MERCEARIA SILVA

MERCEARIA SILVA
ECONOMIZANDO COM VOCÊ

OIFEODONTO 1 ANO

OIFEODONTO 1 ANO
LOJAS TROPICAL - MANIA DE PREÇOS BAIXOS

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Governo promove Dia de Campo das URTs


O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), promoveu na semana passada, um ‘Dia De Campo’ das Unidades de Referência Tecnológicas (URTs), realizado nos municípios de Pedro do Rosário, Santa Helena e Bacuri. 

Em Pedro do Rosário, o Dia de Campo foi realizado na área do jovem agricultor familiar João Batista, que é um dos produtores contemplados com a implantação de uma unidade experimental onde foi feito o plantio consorciado das culturas temporárias do arroz, milho, mandioca e feijão-caupi, amparado na técnica de adubação verde, com o uso da Crotalariajuncea, leguminosa que fornece nitrogênio e protege o solo da radiação solar. O evento contou com a presença da comunidade e técnicos do escritório regional da Agerp Pinheiro. 

“Me vejo como um exemplo para a comunidade. Esse Dia de Campo está sendo muito bom para que outros agricultores do município conheçam novas técnicas de plantio que melhora a produção, ” contou o agricultor João. 

A 34km da sede de Santa Helena, no povoado São Francisco de Assis, o agricultor familiar, Amarildo Braga, foi escolhido para a instalação de uma URT e realização do Dia de Campo. 

Para Amarildo, ser visto como modelo para outras famílias rurais já é um avanço. “Antes trabalhava de forma bem inadequada, na ‘roça de toco’, nem sabia o que era cultivo sustentável, causava danos ao solo e não tinha a produção esperada. Com as práticas aprendidas, consegui melhorias não só para mim, mas para toda a população vizinha que pode fazer igual”, disse o produtor, selecionado como multiplicador de tecnologia pela Agerp. 

O presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, ressaltou a importância de promover o Dia de Campo nos municípios. “A Agerp está cumprindo o seu papel de aliar assistência técnica e levar ao agricultor familiar novas alternativas de cultivo com base sustentáveis que beneficiam produtores e o meio ambiente, então, o Dia de Campo é essencial para disseminar conhecimento e fortalecer a produção do pequeno agricultor,” pontuou o presidente do órgão, Júlio César Mendonça. 

Conforme o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Agerp, José Malheiros, o Dia de Campo serviu para demonstrar que as unidades de referência apresentam tecnologias que o agricultor pode utilizar no dia a dia, como adubação verde, inoculação de sementes e rotação de culturas e cobertura morta. 

“Essas simples tecnologias beneficiam os agricultores que passam a possuir uma área que não precisa usar fogo, e nem vão precisar escolher uma outra área para plantio, pois fazendo a rotação de cultura permite o agricultor manter o plantio numa mesma área e favorecer a fixação melhor dos nutrientes no solo”, enfatizou o diretor de Pesquisa, José Malheiros. 

De acordo com o coordenador de Pesquisa Agropecuária da Agerp, Ronald Lazo, responsável pelo plantio e orientador do Dia de Campo, a Agerp vem dando continuidade a um trabalho diferenciado, levando inovação para o campo. “Instalamos um sistema de cinco culturas consorciadas, com a introdução de tecnologias que podem permitir incrementos no produção, como a adubação verde, por meio da cobertura e devolução dos nutrientes do solo, feitas pela Crotalaria Juncea; inoculação do feijão caupi, com a bactéria de rizóbio, promovendo a fixação biológica de nitrogênio (FBN), evitando o uso de fertilizantes nitrogenado e melhorando a qualidade do solo, que será utilizado por diversos ciclos.”, explicou o coordenador. 

Alexandre Frazão, gestor da regional Pinheiro, que assiste os agricultores familiares dos município de Santa Helena, Pedro do Rosário e Bacuri, diz que “o modelo de cultura básica estudado no dia de campo, promove a elevação da produtividade e preserva o meio ambiente, quase sem custo ao produtor”.

Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp)  Assessoria de Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pages