TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

segunda-feira, 10 de março de 2014

Fantástico mostra situação precária de escolas públicas na zona rural de Codó

Depois de ter sido mostrado no ano passado a situação em que são transportados estudantes, em carros pau de arara, pelo zona rural de Codó, agora em 2014, a TV Globo vem ao Maranhão e tem mais uma vez o município como pauta de suas reportagens especiais, aquelas que mostram, exatamente, como vivem os brasileiros que são excluídos pelos governantes do direito ao acesso a serviços públicos.
Escola da zona rural de Codó,mostrada no Fantástico.
Na noite deste domingo (09) o Programa Fantástico, o dominical mais visto no país, retratou as condições de ensino a que estão submetidos os alunos brasileiros. Baseado em dados de pesquisa realizada  pelo Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa), a Rede Globo enviou seus repórteres a cidade onde os níveis de ensino figuram como os mais baixos do Brasil. Maranhão, Alagoas e Pernambuco foram os estados em que todos ficaram sabendo como é difícil ter acesso a educação, sobretudo na zona rural, como foi o caso de Codó apresentado na reportagem.
Pode ter sido surpresa e deve ter causado espanto para quem vive no restante do país, mas para os codoenses não passou de uma amostragem que a população já tem conhecimento. Afinal, quem, em Codó, não sabe que no interior do município os alunos sofrem sem escola, sem carteira, sem professor, sem merenda muitas outras deficiências que lhes são de direito, mas nunca chegam a eles [alunos] que realmente precisam? Todos sabem disso e ninguém faz nada para mudar essa triste e vergonhosa situação. Nossos estudantes vivem assim e deles pouco pode ser cobrado, já que de quem deveria partir a cobrança ninguém se manifesta.
Pelo menos três comunidade foram mostradas pelo Fantástico e a situação é parecida muitas outras espalhadas pelo interior de Codó onde não há fiscalização e o governo finge que essa parte da população não existe. O prefeito Zito Rolim é o culpado? É. Mas essa conta ele não contraiu sozinho, apenas se mantém inerte a uma herança que ele recebeu quando assumiu o comando do município há cinco anos.
O que a TV Globo mostrou é o retrato do descaso das autoridades que por este município passaram e das que aí estão que nada mais nada menos, estão dando continuidade ao desserviço para com a comunidade estudantil que carece da educação oferecida pela prefeitura e que o Governo Federal destina muitos recursos para que sejam investido na melhoria e boa qualidade de escolas dentre outros benefícios que são dever do município executar e fazer bem.
A escola municipal que se chama Divina Providência, na verdade, espera providências há muito tempo. O Fantástico quis saber:
Fantástico: Há quanto tempo essa escola está assim? Do jeito que está assim hoje.
Deusdet Oliveira Matos (comerciante): Está com mais de 15 anos.
O Deusdet é um comerciante que construiu a escola há 50 anos e, do jeito que pode, continua tomando conta dela.
Deusdet Oliveira Matos: Quando está gotejando, eu vou, tiro a goteira. Agora, esse ano eu ia fazer essa parede de tijolo, mas ainda não fiz.
Fantástico: O que leva o senhor a cuidar dessa escola?
Deusdet Oliveira Matos: O espírito de humanidade, para poder auxiliar os filhos dos moradores a não se criarem analfabeto.
A Prefeitura de Codó, disse em nota ao Fantástico, que vem melhorando a infraestrutura das escolas rurais. Afirma que, nos últimos cinco anos, foram construídas e equipadas 150 novas salas de aula. E que está prevista a construção de mais 28 escolas nos próximos 2 anos.
O certo é que uma nova eleição está vindo aí e o codoense precisa acordar e entender que não pode viver pra sempre figurando em páginas negativas e toda vez que surge em rede nacional para envergonhar quem ainda consegue ter o mínimo de senso. Não dá para trocar voto por moeda nem por promessa. Vota-se em quem mostra ações… Na hora que um político bater na sua porta atrás de voto, cobre dele uma prestação de contas dando notícia do que ele fez e diga porque merece seu voto.
Materia Publicada: no Correio Codoense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário