TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Som alto de veículos na madrugada, tem tirado o sono de toda vizinhança nas mediações da avenida Idelfonso Moreira!

Tolerância é a palavra que a maioria dos moradores que residem próximo a avenida Idelfonso Moreira, hoje chamada por avenida Brasil por alguns. É que muitos donos de carros com som automotivos não estão respeitando o horário da lei do silencio.

A expressão lei do silêncio faz referência a diversas leis federeais, estaduais ou municipais que estabelecem restrições objetivas para a geração de ruídos durante dia e noite, em especial no caso de bares e casas noturnas. Sons em volume elevado são danosos à saúde humana e de outros animais e a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que o início do estresse auditivo se dá sob exposições de 55 dB.

No Brasil, as diversas leis do silêncio partem da contravenção penal conhecida como perturbação do sossego, dos direitos de vizinhança presentes no Código Civil, das normas estabelecidas pela ABNT2 (Normas 10.151 e 10.152) e do Programa Nacional de Educação e Controle de Poluição Sonora Silêncio, estabelecendo restrições objetivas para a geração de ruídos durante dia e noite, em especial no caso de bares e casas noturnas. Em cidades atrasadas onde a legislação ainda não prevê limites e sanções, a solução para os problemas relacionados à poluição sonora ainda depende do registro de boletins de ocorrência e/ou da notificação do promotor de justiça.

Em Timbiras é o caso dos moradores da praça do Relógio e da avenida Idelfonso Moreira, que vão procurar o promotor de justiça, pois segundo os próprios moradores a cada dia que passa a coisa fica pior, por exemplo na manhã deste ultimo sábado 31, por volta das 04:00 horas da manhã assim que terminou uma festa com a banda SACODE em um clube próximo a avenida, alguns foliões foram com seus veículos e ligaram o som nas alturas incomodando o sossego de muitos que precisam dormir.

Foi o caso de um empresario que preferiu não ter seu nome revelado, "segundo ele que tem filhos pequenos é uma falta de vergonha e de respeito, pois não sou contra o som ficar ligado até as 22:00 horas, mais depois disso eles tem que ter limite e respeitar a lei do silencio, tem meus filhos, tem senhores idosos que residem aqui perto e precisamos descansar, e ai aqui já esta virando uma terra sem lei, aqui só falta mesmo acontecer um homicídio, longe aqui de minhas palavras que Deus o livre que aconteça, pois já teve garotas fazendo vídeos dançando e ficando quase peladas, já teve brigas, e por ultimo agora até um tiro foi disparado, correndo o risco de uma bala perdida atingir eu ou um de meus filhos,  vamos se reunir e fazer um baixo assinado para acabar com essa baderna, concluiu o morador bastante indignado".

Conversamos com o sargento Sebastião, que contou a nossa reportagem que tem um projeto que vai acabar de vez com qualquer tipo som em carros, carretinhas e outros sons automotivos, proibidos de tocar em bares e ruas e avenidas da cidade.

A avenida Idelfonso Moreira a popular avenida Brasil que fica localizada bem no centro de Timbiras, durante o dia é um grande centro comercial com grandes lojas de moveis e eletros, lojas de conveniências, farmácias, frigoríficos, lojas de roupas, lojas de peças e acessórios de motos e comércios, e durante à noite se torna ponto atrativo de diversão com bares, vendas de espetinhos e palco para disputa de som automotivo, alguns proprietários não respeitam nem ao menos a celebração da Santa Missa na igreja Matriz ( reveja aqui a matéria ) que foi publicada em 17 de julho de 2014 pelo nosso blog com o repórter Romenigue Colto.

Fica o apelo da população e com a palavra a promotoria de nosso município:

3 comentários:

  1. esse luis alfredo é um falso moralista,até um tempo atrás só vivia incomodando os outros em coroata até mesmo na querida avenida brasil!

    ResponderExcluir
  2. #isso é uma pouca vergonha e falta de respeito,cadê a Policia dessa cidade alguém tem que tomar alguma providência se não vira terra sem lei.# fiquei envergonhado com tanta bagunça quando estive aí nas minhas férias lamentável.

    ResponderExcluir
  3. #isso é uma pouca vergonha e falta de respeito,cadê a Policia dessa cidade alguém tem que tomar alguma providência se não vira terra sem lei.# fiquei envergonhado com tanta bagunça quando estive aí nas minhas férias lamentável.

    ResponderExcluir