TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UNIVERSIDADES NA AFRICA COM FINANCIAMENTO DO BRASIL

Um  recente estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Econômica Aplicadas (Ipea) comprovou que  apenas acesso à educação básica não é suficiente para reduzir a desigualdade  no Brasil. Fato este,  é comprovado claramente ao vermos que grande parte dos nossos alunos,  principalmente  das escolas publicas  , ao findarem o ensino médio caem na ociosidade , não avançando as universidades e muitas das vezes sem oportunidades no mercado de trabalho. 

Em rodas de conversas sobre o assunto é corriqueiro falar-se dos investimentos financeiros do Brasil na construção de universidades na África, tema que gera polêmica e controvérsias. Respeitando as opiniões contrarias resolvi expor meu ponto de vista tendo como inspiração o discurso feito pelo embaixador Guaicaípuro Cuatemoc, de descendência indígena, na conferência dos chefes de Estado da União Europeia, Mercosul Caribe, em maio de 2002 em Madri , no qual defendeu ironicamente o pagamento da dívida externa ao seu país, o México, contraída pela Comunidade Europeia   referente aos milhões de toneladas de ouro e prata extraídos no seu país para a construção da Europa.

Apesar dos tímidos avanços na educação básica e superior no Brasil é evidente que precisamos ir muito mais além , ampliarmos os  investimentos e melhorar o acesso e a qualidade. 

E sobre a construção de universidades na África?

Ao meu ver o Brasil está apenas pagando parte de uma divida histórica com o povo africano,  exploramos dessa gente  não ouro e  prata se suas pobres terras, mas algo muito mais valioso , suas vidas, aproveitando de sua fome e miséria. Com o suor e mãos escravas dos negros  africanos construímos  nosso país, e o que oferecemos em troca ? A morte  de dezenas de gerações  confinadas em senzalas abafadas expostas a maus-tratos até não mais resistirem a  fome e ao trabalho forçado . Foram 300 anos de muita injustiça. Ainda devemos muito a essa gente.

Em analogia ao que  disse o índio mexicano Guaicaípuro Cuatemoc aos europeus   sobre o peso do ouro e prata extraído seus terras pergunto , quanto pesaria isto em sangue e vidas? Neste contexto,  as polemicas  construções  de universidades na África seriam apenas pagamento de parte dos juros do nosso debito , e como não temos dinheiro para tal , teríamos que entregar o pais inteiro como pagamento de nossa divida histórica.

Prof. Walterli

Nenhum comentário:

Postar um comentário