TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

“Flávio Dino tem investido maciçamente em água e saneamento”, diz a deputada Valéria Macedo


Na tarde da última quarta-feira (13/12), a deputada estadual Valéria Macedo (PDT), acompanhada do seu marido, o advogado Marco Aurélio Gonzaga, do vereador de Dom Pedro, Fábio Amâncio (PCdoB) e do assessor Jakson Marinho, teve audiência com o diretor-presidente da Caema, Carlos Rogério, para tratar de projetos de fornecimento de água e saneamento nos municípios de Imperatriz e Dom Pedro. A deputada fez rápida exposição dos seus pleitos já apresentados a companhia e ao próprio governo, antes e durante a gestão do novo presidente.

Em agosto deste ano, por exemplo, a deputada Valéria Macedo fez indicação formal ao governador Flávio Dino e ao presidente da Caema, Carlos Rogério, pedindo investimentos orçamentários e financeiros na captação e distribuição de água para o município de Imperatriz, especialmente para a compra de novas bombas de captação, pois o principal problema está na captação.  

Para Valéria “o combate às desigualdades sociais no Maranhão depende de boas políticas sociais de educação, saúde, segurança e trabalho, mas dependem igualmente de garantir água potável e o tratamento de esgotos”, afirmando que “o Governador Flávio Dino tem investido maciçamente em água, coleta e tratamento de esgoto e da proteção ambiental no Maranhão. Investir em água e em coleta e tratamento de esgoto é também investir em saúde preventiva. Com isso evita-se a proliferação das doenças de veiculação hídrica como, por exemplo, diarreia, dengue e leptospirose”.
Na audiência, o presidente Carlos Rogério informou a deputada Valéria que, além da Caema fazer reparos em equipamentos de captação de água já existentes no sistema de Imperatriz, a companhia está licitando novas bombas para resolver de uma vez por todas o abastecimento de água no município, além de outros investimentos em curso.

 “Deputada Valéria fique tranquila que estamos fazendo todos os esforços para que a população de Imperatriz tenha o abastecimento  de água assegurado”, disse o diretor-presidente da Caema, Carlos Rogério. 

Já em relação a Dom Pedro, e, ainda na gestão do ex-presidente da Caema, Dr. David Telles, a deputada Valéria Macedo, acolhendo pleitos do vereador Fábio Amâncio, da própria população e de outras lideranças locais, vem pleiteando investimentos na melhoria do fornecimento de água em Dom Pedro, inclusive com a perfuração de quatro novos poços na cidade e dois na zona rural.

Para a deputada, a recuperação dos reservatórios existentes é medida essencial, tanto o do retorno da BR -135, como o da  Rua Bela Vista, porque sem reservatórios as bombas de captação funcionam 24 horas, o que produz grande desgaste nos equipamentos e dificulta a manutenção.

A ampliação e a substituição parcial da rede danificada para acabar com o desperdício de água, especialmente nas ruas Engenheiro Rui Mesquita, nos bairros Cândido Hermes, Alto do Pacote, Vila Ribamar, Rua Juscelino Kubitscheck, são outras necessidades que não podem mais esperar.

O vereador Fábio Amâncio, por sua vez, ressaltou que vem lutando pela substituição de bombas e pela recuperação dos poços P-10 da Rua Santa Teresinha, P-16 do retorno da BR – 135, próximo ao reservatório principal da cidade, P-18 da Vila Cordeiro. 

A deputada Valéria Macedo disse que, “com o objetivo de investir na área de abastecimento de água, destinei duas emendas parlamentares minhas para a SEDES para construção de dois sistemas simplificados na zona rural de Dom Pedro. Um no povoado Centro dos Pretinhos, já concluído e entregue a população, e outro no Centro dos Tonicos, praticamente concluído, e que falta apenas levar a rede paras três casas, e que em breve vamos inaugurar e entregar a população”.

Na audiência, o presidente Carlos Rogério reafirmou que os investimentos da Caema e do Governo Flávio Dino anunciados serão mantidos, acrescentando, ainda, que parte das obras civis se encontram em plena execução, dentre as quais destacou: a substituição e ampliação da rede das ruas Rua Engenheiro Rui Mesquita, Rua Juscelino Kubistchek, nos bairros Candido Hermes, Vila Clodomir, Vila Ribamar e Alto do Pacote; a recuperação dos reservatórios, dentre outras.

O presidente disse, ainda, que “os quatro poços destinados para o Município de Dom Pedro serão executados”, ressaltando que “dois deles já foram até licitados, que são os poços do Alto do Pacote a ser perfurado em imóvel da própria companhia; e o do bairro Cândido Hermes, em imóvel doado pelo empresário e ex-vice-prefeito Cloves Bezerra, sendo que os outros dois poços ainda estão em fase de licitação”.

Durante a audiência o Presidente parabenizou a deputada Valéria Macedo pela luta por água e saneamento, ressaltando que o “Governador Flávio Dino tem investido nestas duas áreas em todo o Maranhão, lembrando que neste momento há execução de projeto de esgotamento no bairro Quintas do Calhau, aqui em São Luís e noutros bairros. E de pronto se comprometeu em iniciar a execução dos dois poços já licitados.

“O Presidente foi muito receptivo, e que é pessoa sensata, experiente e com grande sensibilidade profissional, e conhece bem a estrutura da CAEMA. Saio daqui mais uma vez otimista e certa de que os investimentos em captação e distribuição de água e nos municípios de Imperatriz e Dom Pedro se tornarão em breve realidade, e a prova disso é que parte destes investimentos estão em plena execução”, concluiu Valéria Macedo. 

O vereador de Dom Pedro Fábio Amâncio (PCdoB) iniciou dizendo: “parabenizo Vossa Excelência Dr. Carlos Rogério, pelo grande trabalho que vem fazendo em pouco tempo na Caema”, acrescentando que “em Dom Pedro, Presidente, eu, sou testemunha dos investimentos que o nosso Governador Flávio Dino e a Caema têm feito, claro que eu e deputada Valéria e eu temos pedido muito por isso. Também saio daqui otimista e espero que em breve tempo possamos nos livrar da falta de água na cidade e na zona rural”, concluiu.

Fonte:  http://www.al.ma.leg.br/noticias/34934#.WjUmkU4VXNY.whatsapp

Nenhum comentário:

Postar um comentário