adolescente no Estado do Maranhão. 

O advogado falou para a nossa reportagem: “Nós estamos fazendo um curso de formação para os candidatos ao Conselho Tutelar de Timbiras para está tratando das questões que são trazidas pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente referente aos direitos da criança e do adolescente. O nosso objetivo é que os candidatos estejam preparados para fazer uma avaliação onde vai ser verificado o grau de conhecimento que cada um tem sobre essas duas legislações.”
As provas de conhecimentos legais e de aptidão psicológica serão realizadas dia 12 de junho na Escola Municipal Lauro Pereira em Timbiras. Somente os candidatos aprovados nas duas avaliações poderão candidatar-se à eleição para o Conselho Tutelar de Timbiras.

Por: HILDENILSON SOUSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário