TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

segunda-feira, 9 de março de 2015

No dia da Mulher, Dr. Bel fez palestra educativa na AMBASS!

Palestra na AMBASS com Dr.Bel/Foto de Lys Cristina
O dia 08 de março foi mesmo comemorado de forma preventiva às mulheres Timbirenses, o médico Dr. Bel esteve na manha de ontem 08/03 realizando uma grande palestra educativa do cancer do colo do utero.

Um evento de grande valor e importância na prevenção, pois muitas mulheres aproveitaram a oportunidade e foram conferir de perto o recado passado pelo médico que um dos melhores da região.

"Dona Antonia gostou e disse que é importante essas palestras, pois as vezes não temos se quer um tempinho para ir ao médico fazer um check-up médico né, concluiu a aposentada".

"Já para a jovem Francisca, foi louvável e agora eu já sei como e quando me prevenir, pois é muito bom e não custa nada fazermos a prevenção, concluiu a jovem mãe de dois filhos". 

Dr. Bel após fazer a palestra educativa, falou por telefone com exclusividade a nossa reportagem, " Olha Silvio foi maravilhoso, muitas mulheres estiveram atentamente prestando atenção e deu para passar o recado sobre o melhor método que é prevenir, e irei fazer mais palestras em outros bairros e zona rural de nosso município, aproveito esse momento para parabenizar a todas as guerreiras em especial a minha querida mãe, por hoje e sempre nesta data que é comemorado o dia internacional da mulher, muito obrigado e sucesso a você pois seu blog tem mostrado de forma coerente e imparcial tudo que acontece em nosso município, concluiu Belzinho como é chamado por muitos".  "E sem perder tempo perguntamos como está ele sobre a política: BEL Nos respondeu que não esconde o sonho de governar sua terra natal e que o nome está lançado e que o nome vai sair do partido PMDB para 2016, isso é sem sombras de duvidas eu e Dr. Robson temos um grande vinculo e creio que 99% indicam que eu serei o pré candidato do grupo, enfatizou Bel".

O que é Câncer de colo do útero?

É um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor. O colo do útero é a parte do útero localizada no final da vagina. Por localizar-se entre os órgãos externos e internos, fica mais exposto ao risco de contrais doenças.

Getty Images
Câncer no colo do útero

Causas 

 Click no link abaixo para ver o vídeo de prevenção

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/cancer-de-colo-do-utero

A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV - Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.
Aids e outras DSTs: o que você precisa saber sobre elas

Prevenção

Prevenção

A melhor maneira de se prevenir é fazendo o exame preventivo (Papanicolaou). As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do Papanicolaou. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%. Vacinar-se contra o HPV também é uma medida eficaz para a prevenção do câncer de colo uterino. As vacinas disponíveis são a bivalente e a quadrivalente.

O que é o exame preventivo?

É a coleta da secreção do colo do útero, utilizando espátula e escovinha. O material é colocado em uma lâmina de vidro para ser examinado posteriormente num microscópio. Todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade de 25 a 59 anos devem fazer o exame preventivo. As mulheres grávidas também podem fazer o preventivo.

Quais os cuidados para a realização do exame preventivo?

Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada). Em caso de sangramento fora do período menstrual, a mulher deve procurar o serviço de ginecologia.

O exame dói?

O exame é simples e rápido. Pode, no máximo, provocar um pequeno incômodo. No entanto, esse desconforto diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for feito com delicadeza e boa técnica.

O que fazer após o exame?

A mulher deve retornar ao local onde foi realizado o exame - ambulatório, posto de saúde ou centro de saúde mais próximo - na data marcada para saber do resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado.

E se o resultado der alguma alteração?

O médico deverá encaminhar a mulher para a realização de outro exame mais detalhado. Caso seja necessário, será feito um tratamento.

Com que freqüência deve ser feito o preventivo?

Caso o exame não tenha apresentado qualquer alteração, a mulher deve fazer o preventivo no ano seguinte. Se novamente não houver alteração, o exame poderá ser realizado de três em três anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário