NEW NET COM NOVOS PLANOS

NEW NET COM NOVOS PLANOS
MAIS CONEXÃO AO SEU ALCANCE

domingo, 27 de novembro de 2016

Governo do Estado participa do Xl Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial em Fortaleza- CE

Fortaleza, a capital cearense, recebeu, do dia 22 até o dia 25 de novembro, o Xl Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial, com o tema “Intercâmbio de inovações em políticas públicas e práticas de desenvolvimento rural sustentável em zonas semiáridas e de transição da América Latina”. O governo do Estado que apoia ações como essa, foi representado pelo secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares, que durante o evento apresentou uma política pública que tem como objetivo principal promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural, por meio de estratégias de desenvolvimento territorial sustentável, o Programa Mais IDH.

Com representantes do México, Colômbia e de diversos estados do Brasil, o secretário informou que para intervir na realidade de extrema pobreza e insegurança alimentar e nutricional nos municípios de menor IDH, o governo do Maranhão, por meio da SAF e suas vinculadas (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural- AGERP e Instituto de colonização e Terras do maranhão – ITERMA) promovem ações de incentivo à produção de alimentos direcionada aos agricultores familiares, por meio de implantação de projetos produtivos denominados de Sistema Integrado de Tecnologias Sociais – SISTECS. 

A finalidade do SISTECS é proporcionar condições de produção para agricultores familiares em situação de extrema pobreza, com vistas a elevar a segurança alimentar e nutricional dessa população e estimular a comercialização do excedente da produção.

Atualmente já são mais de 3 mil famílias de agricultores familiares beneficiados com assistência técnica e extensão rural distribuídos nos 30 municípios com menor IDH, com implantação de tanques para criação de peixe, aviários, quintais produtivos e criação de pequenos animais, considerando sistemas de produção adequados à realidade local. Além da assistência técnica, o Governo Flávio Dino, atua e avança na saúde, infraestrutura, educação e cidadania.

O Plano Mais IDH é um audacioso instrumento de transformação da população rural do Maranhão, esquecida por muito tempo. Com assistência técnica, o povo produz mais e avança para conquistar segurança alimentar. Nosso objetivo é tornar visíveis os invisíveis devolvendo dignidade e qualidade de vida ao agricultor familiar de nosso Estado, enfatizou Adelmo Soares.

Durante o evento, o Representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil, Hernán Chiriboga, destacou a importância deste espaço para o compartilhamento de boas práticas de desenvolvimento rural: “Devemos aproximar a cooperação técnica dos tomadores de decisão, e compartilhar as experiências inovadoras com diferentes regiões do Brasil e com outros países para que cheguem ao meio rural”, declarou.

A economista Tânia Bacelar, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tratou do tema “Desenvolvimento sustentável: desafios, estratégias e políticas territoriais” e destacou a importância da agricultura familiar no contexto econômico e político país. “Nós temos a agricultura familiar, que produz um bem raríssimo no século 21: comida. E sabemos que a comida que vai para a mesa dos brasileiros é produzida pela agricultura familiar”, pontuou Tânia.

O evento foi promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) em parceria com o Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável (Fórum DRS) e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA/CE), por meio dos projetos São José III e Paulo Freire. Apoiam a iniciativa o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA); governo do Ceará; Instituto Agropolos; Banco Mundial; Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia; Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); e Fundação Luís Eduardo Magalhães.

--




Assessoria de Comunicação e Eventos - Ascom 
Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)
Contato: +55 98 9182-3778

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.