TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

SÃO LUÍS - Passeio ciclístico contra a corrupção é realizado na Litorânea

Dezenas de ciclistas participaram na manhã do último sábado, 8 (Dia Internacional de Combate à Corrupção), do Passeio Ciclístico contra a Corrupção, promovido pela Rede de Controle da Gestão Pública, na Avenida Litorânea, em São Luís. Além de ciclistas profissionais e apreciadores da modalidade esportiva, autoridades e servidores das instituições que compõem a rede participaram do evento, incluindo membros e servidores do Ministério Público do Maranhão.

O local da largada foi a praça do Pescador. Os participantes percorreram mais de 10 quilômetros da orla da capital maranhense, encerrando o passeio no mesmo ponto da partida.

O objetivo da mobilização foi chamar a atenção para a temática, estimulando o combate à corrupção, por meio de uma atividade física. A organização do passeio ficou a cargo da empresa Eu Corro Eventos Esportivos.

Da administração superior do MPMA estiveram presentes o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho; o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Marco Antonio Santos Amorim; e o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Raimundo Nonato Leite.

Na ocasião, o chefe do Ministério Público do Maranhão ressaltou que o Brasil vive uma crise ética e moral sem precedentes, motivando, além do combate na esfera do sistema de justiça, manifestações e atividades de conscientização como o passeio ciclístico. “Estamos aqui reunidos para refletirmos sobre este grande mal. Todos os anos são desviados, pelo menos, 2% do PIB brasileiro, comprometendo serviços básicos da educação e da saúde. O problema da corrupção é endêmico, é uma doença. O Brasil está na UTI”, alertou Luiz Gonzaga Coelho.


Também compareceram representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria Geral da União (CGU), entre outras instituições e entidades que compõem a Rede.

No ato da inscrição, cada participante doou 2 kg de alimentos não perecíveis. Os produtos alimentícios serão doados para uma instituição de caridade.
Integrada por 28 instituições, incluindo o Ministério Público do Maranhão, a Rede de Controle da Gestão Pública tem o objetivo de aprimorar a efetividade da função de controle do Estado sobre a gestão pública. Todos os anos a Rede promove uma atividade alusiva ao Dia Internacional de Combate à Corrupção.

CONSCIENTIZAÇÃO

Para o advogado e bancário Renato Luís, que participou do passeio, é sempre necessário atividades com o propósito de estimular o combate à corrupção. “Qualquer movimento social que desperte este sentimento anticorrupção é válido”, frisou.

Opinião semelhante teve o Policial Civil, Fernando Teles, que além de aproveitar o feriado e o clima da orla de São Luís, veio se solidarizar com a causa da atividade. “O passeio é muito importante e para fomentar e prestar apoio a este trabalho desenvolvido pelo Ministério Público e pelas Polícias, com foco no combate à corrupção”, disse.


A enfermeira Silvia de Fátima enfatizou que a população tem que estar se manifestando permanentemente contra os desvios de recursos públicos. “Acho a ideia deste passeio maravilhosa. Adoro pedalar, mas a minha participação é também uma forma de protesto”, ressaltou”.

Coordenadora do Eu Corro Eventos Esportivos, Lícia Medine destacou que a ação estimula as pessoas que praticam uma vida saudável a compartilhar do sentimento anticorrupção. “Temos que combater este mal, que traz muitos problemas para o Brasil”, completou.
 
Redação: Eduardo Júlio (CCOM-MPMA)
Fotos: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)
--
Coordenadoria de Comunicação - MPMA
Av. Prof. Carlos Cunha, nº 3261, Calhau
São Luis - Maranhão   CEP: 65076-820
(98) 3219.1737 / 1671 / 1653

Nenhum comentário:

Postar um comentário