TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Novembro Azul em Coroatá, Caxias e Pedreiras

A campanha Novembro Azul intensifica os cuidados com a saúde do homem nas unidades de saúde do interior do estado com atividades de caráter preventivo e educativo. Os hospitais regionais de Caxias, Pedreiras e Coroatá disponibilizam aos pacientes durante toda esta semana palestras, consultas urológicas, mutirão de cirurgias e exames de PSA. Estas ações possuem o objetivo de orientar a população masculina sobre os riscos do câncer de próstata e pênis, a importância de realizar exames preventivos (sangue com PSA e toque) em homens a partir dos 50 anos e também acerca dos cuidados com a alimentação e hábitos de vida.

R
Hospital Regional de Caxias
No município de Caxias, até a sexta-feira (25), durante todas as manhãs as palestras serão ministradas no hall de entrada do Hospital Macrorregional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão. Neste sábado (26) e domingo (27), ocorrerá o mutirão urológico com setenta consultas e vinte cirurgias de próstata.  Nas consultas, serão feitos exames de toque e encaminhamentos para realização de exames específicos de sangue, como o PSA.

Para o diretor geral do hospital, Jefferson Coutinho, o objetivo da campanha Novembro Azul é reforçar a necessidade do diagnóstico precoce e reduzir a incidência da doença no município. “A realização do evento Novembro Azul, acompanhado do mutirão, é de fundamental importância para região de Caxias, pois sabemos da alta incidência de câncer de próstata no Brasil. Esta semana, ocorrerão palestras educativas, consultas, cirurgias e exames com ênfase na prevenção, resolução e diagnóstico precoce do câncer de próstata”, afirmou o diretor.

No último sábado (19), o Hospital Macrorregional de Coroatá consultou 100 homens a partir dos 45 anos e realizou oitenta exames de toque. Na última quinta-feira (17), a comunidade do bairro Areal acompanhou as orientações dos profissionais de enfermagem sobre cuidados e prevenção do câncer de próstata. Para encerrar a programação do Novembro Azul, na próxima sexta-feira (25), vai haver uma pedalada pelas principais ruas e avenidas da cidade como forma de conscientizar a população sobre a importância da atividade física na prevenção de diversas doenças.

O diretor geral do Hospital Macrorregional de Coroatá, Francisco Bezerra, ressaltou a importância de o homem procurar o especialista quando atingir esta faixa etária. “Como inicialmente não há sintomas, é sugerido que todos os homens a partir dos 45 anos sejam avaliados, anualmente, por meio do toque retal e de dosagens sanguíneas de PSA, para o diagnóstico da doença. É um câncer silencioso que precisa ser prevenido o quanto antes”.

No município de Pedreiras, funcionários da regional de saúde organizaram uma caminhada com distribuição de material informativo sobre o câncer de próstata. O cortejo percorreu dois bairros Tiro de Guerra 008 e Pedra Grande. Após a caminhada, dois urologistas proferiram palestras na entrada da unidade de Saúde Pedreiras sobre a doença.

Sobre o Câncer de próstata

O câncer de próstata acomete uma glândula do sistema reprodutor masculino, produzindo e armazenando uma parte do fluído seminal. Fora a idade avançada e o histórico familiar, o sedentarismo, excesso de peso, hábitos alimentares incorretos e aspectos hormonais e ambientais podem aumentar os riscos do surgimento da doença. Em estágio avançado, o câncer de próstata causa dificuldade para urinar, sensação de “bexiga cheia” e presença de sangue na urina.

Por Vanessa Moreira/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário