Nesta quinta-feira (17) o governador Carlos Brandão reuniu com Odd Magne Ruud, embaixador da Noruega, com Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres no Brasil, secretários estaduais e integrantes da delegação da ONU Mulheres no Brasil.

“Momento importante onde debatemos parcerias voltadas para as políticas públicas das mulheres. Já existe essa relação entre o Governo do Maranhão, ONU e Noruega. Nós queremos fortalecer todos esses projetos já existentes”, garantiu o governador.

Desde 2020 o projeto ‘Direitos humanos de mulheres indígenas e quilombolas: uma questão de governança’ acontece em alguns municípios maranhenses em parceria com a ONU e a Embaixada da Noruega.

“ Hoje participamos da etapa de avaliação, com a vinda da equipe da ONU Mulheres e da Embaixada da Noruega, momento em que discutimos e apresentamos tudo que foi realizado, os resultados e desafios. Ficamos felizes por perceber que há desejo de que a Embaixada e a ONU continuem apoiando esse projeto que é voltado para mulheres quilombolas do município de Penalva e das indígenas de Grajaú” afirmou a secretária da Mulher, Célia Salazar.

Durante o encontro, o governador Carlos Brandão trouxe à tona a discussão sobre o clima. “Dialogamos juntos porque a Noruega é um dos grandes defensores da preservação ambiental. Pudemos colocar em pauta o FIDA, programa importante financiado pela Alemanha, que preserva as florestas e traz desenvolvimento sustentável”, garantiu o governador.

Para Brandão, sustentabilidade e desenvolvimento devem andar juntos. “Vamos continuar avançando, produzindo, gerando emprego, preservando a natureza e fortalecendo as comunidades originárias, os indígenas, os quilombolas. Essa foi uma reunião proveitosa e de grandes perspectivas para continuarmos avançando com essas parcerias”, finalizou o governador.