TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sexta-feira, 28 de março de 2014

Morre aos 80 anos o empresário e ex-prefeito de Codó Reinaldo Zaidan

Morreu hoje (28 de março), por volta das 11h da manhã, no HTI, do Marquês, em Teresina, capital do Piauí, o empresário e ex-prefeito de Codó, Reinaldo Zaidan, que completaria 81 anos em setembro deste ano. Ele estava internado numa UTI desde o dia 13 de março quando seu problema renal crônico agravou-se.            
Reinaldo Zaidan
 O corpo chega à Codó por volta das 17h e será velado, segundo informações preliminares, na Igreja Matriz, bairro São Benedito.
Abaixo informações sobre vida e obra de Reinaldo Zaidan escritas pelo professor Carlos Gomes:
Nascido a 19 de setembro de 1933, na cidade de Codó, filho de Miguel Zaidan e Rosalina Araújo Zaidan (falecidos). Casado com dona Maria Mohana Zaidan.
Cursou o primário no grupo escolar Colares Moreira em Codó, o ginasial no Colégio Maristas em São Luís e o científico no Colégio Antônio Vieira, escola pertencente aos Padres Jesuítas, em Salvador. Aprovado em vestibular, não prosseguiu seus estudos, devido o falecimento do seu pai, regressou a Codó, a fim de auxiliar a sua mãe, nos negócios deixados pelo seu genitor. Em junho de 1950, com sua mães dona Rosalina, assumiu a direção da Casa Popular, importante estabelecimento comercial na cidade, como também, de outros bens da família.
Com o desenvolvimento de suas atividades comerciais, foi se integrando nos diversos segmentos da sociedade codoense, participando de entidades existentes e das que foram surgindo.
Fundou com um grupo de companheiros, as seguintes entidades: Centro Operário Codoense (agosto/53), Clube Recreativo e Cultural Guarapary, Clube Esportivo Nacional, Rotary Clube de Codó (outubro/59), Lions Clube de Codó (outubro/79), Associação dos Produtores de Leite de Codó (APLEC), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
Exerceu o cargo de dirigente em várias instituições: – presidente: Clube Recreativo e Cultural Guarapary, Sociedade São Vicente de Paula (Matriz Santa Rita e Santa Filomena), Rotary Clube de Codó, Lions Clube de Codó, Associação dos Criadores do Vale do Itapicuru; vice-presidente da Associação Comercial de Codó; tesoureiro da CNEC e do Lions Clube de Codó; secretário do Rotary Clube de Codó; vice-governador do Distrito Leonístico (L-26).
Ingressou na política, elegendo-se vereador por dois mandatos: 1958-1962 e 1962-1966. No seu segundo mandato, teve como companheiros de Câmara: Antônio Joaquim Araújo, Jamil Murad, Dr. José Anselmo, Biló Murad, José de Alencar Brandão, Leomagon Alencar, Alaí Machado, Florência Teixeira, Raimundo Guilhon do Amaral, e José Medeiros da Silva. Foi vice-prefeito do seu companheiro de chapa, Dr. José Anselmo, que renunciando ao cargo, em maio de 1981, para candidatar-se a Deputado Estadual, assumiu o cargo de Prefeito, até o fim do mandato, em 31 de dezembro de 1982, realizando uma grande administração.
Anotamos alguns de seus feitos – construções: Sociedade Pestalozzi de Codó, Tiro de Guerra, Associação Comercial de Codó, Associação dos Cegos, Associação dos Carroceiros e Clube de Mães do Bairro São Benedito; Mercados: do Bairro Codó Novo, da Praça Almirante Tamandaré e da Av. 1º de Maio, Bairro São Francisco: Escolas: Robson França, Quitéria Prado Pontes e Filomena Catarina Moreira ( Povoado Santo Antônio dos Nunes); Praças: Carmita Lago, Fausto dos Santos, da Bíblia, da Liberdade ( antiga Praça do Cinema), Casé  Almeida e o calçadão da Praça Ferreira Bayma, com um monumento alusivo à Fundação do Município de Codó.
Reinaldo Zaidan é um cidadão simples, honesto e querido por toda comunidade codoense, características que lhe são peculiares, e o faz diferente junto à sociedade codoense.

Texto    Prof. Carlos Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário