TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

domingo, 6 de setembro de 2015

Prefeitura lança Fórum de Atendimento Socioeducativo


A Prefeitura de Timbiras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta sexta-feira (04/09), no prédio da Câmara de Vereadores, o lançamento do Fórum Municipal do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

O Fórum é um projeto de lei aprovado por resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). O SINASE prevê normas para padronizar os procedimentos jurídicos envolvendo menores de idade, que vão desde a apuração do ato infracional até a aplicação das medidas socioeducativas.

Participaram do evento secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias, profissionais da Saúde, da educação, da assistência social e Sociedade Civil. Na oportunidade, foi feito uma ampla apresentação do que é o SINASE, como funciona, e da importância de ser implantado no município.
Segundo a assistente social Maria José, o CREAS, quanto Unidade Pública da Secretaria Municipal de Assistência Social, toma conta da situação na qualidade de equipe referência no compromisso de efetivar a construção do Plano Municipal do SINASE.


"O nosso objetivo é mobilizar todos os representantes das políticas publicas setoriais, ong`s, associações, sindicatos, conselhos e a sociedade de em geral, para a construção do plano que é necessário no município. Pois sabemos que em Timbiras tem um quantitativo ´X` de menores respondendo ato infracional e eles precisam necessariamente serem acompanhados. E esse plano vai nos garantir esse suporte”.

A psicóloga do CREAS, Paloma Suassuna, disse que uma das maiores dificuldades das famílias é a falta de dinheiro o que possibilita a vulnerabilidade dos jovens. “Infelizmente a situação de grande maioria das famílias em cidades pequenas do nosso estado ainda é a necessidade financeira. Os jovens não têm muitas opções e acabam ficando vulneráveis ao acesso facilitado as drogas. E como não têm cursos ou capacitações apropriadas, acaba se envolvendo com grupos e promovendo ações inadequadas. Mas hoje demos um passo importante na construção do nosso Plano Municipal, que vai ser uma ferramenta importante em benéfico das crianças e jovens desse município”.

Fonte:Asscom/Prefeituta de Timbiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário