TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 25 de março de 2014

NO BURACO: Timbirenses vivem em cidade sem sequer 1 metro de rede de esgoto sanitário

Fossa de palha em quintal do bairro São Sebastião/Timbiras
De acordo com o IBGE, só 6,5% das cidades maranhenses possuem rede de esgoto sanitário para a maioria de seus moradores. Algumas são como Codó onde o alcance  não chega à 13% da população urbana e a maior parte é como Timbiras.
 A realidade de Timbiras é crítica em relação à esgotamento sanitário. De acordo com informações colhidas por nossa equipe no escritório local da CAEMA  não existe sequer  1 metro de rede de esgoto disponível à população. Por conta disso, cada cidadão se vira como pode.
NO BURACO
Fossas de palha (buraco no chão, paredes de palha de babaçu) estão por toda a cidade, sobretudo na periferia. A medida  em  que a condição financeira vai mudando vão surgindo melhorias como a que encontramos no quintal de seu Francisco  da Silva Bento,  no bairro Anjo da Guarda.
Nos mostrou onde fica a caixa coletora do esgoto  da casa e o banheiro já construído, mas  sem vaso sanitário. Só a boca de um cano fica disponível no local.
 “LOTOU, E AÍ? A obrigação é fazer outro buraco, cavar outro buraco…SE TIVESSE ESGOTO? A situação era outra, mas não tem…QUANTO TEMPO O SENHOR MORAR AQUI? Aqui eu moro aqui de 2005”, respondeu
CRIANÇAS SOFREM
Dados do sistema de saúde brasileiro mostram que cerca de 65% das internações hospitalares de crianças menores de 10 anos estão relacionadas à falta de saneamento básico.
Em Timbiras a família inteira de Divina e Ribamar está exposta aos riscos. Um caminho é percorrido por eles todos os dias porque  ainda não tiveram condições de construir nem uma fossa séptica, embora já haja um certo esforço.
 “É no mato…E AS CRIANÇAS? As crianças quando elas falam, ela vai, a gente leva, quando não elas faz na fralda mesmo…DEPOIS JOGA ONDE? Joga no mato…AGORA A FAMÍLIA TÁ PLANEJANDO DÁ UMA MELHORADA AQUI, QUE VÃO FAZER? A gente vai fazer uma privada, é o jeito”, respondeu a jovem dona de casa
Não há projetos de abertura de rede de esgoto para a cidade de Timbiras, nem na CAEMA, nem na Prefeitura.
FONTE: Blog do Acélio

Nenhum comentário:

Postar um comentário