TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Hospital Regional de Timbiras realiza com sucesso cirurgia de Ponte Arterial

Equipe HRT

O hospital Regional de Timbiras (HRT) recebeu no inicio do mês de outubro uma paciente com doença arterial periférica (DAP)​ que prejudica a circulação do sangue nas pernas e provoca, entre outras coisas, ​dor na hora de caminhar​. Na maioria das vezes, a obstrução ocorre quando há acúmulo de placas de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos, além de excesso de inflamação no local. Com isso, a passagem do sangue se estreita até chegar a estágios mais graves com obstrução total. Em última instância, ​o bloqueio pode levar até as amputações​.

Após ser atendida no serviço de cirurgia especializada do HRT, a paciente M.R.E.S, de 70 anos, tabagista e hipertensa e constatar que a mesma apresentava-se com lesão crônica no pé esquerdo e dor intensa que já não melhorava nem com uso de morfina.

E após avaliação dos exames feita pelo Cirurgião Vascular, Dr. Laurino, foi observado que a paciente necessitava de cirurgia de revascularização do membro por ponte arterial com veia safena. Nessa cirurgia, utiliza-se toda a veia safena da perna a ser operada para substituir as artérias obstruídas. Popularmente conhecida como “ponte de safena”.

Segundo, Dr. Laurino, por ser uma cirurgia de grande porte e exigir equipe treinada para tal procedimento, essa paciente normalmente seria transferida para São Luís e enfrentaria um longo tempo de espera. Caso não fosse realizada a cirurgia, restaria apenas a opção de amputação do membro. “Estamos muito orgulhosos e agradecidos a Deus por nos possibilitar fazer uma cirurgia desse porte aqui no hospital Regional de Timbiras, e melhor ainda é poder dizer que foi realizada com sucesso e a paciente já se encontra em sua casa com ótima recuperação”, afirmou o médico.

Segundo o diretor do HRT, Sansão Pinheiro, é importante ressaltar o apoio dado ao hospital pelo governador Flavio Dino por meio do secretario de estado da Saúde Carlos Lula, que vem apoiando e acreditando na capacidade administrativa dos três diretores e na competência das equipes médicos e demais profissionais de saúde. “Posso dizer que foi mais uma grande realização do nosso hospital em prol da saúde dos maranhenses e uma conquista baseada em esforço e entrega da minha pessoa, do Dr. Marcio, Dr. Bel, equipes médicas talentosas e demais profissionais de saúde que adoram o que fazem”, é uma vitória de todos nós disse o diretor.

Sansão Pinheiro - Diretor HRT
Fonte: Secom HRT - Via |Blog do Romenigue

Nenhum comentário:

Postar um comentário